Em um esforço conjunto da SBMAC e da SBM, foi criada a Comissão de Gênero SBM/SBMAC com a seguinte missão:
Propor e divulgar iniciativas que estimulem a redução da diferença de gênero e que aumentem a diversidade entre as pessoas que atuam na área de matemática no Brasil.
Composição Atual:
- Celina Figueiredo (UFRJ)
- Denise Siqueira (UTFPR)
- Flávia Morgana de Oliveira Jacinto (UFAM)
- Luciana Aparecida Elias (UFJ)
- Maria Eulália Vares (UFRJ)
- Maria Joseane Felipe Guedes Macêdo (UFERSA)
- Miriam da Silva Pereira (UFPB)
- Sonia Pinto de Carvalho (UFMG)
- Sylvia Ferreira (UACSA/UFRPE)
Com o objetivo de propor medidas efetivas para a promoção da diversidade em eventos na área de Matemática, a Comissão de Gênero SBM/SBMAC elaborou um documento para auxiliar na organização de eventos com maior diversidade. Representantes do Comitê Temático Mulheres na Matemática Aplicada e Computacional participaram da elaboração do texto que pode ser acessado aqui.
A comissão anteriormente foi composta por: Adriana Neumann (UFRGS), Ana Shirley Ferreira da Silva (UFC), Christina Brech (USP), Cydara Cavedon Ripoll (UFRGS), Cintya Wink de Oliveira Benedito (Unesp), Dayse Haime Pastore (Cefet/RJ), Helena Nussenzveig Lopes (UFRJ), Jaqueline Godoy Mesquita (UnB), Maité Kulesza (UFRPE), Manuela da Silva Souza (UFBA), Maria Ehrhardt (UNICAMP), Nancy Garcia (UNICAMP), Simone Leal (UNIFAP), Socorro Rangel (UNESP) e Sueli Costa (UNICAMP).
Contato: generomat@gmail.com
Repositório de documentos
- Avaliação do perfil do gênero e raça dos estudantes de nível superior das instituições públicas e privadas do Brasil – Matemática e Estatística
- Regulamento da Comissão de Gênero e Diversidade da SBM e da SBMAC
- Carta aberta sobre a atual composição do CA de Matemática e Estatística do CNPq
- Resposta da SBM a carta sobre a atual composição do CA de Matemática e Estatística do CNPq
- Diretrizes para a composição, mandato e atuação da Comissão de Gênero Conjunta SBM/SBMAC