TYAN Thematic Workshops

O TYAN Thematic Workshops in Mathematics é formado por uma série de workshops que visa reunir matemático(a)s de grande renome internacional para discutir e promover matemática de alto nível nas diferentes subáreas e tópicos, sempre visando um balanço de gênero e diversidade regional, com um foco especial em países em desenvolvimento.

Estes eventos são organizados pela Sociedade Brasileira de Matemática juntamente com a TYAN (TWAS Young Affiliate Network), TWAS-LACREP (Latin America and the Caribbean Regional Partner of The World Academy of Sciences) e a Academia Jovem da Argentina. Também tem o apoio da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Mexicana de Matemática.

TYAN-Humboldt Workshop in Mathematics

No período de 02 a 06 de outubro de 2023 será realizado na Universidade de Brasília – UnB o evento “TYAN-Humboldt Workshop in Mathematics”, que visa reunir matemáticos de renome para discutir e promover a matemática de alto nível em diferentes áreas e disciplinas, com diversidade e equilíbrio geográfico.

O comitê científico deste evento conta com a participação do(a)s renomado(a)s matemático(a)s:

  • Artur Ávila (Universität Zürich e Impa)
  • Carlos Kenig (University of Chicago, USA)
  • Helena Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
  • Maria José Pacífico ( Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil)
  • Paolo Piccione (Universidade de São Paulo, Brasil)

O comitê organizador deste evento conta com a participação dos membros jovens afiliado(a)s da TWAS:

  • Aline Pinto (Universidade de Brasília, Brasil)
  • Janete Soares (Universidade de Brasília, Brasil)
  • Jaqueline Mesquita (Universidade de Brasília, Brasil), Coordenadora
  • Leandro Freitas (Universidade Federal do Piauí, Brasil)
  • Liliane de Almeida Maia (Universidade de Brasília, Brasil)
Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://sbm.org.br/humboldt-tyan/

Inscrições abertas em: https://sbm.org.br/humboldt-tyan/registration/

Edições anteriores:

As 5 edições anteriores do TYAN Thematic Workshops foram realizadas virtualmente.

A primeira edição na área de Sistemas Dinâmicos foi realizada no dia 28 de setembro de 2020 e contou com a participação dos seguintes palestrantes: Maria José Pacífico (UFRJ, Brasil), Andres Navas (USACH, Chile), Jose Ferran Valdez (UNAM, México) e Luna Lomonaco (IMPA, Brasil).

A segunda edição na área de Sistemas Dinâmicos não lineares e Equações com Retardos foi realizada no dia 26 de outubro de 2020 e contou com a participação dos seguintes palestrantes: Odo Diekmann (Utrech University, Holanda), Tibor Krisztin (Szeged University, Hungria), Jaqueline Mesquita (UnB, Brasil) e Guilherme Mazanti (INRIA, França).

A terceira edição na área de Álgebra foi realizada em 30 de novembro de 2020 e contou com a participação do(a)s seguintes palestrantes: Alicia Dickenstein (UBA, Argentina), Pavel Zalesski (UnB, Brasil), Luis Nuñez Betancourt (CIMAT, México) e Daniel Labardini (UNAM, México).

A quarta edição na área de Equações Diferenciais Parciais foi realizada no dia 27 de setembro de 2021 e contou com a participação do(a)s seguintes palestrantes: Felipe Linares (Impa), Claudio Muños (CMM – Chile), Edgard Pimentel (PUC-Rio) e Mariel Saez (PUC – Chile) .

A quinta edição na área de Geometria Diferencial foi realizada no dia 21 de fevereiro de 2022 e contou com a participação do(a)s seguintes palestrantes: Emilio Lauret (Universidad Nacional del Sur, Argentina), Emilio Lauret (Universidad Nacional del Sur, Argentina), Keti Tenenblat (UnB, Brasil) e Jimmy Petean (CIMAT, México).

A 6ª Edição –“TYAN Thematic Workshop in Mathematics and 1st Advanced School in Mathematics” foi realizada no período de 07 a 11 de novembro de 2022, na Universidade de São Paulo (Brasil), de forma presencial e online, reunindo matemáticos de renome para discutir e promover a matemática de alto nível em diferentes áreas e disciplinas, com diversidade e equilíbrio geográfico. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://sbm.org.br/tyan/