Daniel Pellegrino: conheça o atual  Vice-Presidente da SBM

Professor da UFPB é Editor-Chefe do Boletim da SBM e será o ‘braço direito’ da Presidente Jaqueline Mesquita até julho de 2025

Após a apresentação dos quatro Diretores da gestão de Jaqueline Mesquita, atual Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), chegou a hora de conhecer o Vice-Presidente Daniel Pellegrino. Aos 49 anos, ele é Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e sua principal área de pesquisa é Análise Funcional, com interesses também em Teoria dos Números, Álgebra e Aplicações em Matemática Discreta e Combinatória. 

Daniel Pellegrino é Vice-Presidente da SBM em mandato que expira em julho de 2025 | Foto: Arquivo Pessoal

Seu mandato na Diretoria da SBM começou ainda em agosto de 2023 e irá até meados do ano que vem. Daniel também ocupa a função de Editor-Chefe do Boletim da SBM, revista científica brasileira mais importante em Ciências Matemáticas na atualidade. 

ORIGEM

Daniel nasceu em Belo Horizonte em 1974, porém a estadia na capital mineira foi breve. Com a morte do pai ainda na infância, ele se mudou para Recife por influência da mãe, natural da capital de Pernambuco. 

Quando tinha seis anos de idade, foi viver em João Pessoa, já que a mãe havia conseguido um emprego na principal cidade paraibana. Desde então, reside na ‘Porta do Sol’, onde se tornou pai de Ana Letícia e Ana Júlia. 

A família paterna de Daniel era toda formada por médicos, mas o apego pela Matemática não veio por influência no lar. “A partir da 7ª série do Ensino Fundamental, comecei a entender Matemática da forma que é para ser compreendida, gostei e achei que era algo interessante para seguir”, relembra. 

No Ensino Médio, recebeu o maior sinal de que a área das Ciências Exatas, talvez, seria a escolha certa a se fazer para o futuro. Em 1991, Daniel foi medalha de ouro na Olimpíada Pessoense de Matemática, sendo que, como ‘treineiro’ no 2⁰ Ano do Ensino Médio, já havia conquistado pontuação suficiente para ingressar no curso de Matemática na Universidade Federal de Paraíba (UFPB).

“Na época, (a Olimpíada) não era tão organizada como são as de hoje. Mesmo assim, era um evento organizado pela UFPB e muito interessante para atrair crianças para a Matemática. Os professores davam aulas aos sábados de forma a preparar os alunos para a prova. E ganhar a medalha de ouro, talvez, tenha me dado um alerta de que eu eventualmente tinha um trânsito bom para Matemática”, conta. 

Ainda assim, a graduação de Matemática não foi sua primeira opção. Daniel prestou um curso também de Ciências Exatas, mas não demorou muito para perceber que estava fugindo do rumo natural das coisas. 

“Eu fiz vestibular para Engenharia Civil, que era um curso mais da moda, e passei na UFPB. Fiz dois anos de Engenharia, mas daí percebi que não gostava mesmo daquilo. Por isso, transferi o curso para Matemática”, completa. 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Daniel concluiu a graduação em Matemática pela UFPB em 1995. Foram quatro anos, ingressando, a seguir, no Mestrado na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde finalizou sua especialização em 1998. 

Em 2000, iniciou os passos de sua trajetória como docente ao trabalhar como professor associado de Matemática – de Análise Funcional, Teoria dos Números e Álgebra – na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

De 2000 a 2002, Daniel completou o Doutorado em Matemática, também na Unicamp. Praticamente no mesmo período, veio o processo de associação à SBM, na qual suas contribuições já datam por mais de duas décadas. 

Para o matemático, são vários os aspectos que fazem da Sociedade uma das mais conceituadas dentro do continente americano e referência internacional. Em 2018, por exemplo, a União Matemática Internacional (IMU) aprovou o ingresso do Brasil no grupo 5, que reúne as nações mais desenvolvidas em pesquisa matemática. 

“A SBM tem papel fundamental no desenvolvimento da Matemática Brasileira, especialmente nos livros publicados que são referências para milhares de alunos. O Brasil está no grupo 5 da IMU, que é o grupo dos países mais desenvolvidos em Matemática, e dessa forma a SBM tem ganho mais visibilidade. O periódico principal da SBM, o Bulletin of the Brazilian Mathematical Society, editado pela Springer, tem ganhado espaço nos últimos anos, com seus índices de impacto aumentando”, destaca Daniel, que é Editor-Chefe do Boletim da SBM.

COMPROMISSO NA SBM

Sua importância no cenário nacional da área fez a Presidente Jaqueline Mesquita convidá-lo para compor sua gestão, que vai até julho de 2025. Até lá, Daniel tem claros os vários compromissos em prol da maior divulgação da ciência no país.

Para começar, ele corrobora a visão de Jaqueline em estimular cada vez mais a inclusão da mulher na área científica no Brasil.

“Nós temos a Comissão de Gênero e Diversidade que trabalha em temas inclusivos tão importantes nos dias de hoje. Tentamos que a SBM seja cada vez mais inclusiva, com participação feminina significativa em todos os grupos de trabalho e eventos”, defende o matemático.

Além disso, sua função de Vice-Presidente da SBM abriga a missão de melhorar o ensino básico de Matemática no país, agindo especificamente na capacitação dos professores através do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

“Estamos investindo em publicações para cursos de graduação e formação de professores, como o PROFMAT, tentando melhorar o ensino de Matemática no Brasil. É importante destacar que embora a Matemática em nível de pesquisa seja bem avançada no Brasil, sabemos que, em nível de educação básica em Matemática, as crianças brasileiras estão entre as de piores desempenhos no mundo. Melhorar o ensino básico é um desafio que deve ser enfrentado urgentemente, e a SBM tem colaborado nessa direção com a qualificação de professores”, finaliza.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2020, Daniel compõe também o Conselho da SBM junto de Jaqueline e dos Diretores Paolo Piccione, Maria Aparecida Soares Ruas, Valéria Cavalcanti e Roberto Imbuzeiro. 

LEIA TAMBÉM:

Paolo Piccione: conheça mais um integrante da nova Diretoria da SBM

Valéria Neves Domingos Cavalcanti: conheça mais uma integrante da Diretoria da SBM

Maria Aparecida Soares Ruas: conheça a sócia fundadora que compõe a atual Diretoria da SBM

Roberto Imbuzeiro Oliveira: conheça um dos membros da Diretoria da SBM