Comunicações Orais – AT 10
Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quarta-feira 31/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
Sexta-feira 02/08/2024 |
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14h00 – 15h00 | Jonathas IFPB AT10 – 232 |
Letícia UFPA AT10 – 234 |
Dimas R. SEDUC-SP AT10 – 235 |
Graciele UFSCar AT10 -236 |
Mateus UTFPR AT 10 – 237 |
Kátia NuDCEN/UFRJ, SME/RJ AT10 – 232 |
Cláudia UFMA AT10 – 234 |
Ana Célia UFPA AT10 – 235 |
Raphael UNIFESP AT10 -236 |
Carlos Alberto UFSJ AT 10 – 237 |
Atividades livres | Ruam UFPA AT10 – 232 |
Luciana IFPR AT10 – 234 |
Leonardo Colégio Dom Pedro II AT10 – 235 |
Oséas SEDUC – PA AT10 -236 |
Wanessa UFABC AT 10 – 237 |
Ruam UFPA AT10 – 232 |
Silmara EE David Campista/ EM Prof.Júlio Bonazzi AT10 – 234 |
João Flávio UFMA AT10 – 235 |
Eleazar UFRB AT10 -236 |
Anthony UFES AT 10 – 237 |
15h00 – 16h00 | Júlia UFPA AT10 – 232 |
Thiago UnB AT10 – 234 |
Antonio A. UFPA AT10 – 235 |
Luís FURG AT10 -236 |
Juliana Medeiros UFBA AT10 – 237 |
Edgard Faculdade Sesi – SP AT10 – 232 |
Osni Osni Rapelli Matemático AT10 – 234 |
Carlos Eduardo UFPA AT10 – 235 |
Saulo UFSC AT 10 – 237 |
Deyvison UFPA AT10 – 232 |
Ana Carolina PUCPR AT10 – 234 |
José Bruno UFPA AT10 – 235 |
Mariana UEMG AT10 – 232 |
Karolline UFAM AT10 – 235 |
Gabriel UFES AT10 -236 |
Dimas J. UFSCar AT 10 – 237 |
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16h00 – 16h30 | Intervalo | ||||||||||||||||||||
16h30-17h30 | Laíssa UFPA AT10 – 232 |
Jamile UFSCar AT10 – 234 |
Aliandro UFPA AT10 – 235 |
Antonio A. UFPA AT10 -236 |
Vitor CASNAV AT 10 – 237 |
Kayla UFPA AT10 – 232 |
Salvador UFSCar AT10 – 234 |
Islane UFPA AT10 – 235 |
Érik UFES AT10 -236 |
Marjenny UFPA T 10 – 237 |
José Marçal UNEB AT10 – 234 |
Hanna IFB AT10 – 235 |
Demétrius SEDUC-PA AT10 -236 |
Vinicius UFSCar AT 10 – 237 |
Comunicações Orais – Auditórios BCo
Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
Sexta-feira 02/08/2024 |
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14h00 – 15h00 | Abner UFSCar BCo – 01 |
Giuliano UNICAMP BCo 02 |
Bárbara de Brito PUC – SP BCo 03 |
Douglas IFSP – Hortolândia BCo 01 |
Adolfo UERJ BCo 02 |
Marina USP BCo 03 |
Luís Eduardo USP BCo 01 |
Ruidival UFSCar BCo 02 |
Débora de Melo UFRJB Co 03 |
Anna Alice UFPA BCo 01 |
Maitê UFSCar BCo 03 |
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15h00 – 16h00 | Ana Clara UFSCar BCo 01 |
José Genilson UFPB BCo 02 |
Carolina Almeida UNICAMP BCo 03 |
Flausino UFMA BCo 01 |
Demétrius SEDUC – PA BCo 02 |
Cintia USP BCo 03 |
Brenda Graff UNICAMP BCo 01 |
Leandro Nery UFSCar BCo 02 |
Erick Felipe UFPAB Co 03 |
UFMA BCo 01 |
Tiago Cardoso UFSC BCo 02 |
Brenda Vaz SESI São Paulo BCo 03 |
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16h00 – 16h30 | Intervalo | |||||||||||||||||||||||
16h30 – 17h30 | Demétrius SEDUC – PA BCo 01 |
Silmara EE David Campista EM Professor Júlio Bonazzi BCo 02 |
Carla SESI São Paulo BCo 03 |
Gladys UFRR BCo 02 |
Cláudia Trindade UFPA BCo 03 |
Néder UFSCar BCo 01 |
Daiana UFESB Co 02 |
João Pedro UNESP – Bauru BCo 03 |
Comunicações Orais – Auditórios DM
Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
Sexta-feira 02/08/2024 |
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14h00 – 15h00 | Henrique UNESP – Araraquara |
Paulo Ruffino UNICAMP |
Sabrina UFCAT |
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15h00 – 16h00 | Ludmila UFSCar |
Lúcio UNICAMP |
João dos Santos UFSCar |
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16h00 – 16h30 | Intervalo |
Programação diária
Segunda-feira – 29/07/2024
Horário/Local | Jonathas Jerônimo Barbosa Autores: Ester Gomes Figueirêdo, Pedro Igor Pequeno e Jonathas Jerônimo Barbosa Instituição: Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba |
14h00 – 15h00 AT10 – 232 | Título: Elementos do cálculo diferencial e o ensino básico: quais ferramentas devem ser enfatizadas para o êxito na transição para o ensino superior Resumo: Alguns dos desafios enfrentados em cursos de cálculo diferencial e integral (CDI) estão nas novas ferramentas que serão apresentadas ao aluno do ensino básico (limite, continuidade, derivada e integral) mas também na matemática utilizada para lidar com essas ferramentas. Com o intuito de aproximar as abordagens do ensino superior ao ensino básico o presente trabalho tem por objetivo enfatizar as ferramentas do ensino básico que são mais utilizadas no ensino de cálculo diferencial e integral que é disciplina obrigatória para cursos na área de exatas e alguns em áreas afins e historicamente apresenta números maiores do que a média no item retenção de alunos. Pretende-se compartilhar a experiência obtida dos resultados de minicursos oferecidos e de disciplinas ministradas com a metodologia de utilizar problemas e exercícios de livros de cálculo. |
Horário/Local | Dimas Francisco Rocha Autor: Dimas Francisco Rocha Instituição: Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
14h00 – 15h00 AT10 – 235 | Título: Uma aplicação da geometria analítica na construção de máscaras africanas: uma abordagem na sala de aula Resumo: Este trabalho apresenta as máscaras africanas construídas no Geogebra tendo como base de construção os conceitos estudados na Geometria Analítica. O objetivo consiste em relacionar conceitos matemáticos, mais especificamente as secções cônicas com o movimento artístico “Cubismo” por meio de uma abordagem histó-rica referente a cultura africana. Este texto pretende demonstrar como se deu o desenvolvimento dos educan-dos de uma turma de terceiro ano do Ensino Médio em uma atividade interdisciplinar que abrangeu as disci-plinas de Matemática, Arte e História com o apoio do Recurso Educacional GeoGebra, na Escola Estadual Agostinho Grigoleto, localizada no município de Brejo Alegre, durante o segundo semestre de 2019. Com a aplicação desta atividade os educandos construiram as máscaras africanas no Geogebra, enriqueceram seus conhecimentos a respeito da cultura africana e obteve-se um aprimoramento das propriedades relacionadas as cônicas durante a construção das máscaras. |
Horário/Local | Graciele Paraguaia Silveira Autores: Graciele Paraguaia Silveira e Raphael de O. Garcia Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 15h00 AT10 – 236 | Título: Interações entre espécies via equações diferenciais parciais: um modelo de Holling-Tanner Resumo: Neste trabalho, simulações de cenários de dinâmicas populacionais entre espécies, distribuídas espacialmente, foram implementadas via modelo de Equações Diferenciais Parciais do tipo Holling-Tanner e métodos numéricos. Os resultados evidenciaram que essa abordagem é adequada e pode auxiliar na compreensão do fenômeno, assim como na elaboração de estratégias para lidar com determinadas consequências advindas de fatores, como as mudanças climáticas. |
Horário/Local | Mateus Eduardo Salomão Autor: Mateus Eduardo Salomão Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
14h00 – 15h00 AT10 – 237 | Título: Álgebras com identidades polinomiais Resumo: Neste trabalho, será apresentada uma breve introdução à Teoria de PI-álgebras, isto é, o estudo de álgebras que satisfazem identidades polinomiais, um tema de pesquisa que vem sendo explorado significativamente na área de Álgebra. Serão abordados os conceitos e definições mais elementares, bem como alguns exemplos clássicos relacionados a esta teoria. |
Horário/Local | Abner Fernandes Souza da Silva Autores: Abner Fernandes Souza da Silva e Graciele P. Silveira Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 15h00 BCo – 01 | Título: Modelagem matemática e simulações computacionais para uma linha de produção Resumo: A tomada de decisões é um processo muito importante em diferentes setores da sociedade, inclusive no setor produtivo. O propósito deste trabalho foi estudar um modelo matemático constituído a partir da equação diferencial parcial da conservação de massa, e implementá-lo computacionalmente, a fim de compreender o comportamento de uma linha de produção ao longo do tempo e do espaço. Para isso, o Método de Diferenças Finitas foi utilizado e simulações de cenários foram realizadas visando a obtenção de soluções numéricas do modelo. Os resultados se mostraram adequados e coerentes para tomadas de decisões em ambientes produtivos. |
Horário/Local | Giuliano Zugliani Autores: Marcelo Firer, Adrês Oliveira, Denilsoon Monteacutti Filho e Giuliano Zugliani Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 15h00 BCo – 02 | Título: OMU – o fazer matemático em uma olimpíada Resumo: Esta apresentação visa reportar como a Olimpíada de Matemática da Unicamp vem desenvolvendo suas últimas edições, especialmente durante e no pós-pandemia. Em particular, acreditamos que a Olimpíada vem se tornando, pelo seu formato e pelas suas questões, um pouco mais próxima de como é a essência da pesquisa matemática. |
Horário/Local | Barbara Poliana Alves de Brito Autora: Barbara Poliana Alves de Brito Instituição: Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba |
14h00 – 15h00 BCo – 03 | Título: Matearte Resumo: O ensino de matemática aliado ao ensino de arte busca desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. No entanto, os educadores buscam alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo no mundo social. Sendo assim, os jogos, se previamente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento. A construção e utilização de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. A aprendizagem por meio de jogos permite que o aluno construa a aprendizagem como um processo interessante e divertido. Os jogos servem para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os assuntos já trabalhados. Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la. Essas construções de jogos não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação. Os jogos construídos pelos alunos devem ter regras e são classificados em três tipos: • Jogos estratégicos, onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico; • Jogos de treinamento, os quais são utilizados para fixar um conteúdo já apresentado; • Jogos geométricos, que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. A construção de um jogo exige uma árdua elaboração para que haja uma competição entre os jogadores e os adversários, pois todos almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites. Durante o desenvolvimento de um jogo, observar se o aluno se torna mais crítico e confiante, expressando o que pensa, elabora perguntas e tira conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor. No processo de apresentação dos jogos, o aluno é levado a fazer a verificação da solução, faz a revisão do que fez e estabelece regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada. |
Horário/Local | Júlia Barbosa Santa Brígida Autores: Maly dos Anjos Nunes; Júlia Barbosa Santa Brígida; Glenda de Fátima Amorim Quadros Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 AT10 – 232 | Título: A importância de relacionar o Cálculo Diferencial e Integral ao uso de jogos em práticas de laboratório de ensino Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem acerca do uso de jogos como instrumento facilitador no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Fez-se uma pesquisa que buscou analisar e avaliar a importância de se utilizar jogos no ensino superior. Este estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa com a teoria, uma motivação, com o jogo da memória, coleta de dados através dos mapas mentais e a participação ativa dos alunos confeccionando novos recursos. Concluímos que o trabalho é relevante tanto para docentes quanto para os discentes que estão envolvidos com laboratório de ensino, explorando práticas diferenciadas. |
Horário/Local | Thiago Henrique Campos Santos Autores: Thiago Henrique Campos Santos e Rogério César Santos Instituição: Universidade de Brasília |
15h00 – 16h00 AT10 – 234 | Título: Mágica das tampinhas: uma proposta de atividade lúdica para o ensino de sistemas lineares Resumo: Este trabalho propõe uma atividade lúdica de ensino de Matemática que visa o fortalecimento de conceitos como: divisibilidade, números inteiros e sistemas de equações, com foco no Ensino Médio. A atividade perpassa pela apresentação de uma mágica envolvendo quantidades de tampinhas que são distribuídas nas mãos, e operações são feitas para que o mágico possa adivinhar a quantidade de tampinhas em cada mão, a atividade sugere um cenário investigativo que intenciona a construção de aprendizagens significativas por meio da busca dos porquês do truque. |
Horário/Local | Antonio Adriano Neves Ataide Autores: Antonio Adriano Neves Ataide, Cláudia Mikaele Moreira Trindade e Roberta Modesto Braga Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 AT10 – 235 | Título: Plano cartesiano: história e aplicações (slides) Resumo: O texto explora a importância da História da Matemática no ensino do Plano Cartesiano, destacando que cada descoberta Matemática oferece oportunidades de crescimento e superação. O Plano Cartesiano, criado por René Descartes, é apresentado como um método revolucionário na época para localizar pontos no espaço, unindo álgebra e geometria. O artigo propõe atividades lúdicas, como jogos, para tornar o aprendizado do Plano Cartesiano envolvente e significativo. Essas atividades incluem “Vivo ou morto das coordenadas carte-sianas”, “Batalha Naval das Coordenadas Cartesianas” e “Caça ao Tesouro”, visando reforçar os conceitos teóricos enquanto incentivam habilidades de colaboração e resolução de problemas. A pesquisa destaca a escassez de informações sobre a origem do Plano Cartesiano na literatura, enfatizando a necessidade de abordagens que combinem compreensão histórica com prática e interatividade para inspirar os alunos e cul-tivar uma apreciação pela Matemática. |
Horário/Local | Luís Fernandes Saucedo Souza Autores: Luís Fernandes Saucedo Souza; Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez e Cristiana Andrade Poffal Instituição: Universidade Federal de Rio Grande |
15h00 – 16h00 AT10 – 236 | Título: Python e Sympy na resolução de equações diferenciais aplicadas a investimentos imobiliários Resumo: Este trabalho apresenta a solução de uma equação diferencial que modela um processo de investimentos imobiliários. A abordagem analítica foi comparada com um método discreto implementado no Pandas Data Frame. O modelo proposto considera a taxa de juros, o aluguel, a amortização e o valor do financiamento para determinar o montante acumulado ao longo do tempo. A equação diferencial resultante foi resolvida usando o método do fator integrante e a solução foi implementada computacionalmente utilizando a biblioteca Sympy do Python. A solução analítica mostrou-se muito próxima da discreta mesmo considerando um período relativamente grande de tempo. |
Horário/Local | Juliana Medeiros Barbosa Autoras: Juliana Medeiros Barbosa e Manuela da Silva Souza Instituição: Universidade Federal da Bahia |
15h00 – 16h00 AT10 – 237 | Título: Classificação das álgebras de Lie, Leibniz e Jordan de dimensão menor ou igual a 2 Resumo: As álgebras de Lie são essenciais em várias áreas da matemática e da física, permitindo, assim, várias generalizações ao longo dos anos. Dentre elas temos a chamada álgebra de Leibniz. A álgebra de Jordan, por sua vez, foi introduzida por Pascual Jordan como ferramenta para o estudo da mecânica quantica, e tem grande conexão com a classe das álgebras não associativas. Dentro desta teoria, é fundamental concentrarmos-nos na classificação destas classes de álgebra, a menos dos isomorfismos, para obtermos um conhecimento mais profundo sobre elas. No entanto, à medida que a dimensão da álgebra aumenta, o problema se torna muito mais complexo. Com isso, nesta apresentação será classificado, a menos de isomorfismos, as álgebras de Lie, Leibniz e Jordan de dimensão um e dois sobre um corpo qualquer, em particular, se tratando da álgebra de Jordan, sobre corpo de característica diferente de 2. |
Horário/Local | Ana Clara Boscolo Branquinho Autoras: Ana Clara Boscolo Branquinho e Graciele P. Silveira Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
15h00 – 16h00 BCo – 01 | Título: A Lógica Fuzzy aplicada ao poker Resumo: Este estudo explora as incertezas por trás do jogo de cartas poker, focando na modalidade Texas Hold’em e em dados fornecidos por aplicativos já utilizados por jogadores. Um Sistema Baseado em Regras Fuzzy foi elaborado com a intenção de avaliar comportamentos em ambientes de poker online, de modo a obter perfis de jogadores que podem, por exemplo, ter jogadas mais agressivas ou passivas e assim fornecer uma visão mais clara de quais ações tomar contra estes, durante um torneio. |
Horário/Local | José Genilson da Costa Autor: José Genilson da Costa Instituição: Universidade Estadual da Paraíba |
15h00 – 16h00 BCo – 02 | Título: O papel da olimpíada Mandacuru de matemática na promoção da cultura nordestina e da matemática Resumo: Este artigo apresenta a Olimpíada Mandacaru de Matemática, uma iniciativa que busca integrar a cultura nordestina com a Matemática. Inicia-se com uma breve contextualização sobre a importância das Olimpíadas de Matemática, explorando sua história e impacto na disseminação e popularização da disciplina. Em seguida, é abordada a história da Mandacaru, destacando sua abrangência e benefícios educacionais e culturais promovidos pela Olimpíada. A Olimpíada Mandacaru de Matemática é então apresentada, destacando sua missão de unir elementos culturais do Nordeste com desafios matemáticos, incentivando a participação de estudantes e promovendo o aprendizado da disciplina de forma lúdica e contextualizada. Como conclusão, os autores, com base em sua experiência na coordenação geral da Mandacaru, tecem considerações sobre o papel das Olimpíadas como instrumentos de divulgação e ensino da matemática, enfatizando sua importância na promoção da aprendizagem e popularização dessa ciência. |
Horário/Local | Caroline Almeida Souza Silva Autores: Caroline Almeida Souza Silva e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
15h00 – 16h00 BCo – 03 | Título: Conhecimento interpretativo: um conhecimento especializado essencial para uma prática especializante: um exemplo no tópico composição de transformações geométricas isométricas Resumo: Ao professor de matemática é requerido um conhecimento específico e especializado para realizar sua prática profissional de proporcionar aos alunos o entendimento da matemática. A interpretativa é uma dessas práticas, e envolve entender, interpretar e atribuir significado aos raciocínios e formas de Pensar dos alunos, o que requer um conhecimento especializado, denominado Conhecimento Interpretativo. Um tópico considerado difícil para os alunos é a composição de transformações geométricas isométricas e que, portanto, o professor tem de conhecer, inclusive, para interpretar produções que são incorretas ou não usuais e propor um feedback construtivo. É fundamental entender e desenvolver esse conhecimento especializado de interpretar, uma vez que ele não se desenvolve na prática de sala de aula. Nesta comunicação, discute-se as conceitualizações do Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge e do Conhecimento Interpretativo e as noções espaço solução e feedback, uma vez que se trata de um conhecimento especializado essencial para uma prática especializante, tomando como exemplo a composição de transformações geométricas isométricas. |
Horário/Local | Ludmila Vitória Ribeiro Rocumba Autoras: Ludmila V. Ribeiro Rocumba e Graciele P. Silveira Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
15h00 – 16h00 Audiatório DM | Título: Dispersão de poluentes em meios aquáticos: modelagem, aproximação e simulações Resumo: Dentre as várias aplicações da modelagem matemática, destaca-se seu uso para auxiliar em processos de tomadas de decisões relacionadas ao enfrentamento de problemas ambientais que, com o aumento da urbanização e industrialização,tornaram-se mais frequentes. Neste trabalho, a Equação Diferencial Parcial da Difusão-Advecção foi utilizada para estudar o comportamento de um poluente ao longo do tempo, em um meio aquático. Para tanto, empregou-se o método de diferenças finitas para a implementação computacional das soluções numéricas, via linguagem Python. Simulações de cenários foram executadas e os resultados evidenciaram que é possível observar o deslocamento, a movimentação e a dispersão do poluente, tornando viável a elaboração de estudos e estratégias para conter o avanço e realizar a limpeza do mesmo, contribuindo para a minimização de danos ambientais causados. |
Horário/Local | Laíssa Vitória Barbosa Silva Autores: Arlene Vieira Gusmão, Laíssa Vitória Barbosa Silva e Marly dos Anjos Nunes Instituição: Universidade Federal do Pará |
16h30 – 17h30 AT10 – 232 | Título: Quebra-cabeça do cálculo: um instrumento didático que relaciona o tangram a métodos de integração (slides) Resumo: O referido trabalho descreve uma prática vivenciada em um experimento em sala de aula da disciplina laboratório de ensino em cálculo II, com alunos da turma de matemática da Universidade Federal do Pará, no município de Bragança, além disso propõe aos professores de ensino superior um instrumento didático que envolve o lúdico do tangram a conteúdos relacionados ao cálculo diferencial e integral, em particular, os métodos de integração por substituição trigonométrica e frações parciais. As peças do quebra-cabeça são compostas por 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triangulo médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo, todos de cores distintas permitindo que o aluno relacione o conteúdo com a dinâmica, potencializando o ensino e aprendizagem. |
Horário/Local | Jamile Corrêa Fernandes Autores: Jamile Corrêa Fernandes e Roberta Braga Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
16h30 – 17h30 AT10 – 234 | Título: Explorando geometria no ar: uma abordagem divertida com pipas ao explorar formas e triângulos para o ensino da geometria no ensino fundamental Resumo: Este artigo descreve uma abordagem envolvente e prática para o ensino de conceitos geométricos de triângulos e outras formas, para alunos do ensino fundamental. Através da criação e decoração de pipas com formas geométricas, os alunos estimulamos a compreensão das características e propriedades das formas e triângulos, mas também como aplicá-las de maneira lúdica e interativa em uma atividade que, possivelmente, faz parte de sua vida cotidiana nas brincadeiras que permeiam sua infância, mostrando assim como a Matemática pode estar presente em vários momentos cotidianos. O projeto foi pensado e pré-elaborado no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática – LEMM, Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará – UFPA. |
Horário/Local | Antonio Adriano Neves Ataide Autores: Antonio Adriano Neves Ataide, Cláudia Mikaele Moreira Trindade e Roberta Modesto Braga Instituição: Universidade Federal do Pará |
16h30 – 17h30 AT10 – 236 | Título: Planificações geométricas no ensino da geometria plana e espacial (slides) Resumo: A Geometria, uma das bases da Matemática, desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento lógico e na compreensão das formas em nosso entorno, desde as pirâmides antigas até os arranha-céus contemporâneos. No ambiente educacional, o ensino da Geometria vai além da apresentação de figuras e fórmulas, visando ensinar os alunos como as ferramentas geométricas são necessárias para interpretar o mundo ao seu redor. As planificações dos sólidos geométricos surgem como uma técnica essencial, permitindo que os alunos visualizem e explorem estruturas complexas de maneira tangível e acessível. Estratégias pedagógicas como simulações e planificações tornam os conceitos geométricos envolventes e de fácil compreensão. Aulas expositivas detalhadas e dinâmicas facilitam a aprendizagem e entendimento das figuras planas e dos sólidos geométricos, enquanto simulados oferecem a oportuni-dade de aplicações práticas e avaliação dos conhecimentos adquiridos. |
Horário/Local | Vitor dos Santos Ponciano Autores: Vitor dos Santos Ponciano, Vilc Rufino e Augusto Parisot Instituição: Centro de Análise e Sistemas Navais – Marinha do Brasil. |
16h30 – 17h30 AT10 – 237 | Título: A matemática do algoritmo NTRU: um estudo de anéis polinomiais e aritmética modular Resumo: Com o avanço da computação quântica, muitos dos algoritmos criptográficos convencionais podem se tornar vulneráveis a ataques quânticos. O NTRU (Nth Degree Truncated Polynomial Ring Unit) é uma solução criptográfica que se baseia em problemas matemáticos envolvendo anéis polinomiais e aritmética modular para fornecer segurança contra ataques de computadores quânticos. |
Horário/Local | Demetrius Gonçalves de Araújo Autor: Demetrius Gonçalves de Araújo Instituição: Secretaria da Educação do Estado do Pará |
16h30 – 17h30 BCo – 01 | Título: Inteligência artificial no ensino de matemática: potencialidades, desafios e perspectivas Resumo: O artigo investiga o impacto da inteligência artificial (IA) no ensino de Matemática, visando uma educação matemática mais acessível e eficaz. A metodologia incluiu uma revisão bibliográfica abrangente, analisando estudos que exploram oportunidades, desafios e percepções práticas relacionadas à integração da IA na edu-cação matemática. Conclui-se que a IA tem o potencial de personalizar a instrução e enriquecer a experiência de aprendizado, porém é crucial abordar questões éticas e pedagógicas para garantir um uso alinhado com princípios educacionais sólidos. Em suma, a interseção entre IA e ensino de Matemática promete uma aborda-gem mais inclusiva e eficaz para a disciplina no futuro educacional. |
Horário/Local | Silmara Louise da Silva Autora: Silmara Louise da Silva Instituição: EE David Campista e EM Professor Júlio Bonazzi |
16h30 – 17h30 BCo – 02 | Título: Transformando desafios em oportunidades: etapas e lições das olimpíadas dos professores de matemática Resumo: O texto oferece uma narrativa sobre a experiência e reflexões da autora durante sua participação na Olimpíada dos Professores de Matemática do Ensino Médio. Além disso, são explorados os objetivos da competição, os critérios de participação, as etapas de seleção e o prêmio concedido aos vencedores. |
Horário/Local | Carla Fernanda da Silva Perez Autora: Carla Fernanda da Silva Perez Instituição: Faculdade Sesi – SP de Educação |
16h30 – 17h30 BCo – 03 | Título: Problemas recreativos na obra “O Homem que Calculava” (slides) Resumo: O presente artigo tem por objetivo geral apresentar como os graduandos do 1º semestre de Licenciatura em Matemática da Faculdade Sesi de Educação – SP demonstraram, utilizando recursos manipuláveis, representação teatral, recursos tecnológicos, entre outros, a Matemática Recreativa presente nos problemas propostos no livro “O Homem que Calculava”. Para tal, realizaram a leitura minuciosa da obra e visitaram a exposição intitulada “Virada Malba Tahan”, organizada pelo Centro de Aperfeiçoamento e Ensino da Matemática da Universidade de São Paulo (CAEM – USP). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa caracteriza-se, quanto a sua abordagem, como uma pesquisa qualitativa e quantos ao objetivo como exploratória, utilizando como aportes teóricos Bezerra (2022), Segantini e Siqueira Filho (2016), Lindolfo (2021), Gardner (1961) e Tahan (2008). Como resultados, destaca-se que a obra “O homem que calculava” apresenta potencial voltado para a Matemática Recreativa como uma opção lúdica para o ensino da Matemática e pode nortear o planejamento de situações de ensino-aprendizagem envolvendo o uso de jogos, resolução de problemas por investigação, o uso de tecnologias, a história da matemática e, principalmente, o incentivo à leitura e à escrita nas aulas de matemática, como foi demonstardo pelos graduandos. Ressalta-se, ainda, a contribuição para a formação integral dos estudantes, pois incentiva o rac |
Terça-feira – 30/07/2024
Horário/Local | Kátia Machinez da Cunha Autores: João Paulo Martins Campelo; Fabrício Bruno Cardoso e Kátia Machinez da Cunha Instituição: Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências da UFRJ (NuDCEN -UFRJ) e Secretaria Muncipal de Educação – SME/RJ |
14h00 – 15h00 AT10 – 232 | Título: Jogos lógicos para estímulo a cognição matemática: interações com as neurociências aplicadas à aprendizagem Resumo: A utilização de jogos matemáticos como ferramenta pedagógica tem sido objeto de interesse crescente na área educacional. Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado PROFMAT intitulada “Jogos Matemáticos para Desenvolvimento Cognitivo: Uma Visão Neuropsicopedagógica” e explora a relevância desses jogos na motivação matemática de estudantes do ensino fundamental e médio, com ênfase multidisciplinar. O estudo aborda a resistência de alguns educadores ao uso de jogos em sala de aula e destaca a necessidade de formação adequada dos professores para implementar esses recursos didáticos de maneira efetiva. Para responder à questão de pesquisa, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema, identificando os jogos lógicos matemáticos mais utilizados. Além disso, examina as contribuições desses jogos para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. E, por fim, executou-se a Metodologia IDeAl desenvolvida com base nas neurociências aplicadas à aprendizagem numa amostra de 98 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular em Teresina-PI. A aplicação da Metodologia IDeAl evidenciou que jogos lógicos sensoriais aumentam o engajamento dos alunos e aprimoram a compreensão matemática, incentivando habilidades cognitivas através de raciocínios Dedutivo, Indutivo e Algorítmico. Este estudo avança o conhecimento acerca da utilização de jogos lógicos matemáticos como recursos didáticos efetivos no estímulo à motivação e a cognição matemática, oferecendo uma modalidade de aprendizagem que é simultaneamente envolvente e significativa. cálculo diferencial e o ensino básico: quais ferramentas devem ser enfatizadas para o êxito na transição para o ensino superior |
Horário/Local | Cláudia Mikaele Moreira Trindade Autores: Cláudia Mikaele Moreira Trindade, Antonio Adriano Neves Ataide e Roberta Modesto Braga Instituição: Universidade Federal do Pará |
14h00 – 15h00 AT10 – 234 | Título: O uso de quebra-cabeças para o ensino da matemática: desenvolvendo o raciocínio lógico (slides) Resumo: A Matemática desempenha um papel crucial na compreensão do mundo e vai além de simples cálculos, sendo fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e resolução de problemas. Esta habilidade não se limita apenas a Matemática, influencia várias áreas do ensino e o cotidiano das pessoas. Este texto explora o uso de quebra-cabeças como abordagem lúdica para aprimorar o raciocínio lógico de alunos do 8º e 9º ano de uma escola em Castanhal-PA, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PI-BID). Foram utilizados três quebra-cabeças: Quebra-cabeça Móvel, Torre de Hanói e Triângulos Amigos, que foram aplicados após contextualizações Matemáticas em sala de aula. A abordagem lúdica e interativa dos quebra-cabeças ajudou a consolidar o aprendizado, tornando-o significativo. Observou-se uma melhoria no desempenho dos alunos na resolução de problemas matemáticos, refletindo a evolução em suas habilidades e confiança. A inclusão de quebra-cabeças no ensino mostra-se eficaz para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios matemáticos e do dia a dia com confiança e eficácia. |
Horário/Local | Raphael de Oliveira Garcia Autores: Raphael de Oliveira Garcia e Graciele P. Silveira Instituição: Universidade Federal de São Paulo – Campus Osasco |
14h00 – 15h00 AT10 – 236 | Título: Equações de Buckley-Leverret com termos difusivos e dispersivos Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar o escoamento de fluidos bifásicos via equações de Buckley-Leverett modificadas, incluindo termos difusivos e dispersivos, aplicadas na extração de petróleo. Para isso, um esquema essencialmente não oscilatório, um método de Runge-Kutta e um esquema de diferenças finitas foram implementados computacionalmente. O uso desses métodos possibilitou obter soluções estáveis o suficiente para estudar os perfis de mistura entre água saturada e petróleo, para diversas combinações entre os coeficientes difusivos e dispersivos. |
Horário/Local | Carlos Alberto da Silva Junior Autor: Carlos Alberto da Silva Junior Instituição: Universidade Federal de São João del-Rei |
14h00 – 15h00 AT10 – 237 | Título: Dispositivo prático para desenvolvimento do binômio da forma (ax+b)^n Resumo: O desenvolvimento do Binômio de Newton, em geral, está relacionado com o cálculo dos números binominais ou com o desenvolvimento do Triângulo de Pascal. Apesar de serem contas simples, podem ser trabalhosas. Nesse trabalho é apresentado um dispositivo prático que utiliza derivação e recorrência para expandir os termos do binômio. É um procedimento simples e elegante que facilita no uso desse objeto. |
Horário/Local | Douglas Pedroso Gonçalves Autores: Douglas Pedroso Gonçalves; Júlia Maria Saurin; Carlos Eduardo de Oliveira e Juliana Cristina da Silva Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Teconologia de São Paulo – Campus Hortolândia |
14h00 – 15h00 BCo – 01 | Título: Introdução ao ensino de geometria com o Google Maps Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar estudos relacionados ao desenvolvimento de uma atividade que aborda os conhecimentos relacionados à geometria euclidiana, com foco no tema da distância entre pontos, utilizando o teorema de Pitágoras. A proposta compreende o uso das tecnologias digitais como principal agente da aprendizagem, promovendo uma atividade que permitisse ao participante compreender na prática o conceito de distância entre dois pontos, utilizando o software Google Maps. |
Horário/Local | Adolfo Luiz Braucks Vianna Autor: Adolfo Luiz Braucks Vianna Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
14h00 – 15h00 BCo – 02 | Título: Pluricentro e triângulos pluricêntricos Resumo: O propósito é introduzir o conceito de Pluricentro, interseção de cevianas de naturezas diferentes de um triângulo ABC, quando existe, e discutir algumas características dos triângulos dotados de tais pontos. |
Horário/Local | Marina Lima Autores: Marina Lima e João Frederico Meyer Instituição: Universidade de São Paulo |
14h00 – 15h00 BCo – 03 | Título: Modelagem e simulação das diferentes ondas da pandemia de COVID-19 no Brasil Resumo: Neste trabalho, construímos modelos epidemiológicos, de acordo com a evolução da situação pandemia da COVID-19, de maneira a incluirmos as variantes Gama, Delta e Ômicron, através da função degrau de Heaviside, e também analisamos as situações vacinais. Para todos os modelos, realizamos simulações numéricas, discutimos os resultados obtidos e implicação dos mesmos no comportamento da pandemia. |
Horário/Local | Henrique Antonio Mendonça Faria Autores: Henrique Antonio Mendonça Faria, Jorge Manuel Vieira Capela, Marisa Veiga Capela e Fábio Roberto Chavarette Instituição: Universidade Estadual Paulista – Campus Araraquara |
14h00 – 15h00 Auditório DM | Título: Aspectos históricos das equações diferenciais na área de química Resumo: As equações diferenciais permeiam a química, modelando desde a taxa de reações até o comportamento de fluidos em reatores. Sua história é rica, com marcos como a lei da cinética química de primeira ordem por Wilhelmy em 1850, a equação de Arrhenius em 1889, a equação de Navier-Stokes para fluidos viscosos e a equação de Michaelis-Menten para cinética enzimática em 1913. Atualmente, a modelagem de reatores químicos com equações diferenciais parciais caracteriza muitas reações químicas como sistemas complexos caóticos, mas determinísticos. Este texto tem como propósito apresentar alguns dos marcos históricos relevantes sobre a aplicação das equações diferenciais na química. |
Horário/Local | Edgard Dias da Silva Autores: Edgard Dias da Silva e Paulo Biazoli Instituição: Faculdade Sesi de Educação |
15h00 – 16h00 AT10 – 232 | Título: Board Games: estratégias de ensino para uma mudança atitudinal nas aulas de Matemática Resumo: O objetivo deste minicurso é apresentar alguns board games que podem ser utilizados nas aulas de Matemática a fim de melhorar os efeitos de variáveis cognitivas, emocionais e atitudinais no rendimento da Matemática, em alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. |
Horário/Local | Osni José Rapelli Autores: Osni José Rapelli e José Antonio Salvador Instituição: Osni Rapelli Matemático |
15h00 – 16h00 AT10 – 234 | Título: Modelagem matemática sobre tópicos cotidianos Resumo: A crescente urgência em abordar questões ambientais e promover a conscientização entre os estudantes motiva a busca por métodos educacionais eficazes. Este artigo propõe uma abordagem inovadora que integra a modelagem matemática no contexto da educação ambiental a partir de dados de artigos e revistas, visando envolver os estudantes em reflexões críticas e na busca por soluções sustentáveis. Os resultados preliminares indicam uma melhoria significativa no ambiente de aprendizado, com os estudantes aplicando conceitos de forma prática e tem demonstrando satisfação tanto por parte dos professores quanto dos estudantes. |
Horário/Local | Carlos Eduardo Almeida Santos Autores: Carlos Eduardo Almeida Santos e Valdelírio Silva Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 AT10 – 235 | Título: Desmos e a geometria analítica vetorial: medindo distâncias e traçando retas (slides) Resumo: Este trabalho objetiva-se demonstrar a aplicação da Camada de Computação (CL) do Desmos na criação de atividades interativas de Geometria Analítica Vetorial. São abordados os temas como paralelismo e perpendicularismo entre retas, distância entre pontos e retas, além de determinação de regiões do plano. As atividades foram desenvolvidas com o propósito não só de explorar as funcionalidades do Desmos, como também sugerir uma sequência didática para auxiliar professores e alunos no desenvolvimento da geometria analítica com abordagem vetorial, incluindo-se nelas exercícios interativos que abordam conceitos-chave relacionados aos temas. Com este trabalho buscamos contribuir para o ensino da Matemática, apresentando o Desmos e divulgando sua CL como uma poderosa ferramenta educacional. Esperamos que alunos, professores e futuros educadores possam conhecer, utilizar e aplicar as funcionalidades que a plataforma oferece. |
Horário/Local | Saulo Minatti Andrade Autor: Saulo Minatti Andrade Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina |
15h00 – 16h00 AT10 – 237 | Título: Hiperoperações exponenciais: os sucessores algébricos da multiplicação Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem alternativa para a recursão das hiperoperações, que são operações resultantes da repetição recursiva das operações de soma, multiplicação e potenciação. Enquanto as hiperoperações convencionais, a partir da potenciação, perdem algumas propriedades algébricas (como comutatividade, associatividade e distributividade), neste trabalho buscamos explorar uma nova forma de recursão que preserve tais propriedades, permitindo a formação de estruturas algébricas robustas. A proposta é estudar e apresentar essa nova abordagem recursiva, que possibilite a construção de estruturas munidas, por exemplo, de “potenciação” e multiplicação, e uma sucessão de estruturas com cada uma das operações sucessoras. Além disso, argumentamos que esse processo é categórico, ou seja, há apenas uma maneira de realizá-lo. |
Horário/Local | Demetrius Gonçalves de Araújo Autor: Demetrius Gonçalves de Araújo Instituição: Secretaria da Educação do Estado do Pará |
15h00 – 16h00 BCo – 02 | Título: Explorando a beleza da matemática: desvendando sistemas de numeração e equações de segunda ordem Resumo: Este artigo apresenta a Olimpíada Mandacaru de Matemática, uma iniciativa que busca integrar a cultura nordestina com a Matemática. Inicia-se com uma breve contextualização sobre a importância das Olimpíadas de Matemática, explorando sua história e impacto na disseminação e popularização da disciplina. Em seguida, é abordada a história da Mandacaru, destacando sua abrangência e benefícios educacionais e culturais promovidos pela Olimpíada. A Olimpíada Mandacaru de Matemática é então apresentada, destacando sua missão de unir elementos culturais do Nordeste com desafios matemáticos, incentivando a participação de estudantes e promovendo o aprendizado da disciplina de forma lúdica e contextualizada. Como conclusão, os autores, com base em sua experiência na coordenação geral da Mandacaru, tecem considerações sobre o papel das Olimpíadas como instrumentos de divulgação e ensino da matemática, enfatizando sua importância na promoção da aprendizagem e popularização dessa ciência. |
Horário/Local | Flausino Lucas Neves Spindola Autores: Flausino Lucas Neves Spindola, Yago Nascimento, Matheus Barros Ribeiro, Pedro Passiho Siqueira e João Cardoso Instituição: Universidade Federal do Maranhão |
15h00 – 16h00 BCo – 01 | Título: LAMATEC: Laboratório virtual de matemática, ciência e tecnologia Resumo: Apresentamos o projeto do Laboratório Virtual de Ensino de Matemática (LAMATEC), do BICT – UFMA, cujo objetivo é realizar atividades didáticas em ambiente virtual e por meio de tecnologias, complementando as aulas teóricas dos cursos de Cálculo e Álgebra Linear. São realizados experimentos computacionais em rede, hipertextos, bem como oficinas de materiais didáticos, lives, aprendizagem por meio audiovisual e minicursos virtuais. |
Horário/Local | Cintia Dias da Silva Autores: Cintia Dias da Silva e Amâncio C. S. Friaça Instituição: Universidade de São Paulo |
15h00 – 16h00 BCo – 03 | Título: A matemática da astronomia: o uso da astronomia na disciplina de matemática Resumo: Este trabalho visa demonstrar que a transdisciplinaridade entre a astronomia e a disciplina de matemática na sala de aula cria um ambiente amplo que proporciona grandes conquistas na aprendizagem do aluno, como o incremento de acertos em avaliações externas e o despertar do aluno para o interesse e a curiosidade de assuntos matemáticos quando são tratados de forma experimental, tendo como o seu laboratório o universo e o quintal de sua própria casa para observá-lo. |
Horário/Local | Lucio Tunes Santos Autor: Lucio Tunes Santos Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
15h00 – 16h00 Audiatório DM | Título: Matemática e a sísmica Resumo: Na exploração de petróleo e gás, na prospecção de águas subterrâneas ou mesmo na pesquisa de contaminação por resíduos industriais, são utilizadas diversas técnicas matemáticas. Entre elas temos os métodos sísmicos que incluem o modelamento, o imageamento e a inversão de atributos. Nesta palestra apresentamos, de forma conceitual e didática, alguns conceitos/métodos matemáticos fundamentais utilizados no desenvolvimento de alguns métodos sísmicos computacionais. |
Horário/Local | Kayla Rocha Braga Autora: Kayla Rocha Braga Instituição: Universidade Federal do Maranhão |
16h30 – 17h30 AT10 – 232 | Título: A regra dos sinais em Z: conteúdo adaptado para crianças com deficiência intelectual Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar um protótipo de livro didático com conteúdo adaptado de Matemática do 7º ano do ensino fundamental para crianças que possuem deficiência intelectual. Utilizei de imagens coloridas e de linguagem simples, mas sem fugir do rigor da escrita que a Matemática exige. Para o estudo da regra fiz o uso de dois cartões, um de cor verde que representou (+1) e um de cor amarela que representou (-1). Parti da ideia de um se anular com o outro, e daí desenvolver todas as demais regras para a adição e subtração. Já na multiplicação e divisão utilizei a ideia de gavetas, uma de cor verde que mantém a cor dos cartões, e consequentemente, o sinal, e outra de cor amarela, essa foi denominada de “gaveta especial”, pois ela inverte a cor do cartão, ou seja, ela inverte o sinal do número. Seguindo essa lógica foi desenvolvida as regras dos Números Inteiros. |
Horário/Local | José Antonio Salvador Autores: Conrado Valdovando da Silva e José Antonio Salvador Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
16h30 – 17h30 AT10 – 234 | Título: Educação empreendedora em um plano de negócios: experiência no ensino fundamental II Resumo: Neste trabalho, concebemos, executamos e analisamos uma sequência didática para o 7º ano do ensino básico, com o objetivo de explorar temas da educação empreendedora e conceitos básicos de Matemática, como frações, números decimais e porcentagens através da criação colaborativa de um Plano de Negócios fictício. As atividades foram planejadas nos moldes dos Cenários para Investigação e a pesquisa foi desenvolvida e validada sob a ótica da Engenharia Didática. |
Horário/Local | Islane de Nazaré Barreto da Silva Autores: Islane de Nazaré Barreto da Silva, Amanda Silva e David Soares Instituição: Universidade Federal do Pará |
16h30 – 17h30 AT10 – 235 | Título: Geogebra como ferramenta de apoio ao ensino de parábolas na educação matemática Resumo: Neste estudo, apresentamos uma sugestão de atividade que visa facilitar o ensino de funções quadráticas de forma dinâmica e atraente para os estudantes do primeiro ano do ensino médio. Desta maneira, exploraremos o software GeoGebra como ferramenta de apoio para o ensino de parábolas. |
Horário/Local | Érik Feitosa Barbosa Autores: Érik Feitosa Barbosa, Fabiana Ferreira e Gabriel Lavagnoli Instituição: Universidade Federal do Espiríto Santo |
16h30 – 17h30 AT10 – 236 | Título: Análise geométrica de sistemas bidimensionais de equações diferenciais Resumo: No presente trabalho são apresentadas análises dos aspectos geométricos de sistemas bidimensionais de equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e algumas construções utilizando o Software GeoGebra a fim de auxiliar na visualização das soluções e de suas propriedades qualitativas. Além disso, é apresentado um problema de competição entre espécies cuja dinâmica é analisada por meio de uma construção realizada no Software GeoGebra. |
Horário/Local | Marjenny Amélia Rodríguez de Melo Autores: Marjenny Rodríguez e Joelma Morbach Instituição: Universidade Federal do Pará |
16h30 – 17h30 AT10 – 237 | Título: Álgebras de Jordan euclidianas e cones simétricos: um estudo sobre as aplicações em programação Resumo: Neste trabalho buscaremos apresentar as noções sobre Álgebras de Jordan Eucldianas e sua relação com cones simétricos. Usaremos a definição de álgebra sobre um corpo a partir de um espaço vetorial e depois mostraremos algumas definições importantes sobre o tema para condicionarmos o entendimento da teoria baseada em nossas principais referências. Em seguida focaremos em entender como se dá a aplicação em programação não linear utilizando uma decomposição espectral para cones simétricos. |
Horário/Local | Gladys Maria Bezerra de Souza Autora: Gladys Maria Bezerra de Souza Instituição: Universidade Federal de Roraima |
16h30 – 17h30 BCo – 02 | Título: Geração de números a partir da quantidade de divisores Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a geração dos números compostos a partir da quantidade de seus divisores, inicialmente identificando cada número natural a partir da quantidade de divisores pelo uso do TFA. Este estudo nos levou ao cálculo inicial para identificar os números naturais iniciais até 1000, a partir da quantidade de divisores e, além disso, também foram feitos os cálculos para se obter fórmulas que gerem os números de 3 até 100 divisores e, além disso, foi possível perceber um tipo de número que denominei de número cúbico imperfeito, p5 e p7, são exemplos desses números que podem ser representados de duas formas: p6n+5 e p6n+1, desde que 6n + 5 = p e 6n + 1 = p. Contudo, sabe-se que estas duas fórmulas também produzem números que denominei compostos primazes Cˇ devido serem gerados pelas mesmas fórmulas que geram números primos. Assim, para que essas fórmulas gerem somente números primos de um determinado intervalo de números, elaborou-se a fórmula (F3), sendo, para (6n + 1) = (F 3)1 = Cˇ ou (6n + 1) ≠ (F 3)1 = P , e para (6n + 5) = (F3)2 = Cˇ ou (6n + 5) ≠ (F3)2 = P, nessas condições, as três fórmulas como resultado final se obterá apenas os números primos de qualquer intervalo dado. Portanto, de (6n + 1) ≠ (F3)1 = P e (6n + 5) ≠ (F3)2 = P, pode-se encontrar todos os números cúbicos imperfeitos de qualquer intervalo de números. |
Horário/Local | Cláudia Mikaele Moreira Trindade Autores: Cláudia Mikaele Moreira Trindade, Antonio Adriano Neves Ataide e Arthur da Costa Instituição: Universidade Federal do Pará |
16h30 – 17h30 BCo – 03 | Título: Uma viagem pela história na feira matemática (slides) Resumo: O ensino da Matemática assume um papel crucial em um mundo dominado pela tecnologia e inovação, porém muitos educadores enfrentam desafios para tornar essa disciplina acessível e atrativa para os alunos. Estra-tégias diversas, como explorar a História da Matemática (HM), mostras e jogos, são essenciais para estimular o interesse e a participação ativa dos estudantes. A HM enriquece o aprendizado ao fornecer contexto e rele-vância aos conceitos matemáticos, enquanto mostras e jogos oferecem oportunidades para explorar a inter-conexão da Matemática com outras áreas do conhecimento de forma lúdica e interativa. As Feiras Matemáti-cas (FMat) surgem como uma plataforma educativa que permite aos alunos vivenciar e experimentar conceitos matemáticos. Na FMat, os alunos podem criar projetos que incorporam elementos da HM, além de oferecerem experiências interativas e jogos para os visitantes. Esses eventos demonstram a importância de tornar o ensi-no da Matemática acessível, interessante e significativo para todos os alunos, incentivando a construção de um ambiente educacional estimulante e inclusivo. |
Quinta-feira – 01/08/2024
Horário/Local | Ruam Waldiney Santos dos Reis Autores: Larissa Fonseca Costa, Ruam Waldiney Santos dos Reis e Gerlândia de Castro Silva Thijn Instituição: Universidade Federal do Pará |
14h00 – 15h00 AT10 – 232 | Título: Preferência e dificuldades de alunos do ensino médio em relação à matemática Resumo: Para a realização deste trabalho a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, respondido por 767 alunos do Ensino Médio, do primeiro ao terceiro ano, de seis (6) escolas da rede pública estadual de educação, presentes no município de Castanhal-PA. Focou-se nos questionamentos que envolviam a Matemática e a área de exatas, com o intuito de compreender a identificação e dificuldades dos alunos em relação à disciplina e sua respectiva área. Além disso, por meio da contribuição de Tatoo e Scapin (2004) foi possível analisar os resultados obtidos por meio desta pesquisa. Os dados coletados mostraram que cerca de 56,7% dos alunos afirmaram possuir dificuldades em cálculo e 10% responderam ter preferência por cursos das áreas de exatas. A matemática por ser um campo de estudos abstrato, necessita que o professor em sua prática de ensino, incorpore práticas pedagógicas que familiarize os alunos com os conceitos e conteúdo, de modo mais concretos e/ou contextualizado, gerando uma aprendizagem mais significa e que contribua para o desenvolvimento social e profissional dos alunos. |
Horário/Local | Luciana Yoshie Tsuchiya Autoras: Andréia Araújo de Farias Aquino, Rosemeire Carvalho da Silva e Luciana Yoshie Tsuchiya Instituição: Instituto Federal do Paraná |
14h00 – 15h00 AT10 – 234 | Título: Geometria na construção de uma horta mandala Resumo: Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência de uma atividade desenvolvida para alunos de um curso técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio. A atividade teve como objetivo o planejamento e a construção de canteiros para uma horta Mandala, utilizando a matemática como base orientadora dessa construção, em conjunto com conhecimentos da disciplina de horticultura e princípios agroecológicos. A metodologia empregada na atividade incorporou estratégias contemporâneas de ensino, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Ativa. A aplicação da atividade proporcionou aos alunos uma experiência prática e concreta de aprendizagem, na qual eles estiveram envolvidos em todas as etapas, desde o planejamento até a execução dos canteiros da horta Mandala. Isso permitiu uma abordagem “mãos na massa” e contextualizada, na qual os alunos puderam aplicar os conceitos matemáticos e de horticultura aprendidos em sala de aula em uma situação do mundo real. |
Horário/Local | Leonardo Barboza de Souza Autores: Leonardo Souza e Vitor Ponciano Instituição: Colégio Dom Pedro II |
14h00 – 15h00 AT10 – 235 | Título: Desigualdade isoperimétrica: uma aplicação no ensino de matemática Resumo: O teorema da desigualdade isoperimétrica é um princípio fundamental na geometria que estabelece relação entre a área delimitada por uma curva fechada e simples, e o seu comprimento no plano. Em termos simples, ele afirma que dentre todas as curvas com mesmo comprimento, a que delimita a maior área é uma circunferência. Este teorema tem implicações profundas em várias áreas da matemática e também em aplicações educacionais. |
Horário/Local | Oséas Guimarães Ferreira Neto Autores: Oséas Guimarães Ferreira Neto; Marly dos Anjos Nunes e Júlia Barbosa Santa Brígida Instituição: Secretaria Estadual de Educação do Pará |
14h00 – 15h00 AT10 – 236 | Título: Análises das interpretações e do custo operacional dos sistemas lineares do tipo 3×3 (slides) Resumo: A partir de uma experiência vivida em sala de aula por um dos autores, esse trabalho tem por objetivo produzir uma análise de interpretação e do custo operacional dos três modelos mais usados no ensino médio para resolução de sistemas lineares do tipo 3×3. Sobre o olhar da Teoria do Registro de Representação Semiótica de Ratmound Duval, usamos uma metodologia de caráter qualitativa para a interpretação das representações geométricas, matricial e vetorial, e quantitativa para o custo operacional das resoluções por escalonamento, resolução matricial e Regra de Cramer. Verificamos que as três interpretações são necessárias para compor o entendimento e que o método do escalonamento possui o menor custo operacional na resolução de sistemas lineares. |
Horário/Local | Wanessa Ferreira Tavares Autores: Marcus Antonio Mendonça Marrocos e Wanessa Ferreira Tavares Instituição: Universidade Federal do ABC |
14h00 – 15h00 AT10 – 237 | Título: Teoria espectral para o operador L_T Grushin Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar o comportamento dos autovalores de uma família de operadores elípticos degenerados definidos em uma variedade Riemanniana. Estamos interessados na família de operadores parametrizados pela métrica da variedade. |
Horário/Local | Luís Eduardo dos Santos Lopes Autores: Luís Eduardo dos Santos Lopes, Cláudia P. Ferreira e Sérgio M. Oliva Instituição: Universidade de São Paulo |
14h00 – 15h00 BCo – 01 | Título: Exploring the impact of temperature on the efficacy of replacing a wild Aedes aegypti population by a Wolbachia-carrying one Resumo: A non-autonomous time-delayed differential system, with time-varying delay, is proposed to reproduce the competitive dynamics of Wolbachia-infected and non-infected mosquito populations in several scenarios that differ by daily environmental temperature, the bacterial strain carried by the mosquito, and the guidelines for release of infected mosquitoes. Both mosquito entomological parameters and infection traits depend on temperature, which per se depends on time. Therefore, inspired by the literature on insect populations, functional forms are proposed to describe the rates of birth, development, and survival (or mortality) of Ae. aegypti as a function of temperature, as well as the rate of Wolbachia-infection loss. Numerical results showed that: (i) multiple releases were more efficient than a single one, (ii) when the mosquito population is high is the best time to implement the release of infected mosquitoes, (iii) strains that produce both high levels of cytoplasmic incompatibility and maternal inheritance boost the efficacy of the technique, and (iv) high temperature can jeopardize the efficacy of the technique. |
Horário/Local | José Ruidival Soares dos Santos Filho Autor: José Ruidival Soares dos Santos Filho Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 15h00 BCo – 02 | Título: Função delta de Dirac Resumo: Meu objetivo é apresentar a função delta, proposta no final dos anos 1920’s, por P.A.M.Dirac, destacando seu papel na Teoria das Distribuições de Laurent Schwartz bem como suas aplicações em Análise Matemática, em especial em Equações Diferenciais. Pretendemos com esta abordagem despertar interesse na Teoria das Funções Generalizadas, destacando seu interesse na Matemática. |
Horário/Local | Débora de Melo Lima Ferreira Autores: Débora Ferreira e Gert Schubring Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro |
14h00 – 15h00 BCo – 03 | Título: Diferentes noções de produto desenvolvidas ao longo da história da matemática Resumo: No século XIX, novos tipos de produtos foram desenvolvidos por matemáticos como Hermann Graßmann e William Rowan Hamilton, entre outros. Esses produtos não possuíam todas as propriedades observadas na multiplicação usual – por exemplo, não era exigida a comutatividade entre dois fatores. Tanto em Graßmann quanto em Hamilton percebemos a existência de produtos não comutativos, fato surpreendente dada a relevância dessa propriedade, na época, como um dos fundamentos da multiplicação. Desse modo, o desenvolvimento de produtos não comutativos constituiu uma quebra de paradigma na matemática, que possibilitou o desenvolvimento de novas álgebras e a criação de novas disciplinas. Pretendemos analisar os trabalhos de Graßmann e de Hamilton e relacioná-los com o desenvolvimento de duas disciplinas da atualidade: a Álgebra Linear e o Cálculo Vetorial. O presente trabalho é parte de minha pesquisa em andamento para tese de doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
Horário/Local | Paulo Ruffino Autor: Paulo Ruffino Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 15h00 Auditório DM | Título: Agulhas de Buffon: entortadas são ainda úteis! Resumo: Trataremos de como o problema clássico conhecido como “Agulhas de Buffon”(segmentos de retas com comprimento l) ficam muito mais interessantes quando são entortadas. No problema original, n agulhas idênticas são atiradas aleatoriamente em um plano recoberto com retas paralelas que distam uma unidade de comprimento entre elas. O número de cruzamentos m, das agulhas espalhadas aleatoriamente no plano, dividido pelo número total de agulhas n, converge para 2l/π. Daí, realizando tal experimento, temos uma maneira aleatória de obtermos aproximações (tão precisas quanto quisermos) de uma das constantes mais importantes e onipresentes na Matemática: o π. Nesta apresentação mostraremos como esse fenômeno se estende para agulhas entortadas (i.e. segmentos de curvas planas). A partir daí, como se obtém uma demonstração elementar para a convergência mencionada acima e sobretudo como inverter o problema e calcular comprimento de curvas (diferenciáveis ou não) usando seus cruzamentos aleatórios por retas paralelas igualmente espaçadas. |
Horário/Local | Deyvison Santana Sudário Autores: Deyvison Santana Sudário e Paula Ledoux Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 AT10 – 232 | Título: Dificuldades de aprendizagem em matemática pós-pandemia na educação básica e estratégias de apoio: um trabalho baseado em pesquisas bibliográficas e relato de experiência no PIBID Resumo: Este trabalho faz abordagens acerca das dificuldades e desafios enfrentados por alunos da educação básica para aprender conceitos matemáticos e aponta estratégias de intervenção para ajudá-los a superar os problemas que se postam no dia a dia da sala de aula, após retorno das aulas presenciais. As dificuldades na aprendizagem de conceitos matemáticos, além de terem sido acentuadas pelo período pândemico, que deixou grandes desafios no processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Com o fechamento das escolas, houve a necessidade de fazer adequações que dessem conta de dar continuidade as aulas, surgindo o ensino remoto. Este novo formato trouxe desafios, tanto para alunos que tiveram que enfrentar uma nova forma de aprender com limitações pela falta de interação presencial e de acesso a recursos tecnológicos, quanto os professores que tiveram que se reinventar, adequando-se ao novo formato de ensinar. Além destes aspectos, as dificuldades podem estar vinculadas a uma variedade de elementos que estão associadas as diferenças individuais, especialmente no que se refere a habilidade de aprender que pode estar comprometida pela falta de conhecimento, compreensão e aplicação de conceitos matemáticos fundamentais, somados as ineficiências que foram demarcadas na base matemática inicial. No entanto, compreende-se que com intervenções apropriadas, as dificuldades tendem ser reduzidas e as habilidades matemáticas desenvolvidas de forma espontânea e prazerosa. Os desafios também podem ser enfrentados por meio de estratégias de ensino, com a inserção de novas ferramentas de aprendizagem, como os jogos matemáticos, foco desta pesquisa, que podem ser vistos como mediadores na aprendizagem de conceitos matemáticos. |
Horário/Local | Ana Carolina Mendonça Mansur Autora: Ana Carolina Mendonça Mansur Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
15h00 – 16h00 AT10 – 234 | Título: Dificuldades no ensino de cálculo I em cursos de engenharia a distância: estudo e comparação com universidades de ensino presencial Resumo: A oferta de cursos a distância e semipresenciais tem ganho espaço no cenário acadêmico ano após ano. O método utiliza tecnologia e as facilidades por ela proporcionadas tornam-se aliadas no processo de aprendizagem. Fatores como tempo, local e faixa etária deixaram de ser um obstáculo para quem quer melhorar o currículo. Nos cursos de Engenharia, em especial, o desempenho em disciplinas do eixo comum como Cálculo continua sendo uma grande dificuldade por parte dos alunos. O estudo mostra possíveis causas e associação com estudantes de ambas as modalidades de ensino. Ressalta-se que a dificuldade de ingresso em uma instituição de ensino superior, como vestibular, torna-se divisor de águas no que diz respeito à base educacional obtida no ensino médio e fundamental. |
Horário/Local | José Bruno Oliveira da Silva Autor: José Bruno Oliveira da Silva Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 AT10 – 235 | Título: O uso do Scratch no ensino da matemática Resumo: Este estudo examina o uso do Scratch como uma ferramenta no ensino da matemática, focalizando em sua aplicação prática em ambientes educacionais. O Scratch, uma linguagem de programação visual, oferece uma abordagem interativa e acessível para explorar conceitos matemáticos complexos. Investigaremos como integrar o Scratch ao currículo de matemática, destacando exemplos de projetos que abordam geometria, álgebra e estatística. Além disso, exploraremos os benefícios pedagógicos e os desafios associados ao uso do Scratch no ensino da matemática, considerando estratégias para implementação e avaliação do aprendizado dos alunos. A pesquisa pretende fornecer percepções sobre como as tecnologias de programação podem melhorar a compreensão e o engajamento dos alunos com a matemática, especialmente em um contexto de aprendizado remoto ou híbrido. Ao abordar as implicações práticas e teóricas dessa integração, esperamos contribuir para o desenvolvimento de abordagens educacionais mais eficazes e inclusivas no ensino da matemática. Este estudo visa beneficiar professores, alunos e pesquisadores interessados em explorar novas estratégias de ensino e aprendizado da matemática através da programação e da tecnologia. |
Horário/Local | Brenda Reche Graff Autores: Brenda Reche Graff e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
15h00 – 16h00 BCo – 01 | Título: Mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) e discurso matemático: aproximações referentes ao conhecimento matemático (slides) Resumo: O MTSK foca-se no conhecimento especializado do professor de matemática para que os seus alunos entendam. Já o discurso matemático compreende a aprendizagem matemática como a aquisição de uma forma específica de discurso. Nesta comunicação, realiza-se uma discussão que aponta correspondências entre alguns dos subdomínios do MTSK com as categorias do discurso matemático, utilizando exemplos acerca do tópico decomposição dos números naturais. Espera-se que a partir dessas semelhanças e da conceitualização de Tarefas para a Formação, possamos alavancar o conteúdo do conhecimento matemático dos participantes da pesquisa para que estes possam promover o discurso matemático escolar. Devido as similaridades encontradas, outras pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de validar o que já foi discutido, além de buscar outras possíveis aproximações. |
Horário/Local | Leandro Nery de Oliveira Autores: Miram Manoel e Leandro N. Oliveira Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
15h00 – 16h00 BCo – 02 | Título: Matrizes centrossimétricas em teoria invariante Resumo: Sabe-se que existem bases de Hilbert para o anel de polinômios invariantes pela ação de um grupo compacto ou redutivo em espaços euclidianos. Neste trabalho, mostramos uma classe de grupos não compactos e não redutivos agindo no espaço de Minkowski, cujo anel de polinômios invariantes por tal ação possui uma base Hilbert. |
Horário/Local | Erick Felipe Maia Silva Autores: Erick Felipe Maia Silva e Arthur da Costa Almeida Instituição: Universidade Federal do Pará |
15h00 – 16h00 BCo – 03 | Título: Newton, Leibniz e o maior embate matemático de todos os tempos Resumo: O século XVII foi um período de grande avanço na Matemática, destacando-se o desenvolvimento do Cálculo diferencial e integral, conhecido também como Cálculo infinitesimal. Esta disciplina revolucio-nou áreas como física, engenharia e economia, permitindo modelar e resolver problemas complexos re-lacionados a mudanças e movimentos. Este trabalho propõe uma abordagem inovadora ao Cálculo, inte-grando-o à sua rica história. Ao contextualizar sua evolução ao longo dos séculos, destaca-se a contribuição de grandes matemáticos como Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Ambos são considerados co-inventores independentes do Cálculo, cada um com sua abordagem e notações. Newton desenvolveu seu método de “fluxos e fluentes”, enquanto Leibniz introduziu suas próprias notações e conceitos, como as diferenciais dy/dx e as regras de cálculo que ainda são utilizadas hoje. A disputa entre Newton e Leib-niz por reconhecimento e autoria do Cálculo resultou em acusações de plágio e uma intensa rivalidade conhecida como as “guerras do Cálculo”. Apesar das disputas, ambos impulsionaram a Matemática para frente, deixando um legado valioso. Conclui-se que o estudo do Cálculo com um enfoque histórico pro-porciona aos alunos uma compreensão mais profunda e significativa. Esta abordagem desperta o inte-resse e a curiosidade, permitindo que os alunos se conectem com a história da ciência e vejam o Cálculo não apenas como um conjunto de regras, mas como uma jornada empolgante de descobertas e evoluções. |
Horário/Local | João do Santos Carmo Autor: João do Santos Carmo Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
15h00 – 16h00 Audiatório DM | Título: Ansiedade matemática: características e estratégias de prevenção e superação Resumo: A ansiedade matemática (AM) refere-se ao desenvolvimento de padrões de esquiva, fuga e reações emocionais negativas à matemática, com evidência de raízes em experiências frustrantes de tentativas de aprendizado da matemática. Tipicamente estudantes que apresentam ansiedade em contextos de ensino-aprendizagem da matemática (seja na ensino básico ou no ensino superior) tendem a demonstrar baixa autoestima, baixa autoeficácia e busca por formações que, supostamente, os deixariam distante do uso da matemática em contextos profissionais ou cotidianos. Na presente palestra, apresentarei uma definição operacional de AM, demonstrando exemplos de reações cognitivas, fisiológicas e comportamentais típicas, bem como apresentarei os parâmetros definidores de AM. Em seguida, discorrerei sobre importantes tópicos de investigação de AM, como: diferenças de gênero; relações entre AM e inteligência, ansiedade geral; marcadores biológicos, ansiedade a testes; estilos de interação professor-aluno; controle aversivo no ensino de matemática; AM em professores que ensinam matemática. Após essas caracterizações, compartilharei o que temos realizado no Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (LEAAC/UFSCar) acerca de estratégias de prevenção e redução de AM. Para tanto, apresentarei alguns instrumentos, como a Escala de Ansiedade Matemática (AM), que auxiliam na identificação de riscos para AM. Finalizarei com alguns dados de intervenção do Programa de Auxílio a Estudantes com Ansiedade Matemática na sua atual versão. Esse programa, cuja abordagem é caracterizada pelo modelo single case study tem apresentado resultados positivos e indicam a possibilidade de aplicação exitosa para populações de estudantes do ensino fundamental e médio, e, potencialmente, para estudos dos curso STEM. |
Horário/Local | Hanna Rezende Autores: Hanna Rezende e Rogério Santos Instituição: Instituto Federal de Brasília |
16h30 – 17h30 AT10 – 235 | Título: Uma propriedade dos dodecágonos Resumo: A partir de uma propriedade da geometria plana que diz que um quadrilátero com vértices nos pontos médios dos lados de um outro quadrilétero qualquer é um paralelogramo e do trabalho de Santos, Comby e Silva (2018), que demonstrou uma propriedade semelhante para um octógono qualquer, o objetivo desse trabalho é investigar se algo parecido valeria também para um dodecágono qualquer. Nesse trabalho esse resultado é demonstrado, o que abre caminhos de futuras pesquisas sobre uma possível generalização dessa propriedade para polígonos com quantidade de lados múltipla de quatro. As demonstrações realizadas envolvem Geometria Plana e Geometria Analítica, podendo assim ser trabalhadas com alunos de Ensino Médio da Educação Básica, como complementação ao ensino desses dois conteúdos. |
Horário/Local | Vinicius Marques da Silva Autores: Vinicius Marques da Silva Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
16h30 – 17h30 AT10 – 237 | Título: Cálculo variacional: uma breve introdução e aplicações Resumo: O intuito é apresentar uma breve introdução ao cálculo variacional e suas aplicações. Desta forma, são requiridos previamente alguns conceitos preliminares sobre espaços vetoriais normados, espaços métricos e cálculo diferencial e integral. Posteriormente esses conceitos serão aprimorados para o estudo de funcionais,onde inevitavelmente surgirão conceitos a respeito da derivada de Fréchet e Gâteaux, bem como a equação de Euler – Lagrange e outros resultados importantes. Por fim discutiremos sobre condições suficientes para extremos, em particular aplicaremos os resultados estudados ao cenário da curva braquistócrona. |
Horário/Local | Néder Soares Felipe Autores: Néder Soares Felipe e Graciele P. Silveira Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
16h30 – 17h30 BCo – 01 | Título: Dinâmica de transmissão e controle da Chikungunya: modelagem matemática e simulações computacionais Resumo: A Chikungunya emerge como um desafio premente à saúde pública, caracterizada pela subnotificação e pela sintomatologia similar à dengue e à zika. Estudos recentes evidenciam sua letalidade e o impacto expressivo no Brasil, com surtos recorrentes e mortalidade preocupante. A carência de uma vacina aprovada sublinha a urgência de estudos para melhor compreensão da doença e desenvolvimento de estratégias de controle. Nesse contexto, propõe-se um modelo matemático integrado aos dados epidemiológicos atuais para compreender a dinâmica de transmissão da Chikungunya, prever cenários e orientar as estratégias de controle, podendo auxiliar no direcionamento das ações, alocação de recursos e intervenções de maneira a mitigar os impactos da doença. |
Horário/Local | Daiana da Silva Oliveira Autoras: Daiana da Silva Oliveira; Karina Siqueira Santos e Alana Nunes Pereira Instituição: |
16h30 – 17h30 BCo – 02 | Título: Mulheres na matemática: desafios e perspectivas em um campo de dominação masculina Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a presença de mulheres na área da matemática, explorando os desafios que ainda tolhem a participação feminina neste campo. Analisaremos importantes contribuições dessas mulheres ao longo da história e a baixa representatividade, tanto na área de ensino quanto na pesquisa acadêmica. As análises a serem abordadas serão com base nos repositórios de teses e dissertações da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMG), considerando o recorte temporal dos últimos 20 anos, sob uma perspectiva do histórico da presença feminina nessas instituições nas áreas da Educação Matemática e Matemática Pura. A pesquisa será de cunho qualitativo e exploratória. A produção de dados terá como base as teses e dissertações presentes nos repositórios de programas de pós graduação das universidades citadas, estudos em artigos e livros, os quais são fundamentais para se basear e proporcionar uma visão mais profunda sobre a relação quantitativa e qualitativa de homens e mulheres nas instituições de ensino superior. Exploraremos a participação de pessoas do sexo masculino e do sexo feminino em programas de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado, nas áreas de Educação Matemática e Matemática Pura, sendo uma parte essencial da pesquisa em ação, uma vez que esse movimento poderá destacar as questões de desigualdades de gêneros existentes e as possíveis razões para haver essas discrepâncias. Este estudo verifica as razões por trás dessa disparidade de gênero, incluindo fatores históricos, sociais, culturais e institucionais que influenciam a escolha de carreira das mulheres e sua permanência na matemática. |
Horário/Local | João Pedro Bertonha Lombardi Autor: João Pedro Bertonha Lombardi Instituição: Universidade Estadual Paulista – Bauru |
16h30 – 17h30 BCo – 03 | Título: Explorando potencialidades: observatórios astronômicos como instrumento fomentador na divulgação da matemática Resumo: Este trabalho, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial pedagógico que os Observatórios Astronômicos podem oferecer para o ensino de conceitos científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também a Matemática. Para isso investigamos as mais diversas atividades desenvolvidas pelo Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”. Os atendimentos escolares e os atendimentos públicos são uma das principais atividades realizadas pelo Observatório, e se constituem de apresentações/exposições realizadas para abordar conceitos diversos, utilizando-se diversos equipamentos auxiliares, que criam momentos educacionais imersivos. Com tal análise, referente ao número de pessoas que foram atendidas e/ou participaram das atividades desenvolvidas pelo Observatório, acompanhada da análise qualitativa das atividades desenvolvidas, identificamos uma influência positiva desse espaço não formal de ensino, contribuindo para uma iminente aproximação entre a Astronomia e a Matemática. Acreditamos que esses elementos evidenciam o papel colaborativo dos Observatórios na popularização, disseminação e divulgação da Matemática. |
Sexta-feira – 02/08/2024
Horário/Local | Ruam Waldiney Santos dos Reis Autores: Ruam Waldiney Santos dos Reis, Larissa Fonseca Costa e Gerlândia de Castro Silva Instituição: Universidade Federal do Pará |
14h00 – 15h00 AT10 – 232 | Título: Experiência de formação docente: reflexões sobre o estágio obrigatório no curso de licenciatura em matemática Resumo: O estágio docente é essencial na formação de professores, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos e a reflexão crítica sobre a realidade educacional. Durante esse período, os estagiários desenvolvem habilidades pedagógicas e transformam a teoria em prática, preparando-se para o ensino futuro. Na disciplina de Matemática, frequentemente desafiadora para os estudantes, é fundamental que os professores apresentem o conteúdo de forma clara e objetiva, para promover o interesse e a motivação. O planejamento cuidadoso e a identificação da melhor abordagem para cada turma são cruciais para o sucesso do ensino. Assim, o estágio oferece uma oportunidade valiosa para os estagiários se adaptarem às demandas da docência, promovendo a inclusão, a diversidade cultural e a incorporação de tecnologias educacionais. Neste trabalho, apresentam-se reflexões sobre esta experiencia em uma escola pública paraense. A experiência de estágio, acompanhada por profissionais experientes, permitiu o desenvolvimento de habilidades práticas e a reflexão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento e agente de transformação social. |
Horário/Local | Silmara Louise da Silva Autora: Silmara Louise da Silva Instituição: EE David Campista e EM Professor Júlio Bonazzi |
14h00 – 15h00 AT10 – 234 | Título: Explorando a geometria através da OBMEP: elaboração, aplicação e análise de uma sequência didática Resumo: O texto apresenta um relato de experiência sobre a concepção, aplicação e análise dos resultados de uma sequência didática destinada a explorar os conceitos ligados à área de polígonos. Para tanto, foram empregadas abordagens pedagógicas diversas, incorporando o uso de materiais manipulativos e a introdução de problemas extraídos de edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esta sequência didática foi ministrada a alunos do 9º ano do ensino fundamental em uma instituição pública. |
Horário/Local | João Flávio Gomes Duarte da Costa Autores: Emanuelly Karine Costa Martins e João Flávio Gomes Duarte da Costa Instituição: Universidade Federal do Maranhão |
14h00 – 15h00 AT10 – 235 | Título: Campeonato de xadrez, dama e cubo de Rubik: a relação desses jogos com a matemática Resumo: O presente artigo constitui um relato de experiência acerca do Campeonato de Xadrez, Dama e Cubo de Rubik desenvolvido no meio acadêmico do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/UFMA). Este campeonato foi denominado pelos alunos de Matemática – Licenciatura como Game Math e tem como objetivo explorar as conexões desses jogos com a Matemática, como também apresentar curiosidades sobre esses jogos, desenvolver oficinas relacionadas e outras ações. O objetivo deste trabalho é demonstrar como tais jogos podem se tornar eficazes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. |
Horário/Local | Eleazar Gerardo Madriz Lozada Autores: Eleazar Gerardo Madriz Lozada, M. Sicre, M. V. Barreto e N. Maculan Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
14h00 – 15h00 AT10 – 236 | Título: An algorithm for solving the problem max{cx: x^tQ_n(a)x\leq 1, x \in \mathbb{Z}^n_{+}} Resumo: In this paper, we present an algorithm to solve the integer nonlinear program of maximizing a linear functional over the set of non-negative integer points, which means vectors with non-negative integers coordinates, located inside an ellipsoid of in a n-dimensional real space. To this purpose, we used the fact that every ellipsoid contains an integral polytope, which means a polytope whose vertices are all integer points, with the property that in the region between the polytope and the ellipsoid there are no integer points. The algorithm builds on these facts and solves the problem by generating the set of vertices of the aforementioned integral polytope. |
Horário/Local | Anthony Rocha Barbiere Autores: Anthony Barbiere e Thiago Pires Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo |
14h00 – 15h00 AT10 – 237 | Título: Introdução às superfícies mínimas Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo da teoria das superfícies mínimas, utilizando as técnicas da geometria diferencial. Serão trabalhado os conceitos mais importantes que definem uma superfície mínima, como por exemplo a relação entre a curvatura média e a área de uma superfície, através do cálculo variacional. Além disso, será feito um estudo, através de exemplos, das principais superfícies mínimas, em ordem cronológica, envolvendo toda a história do desafio que foi para os matemáticos chegar nos resultados que temos hoje. |
Horário/Local | Anna Alice Castro Mendonça Autores: Anna Alice Castro Mendonça e Valdelírio da Silva e Silva Instituição: Universidade Federal do Pará |
14h00 – 15h00 BCo – 01 | Título: Construções geométricas com a Desmos Geometry (slides) Resumo: Este trabalho apresenta as funções das ferramentas da Plataforma Desmos Geometry e disponibiliza uma biblioteca de construções. Com algumas ferramentas, é resolvido um belo problema, com objetivo de relacionar o pensamento crítico envolvido nas construções geométricas com a teoria da geometria euclidiana, e a fim de corroborar a importância da relação entre esses dois elementos tendo-se intuito de solidificar os conhecimentos de geometria. Pela facilidade que o Desmos Geometry possibilita nas construções, aquele trabalho que demanda habilidades com régua e compasso físicos não mais são exigidos, e uma concentração maior no problema pode ser devotada, habilitando o usuário a desvendar possibilidades de soluções de problemas, cujas resoluções podem ser armazenadas ou compartilhadas. |
Horário/Local | Maitê D. S. Souza Autores: Maitê D. S. Souza e José Antonio Salvador Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 15h00 BCo – 03 | Título: A prática matemática junto a história: um estudo de caso Resumo: O trabalho apresenta uma análise da aplicação de atividade adaptada do material didático do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola Estadual do Estado de São Paulo. Relacionamos o conteúdo de História da Matemática com uma atividade pratica, com objetivo de promover conhecimentos históricos da Matemática sobre unidades de medida presentes na civilização egípcia. Os alunos responderam a um questionário sobre uma imagem egípcia e realizaram atividades práticas onde perceberam a relação e a importância da História da Matemática para a solução de problemas de medidas do cotidiano. |
Horário/Local | Sabrina Silva de Andrade Autores: Sabrina Silva de Andrade, Wesley Silva de Andrade, Daniel da Silveira Guimarães e Thiago Porto de Almeida Instituição: Universidade Federal de Catalão |
14h00 – 15h00 Audiatório DM | Título: Uma aventura pela matemática no mundo do jogo do labirinto Resumo: Neste relato apresentamos uma experiência vivenciada pela equipe do PIBID da área de Matemática da UFCAT, onde buscou-se responder a questão: É possível abordar temas matemáticos do 8o ano do Ensino Fundamental através da construção de um jogo digital no Scratch? Para isto, foi elaborada uma estratégia de conteúdos através de um planejamento bem definido a partir da produção de uma sequência didática. A empolgação dos estudantes era nítida, o que resultou em sucesso, apesar dos contratempos. |
Horário/Local | Mariana Rios Damasceno Autores: Mariana Damasceno; Rodrigo Fonseca; Yasmin Medeiros e Daniela Moura Instituição: Universidade do Estado de Minas Gerais |
15h00 – 16h00 AT10 – 232 | Título: Etnomatemática nas feiras livres brasileiras: um olhar de campo na feira do esplanada, Divinópolis-MG (slides) Resumo: O presente artigo oferece uma investigação detalhada sobre a presença da etnomatemática em feiras livres no Brasil, com um estudo de caso da Feira do Esplanada, localizada em Divinópolis- MG. A pesquisa se propõe a explorar como práticas matemáticas são aplicadas e incorporadas nas feiras, considerando a diversidade cultural e suas manifestações nas unidades de medida. Por meio de referências bibliográficas e uma abordagem de campo, o artigo busca desvendar as nuances matemáticas presentes nas interações diárias dos feirantes, oferecendo uma análise aprofundada do papel da etnomatemática nesse ambiente. |
Horário/Local | Karolline Vitória Soares da Silva Autoras: Karolline Vitória Soares da Silva, Ana Júlia Amorim e Beatriz Albuquerque Instituição: Universidade Federal do Amazonas |
15h00 – 16h00 AT10 – 235 | Título: Histórias de sucesso de alunas do projeto caboclas Kirimbaua Auaeté na ciência – Manaus/Amazonas Resumo: O projeto Caboclas Kirimbaua Auaeté é resultado da iniciativa de 7 professoras pesquisadoras do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Seu foco principal é estimular mulheres de diferentes idades para a área científica exata e tecnológica. A a importância de sua criação se mostra nas histórias de sucesso das alunas participantes. |
Horário/Local | Gabriel Pruculi e Prucoli Autores: Gabriel Pruculi e Prucoli e Fabiana Ferreira Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo |
15h00 – 16h00 AT10 – 236 | Título: O problema de Sturm-Liouville: introdução a espaços de dimensão infinita Resumo: Neste trabalho apresentaremos um problema de Sturm-Liouville como uma generalização de um problema de autovalores conhecido em Álgebra Linear, mas agora em espaços vetoriais de dimensão infinita. Veremos que alguns resultados obtidos em dimensão finita podem ser generalizados para a infinita, e demonstraremos alguns teoremas importantes. Por fim, traremos a versão de um relevante resultado de Álgebra Linear em dimensão finita e que pode ser generalizado para espaços com dimensão infinita: o Teorema Espectral. |
Horário/Local | Dimas José Gonçalves Autor: Dimas José Gonçalves Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
15h00 – 16h00 AT10 – 237 | Título: Identidades polinomiais e isomorfismos das álgebras simples finitas Resumo: Sejam A e B duas álgebras associativas simples e finitas sobre um corpo F. Nesta apresentação, será mostrado que A e B são isomorfas se, e somente se, possuem as mesmas identidades polinomiais. Além disso, sob certas hipóteses, uma versão graduada de tal resultado será apresentada. |
Horário/Local | Tiago Cardoso Ferraz Autores: Tiago Cardoso Ferraz; Leonardo Silveira Borges e Andreia Zanella Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina |
15h00 – 16h00 BCo – 02 | Título: O potencial do RPG nas aulas de matemática Resumo: Aplicar novas propostas de abordagens pedagógicas, como a integração de jogos, têm demonstrado impactos significativos para o processo de aprendizagem de matemática. Dessa forma, este estudo propõe a análise de um jogo analógico, inspirado nos \textit{Role Playing Games} (RPG), denominado “Möbias e os desafios matemáticos”, desenvolvido especificamente para alunos do Ensino Médio, visando aprimorar a resolução de problemas matemáticos. O RPG engloba as cinco áreas da matemática definidas pela Base Nacional Comum Curricular, destacando-se como uma ferramenta relevante para os estudantes. O jogo foi aplicado na Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira em Palhoça – SC para 304 estudantes que se reuniram por turma por turno durante um período. Após a partida, os participantes avaliaram positivamente a utilização do jogo e se sentiram confiantes para resolver os desafios propostos. |
Horário/Local | Brenda Vaz Pereira Autores: Brenda Vaz Pereira e José Antonio Salvador Instituição: Faculdade SESI – São Paulo |
15h00 – 16h00 BCo – 03 | Título: A resolução de problemas da perspectiva da aprendizagem: a jornada de um grupo de alunos até a elaboração do passo a passo para a resolução de problemas de matemática Resumo: Trata-se de um recorte da dissertação de mestrado em que foram trabalhadas habilidades e competências da resolução de problemas com questões da OBMEP de nível 1 e nível 2 em que o grupo de alunos desenvolveu um método próprio de resolução a partir dos estudos preparatórios para as provas. Essa comunicação tem o objetivo de mostrar que o trabalho em grupo pode ser uma potência na educação matemática quando alinhado com metodologias de ensino que promovem a autonomia dos alunos. |