Lives SBM & INCTMat

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Matemática (INCTMat) estão organizando conjuntamente uma série de mesas redondas, com o título: “Matemática como Profissão”. Nessas mesas redondas, o(a)s participantes discutirão diversos aspectos da vida matemática e atividades de desenvolvimento profissional na área.

As mesas redondas acontecerão mensalmente em modo on-line, através da plataforma zoom e o canal youtube da SBM. A mesa inaugural acontecerá no dia 25 de agosto às 17h15min e será dedicada ao tema “Elaboração de artigos científicos”. Contará com a participação de Carolina Araujo (IMPA) como moderadora e com apresentações de Bernardo Borges (UFMG), María Amelia Salazar (UFF) e Tiago Pereira (USP-São Carlos). Depois das apresentações haverá um espaço aberto para discussão e perguntas.

Outras mesas redondas estão previstas e serão divulgadas em breve. O principal público-alvo são os estudantes de Graduação e Pós-Graduação e jovens pesquisadores, mas as mesas estão abertas a toda a comunidade matemática. Há uma passagem crítica, e extremamente importante, no processo durante o qual um(a) recém doutor(a) se torna um(a) pesquisador(a) profissional. O objetivo destas mesas é o de colocar a bagagem de colegas mais experientes à disposição dos mais jovens, e isto será realizado discutindo e apresentando reflexões sobre diversos aspectos da vida matemática que muitas vezes não são abordados durante a formação acadêmica. Os tópicos de discussão previstos na série de mesas redondas incluem temas como elaboração de projetos e de pareceres, organização de eventos, boas práticas acadêmicas, e docência, dentre outros.Esta atividade é co-organizada por Jaqueline G. Mesquita (UnB), Lorenzo J. Díaz (PUC-Rio) e Paolo Piccione (USP, São Paulo).