Comissão de Relações Étnico-Raciais da SBM (CRER)

A Comissão de Relações Étnico-Raciais da Sociedade Brasileira de Matemática (CRER) tem como objetivo discutir e fomentar ações em prol da diversidade étnico-racial e do aumento da representatividade de grupos sub-representados na comunidade acadêmica, em especial nas áreas de Matemática. Cada letra do acróstico CRER representa um valor ou objetivo da comissão.

C – Conscientização: promover a conscientização acerca da importância da diversidade étnico-racial na comunidade matemática.

R – Representatividade: atuar em prol da representatividade e da valorização de grupos minoritários na matemática.

E – Equidade: empreender esforços em defesa da equidade e isonomia na distribuição de recursos e oportunidades no âmbito da matemática.

R – Respeito: fomentar o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial na comunidade matemática.

A Comissão busca conscientizar a comunidade matemática sobre a importância da diversidade étnico-racial e suas contribuições para o desenvolvimento científico. Além disso, trabalha pela representatividade de grupos minoritários na Matemática, lutando por uma maior equidade e justiça na distribuição de recursos e oportunidades na área. Por fim, a CRER incentiva o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, promovendo um ambiente acadêmico mais inclusivo e igualitário.
A CRER convida a todos a se engajarem em nossas atividades e a colaborarem com nossos projetos, visando construir uma comunidade matemática mais diversa, inclusiva e justa.

Composição:

E-mail de contato: crer.sbm@gmail.com