Horário | Segunda-feira 29/07/2024 |
Terça-feira 30/07/2024 |
Quarta-feira 31/07/2024 |
Quinta-feira 01/08/2024 |
Sexta-feira 02/08/2024 |
|||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
14h00 – 15h00 | Oséas SEDUC – PA AT7 – 160 |
Andréia IFPR AT7 -161 |
Thiago P. UFCAT AT7 – 164 |
Karla UnB AT7 – 165 |
Salvador UFSCar AT7 – 166 |
Aniura UFMG AT7 – 167 |
Diego L. IFRS AT7 – 168 |
Tulio FGV AT7 – 160 |
Brenda R. UNICAMP AT7 – 161 |
Carolina A. UNICAMP AT7 – 164 |
Marcio A. IFBA AT7 – 165 |
Márcia R. IFGAT7 – 166 |
Carmen UFSM AT 7 – 168 |
Atividades livres | Yuriko UFSCar AT7 – 160 |
Luccas UFMS AT7 – 161 |
Anna Lethycia UFMSAT7 -164 |
Paterlini UFSCarAT7 – 165 |
Cydara UFRGSAT7 – 166 |
Luiz Claudio UnB AT10 – 230 |
Leandro UFTPRAT 7 – 168 |
Fabiana/Júlia UFSCarAT7 – 160 |
Janaina UNEBAT7 – 161 |
Renata UNICAMPAT7 – 164 |
IslanitaUPEAT7 – 165 | Bella USPAT7 – 167 |
Cristina Colégio Santo Agostinho AT7 – 166 |
Éricles UNICAMP AT7 – 168 |
||||
15h00 – 16h00 | Oséas SEDUC – PA AT7 – 160 |
Andréia IFPR AT7 – 161 |
Thiago P. UFCAT AT7 – 164 |
Karla UnB AT7 – 165 |
Salvador UFSCar AT7 – 166 |
Aniura UFMG AT7 – 167 |
Diego L. IFRS AT7 – 168 |
Tulio FGV AT7 – 160 |
Brenda R. UNICAMP AT7 – 161 |
Carolina A. UNICAMP AT7 – 164 |
Marcio A. IFBA AT7 – 165 |
Márcia R. IFG AT7 – 166 |
Carmen UFSM AT 7 – 168 |
Yuriko UFSCar AT7 – 160 |
Luccas UFMS AT7 – 161 |
Anna Lethycia UFMS AT7 -164 |
Paterlini UFSCar AT7 – 165 |
Cydara UFRGS AT7 – 166 |
Luiz Claudio UnB AT10 – 230 |
Leandro UFTPR AT 7 – 168 |
Fabiana/Júlia UFSCar AT7 – 160 |
Janaina UNEB AT7- 161 |
Renata UNICAMP AT7- 164 |
Islanita UPE AT7 – 165 |
Bella USP AT7 – 167 |
Cristina Colégio Santo Agostinho AT7 – 166 |
Éricles UNICAMP AT7 – 168 |
|||||
16h00 – 16h30 | Intervalo | |||||||||||||||||||||||||||||||
16h30-18h00 | Oséas SEDUC – PA AT7 – 160 |
Andréia IFPR AT7 – 161 |
Thiago P. UFCAT AT7 – 161 |
Karla UnB AT7 – 165 |
Aniura UFMG AT7 – 167 |
Diego L. IFRS AT7 – 168 |
Tulio FGV AT7 – 160 |
Brenda R. UNICAMP AT7 – 161 |
Carolina A. UNICAMP AT7 – 164 |
Marcio A. IFBA AT7 – 165 |
Carmen UFSM AT 7 – 168 |
Luccas UFMS AT7 – 161 |
Anna Lethycia UFMS AT7 -164 |
Paterlini PUCPR AT7 – 165 |
Cydara UFRGS AT7 – 166 |
Luiz Claudio UnB AT10 – 230 |
Leandro UFTPR AT 7 – 168 |
Programação diária
Segunda-feira – 29/07/2024
Horário/Local | Ministrante: Oséas Guimarães Ferreira Neto Autores: Oséas Guimarães Ferreira Neto, Tatiana do Socorro Coutinho Reis e Antônio Alencar dos Santos Júnior Instituição: Secretaria de Estado de Educação do Pará |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 160 | Título: Explorando a matemática de forma lúdica para crianças com transtorno do espectro autista no ensino fundamental anos finais Resumo: A oficina “Explorando a Matemática de Forma Lúdica” foi desenvolvida com o objetivo de oferecer uma abordagem inclusiva e estimulante para o ensino de matemática a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino fundamental anos finais. A oficina é dividida em dois momentos, cada um com duas horas de duração, proporcionando um ambiente acolhedor e gradual para a exploração de conceitos matemáticos. A metodologia adotada enfatiza o uso de atividades práticas, jogos e recursos visuais para promover a compreensão e o engajamento dos participantes. |
Horário/Local | Ministrante: Andréia Araújo de Farias Aquino Autoras: Andréia Araújo de Farias Aquino, Yoshie Luciana Tsuchiya e Thiago Vieira da Silva Instituição: Instituto Federal do Paraná |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 161 | Título: Mosaicos de Escher: um encontro entre a arte e a matemática Resumo: Neste trabalho, propomos uma oficina em que os participantes irão utilizar algumas técnicas do artista holandês Maurits Cornelis Escher para compor obras de artes visuais. Para que as técnicas possam ser compreendidas e aplicadas, serão abordados os conceitos matemáticos de polígonos regulares e suas propriedades e de isometrias no plano. O uso das cores para criar contrastes e sensação de profundidade também serão trabalhados. A oficina tem por objetivos oportunizar os participantes a compreenderem melhor os conceitos matemáticos abordados por meio das atividades práticas, atribuindo-lhes significado e vislumbrar possibilidades de interdisciplinaridade entre a Arte e a Matemática. |
Horário/Local | Ministrante: Thiago Porto de Almeida Freitas Autores: Henrique Marins Carvalho e Thiago Porto de Almeida Freitas Instituição: Universidade Federal de Catalão |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 164 | Título: Mentalidades matemáticas: possibilidades de tarefas visuais e abertas para aula de matemática Resumo: Os avanços recentes da neurociência refutam a ideia de que a matemática não é para todas as pessoas, isto é, de que seria preciso ter um dom específico para aprender matemática em altos níveis. A pesquisadora Jo Boaler, da Universidade de Stanford, apoiada nesses resultados, em conjunto com mais colaboradores, apresenta a abordagem Mentalidades Matemáticas como um caminho para ressignificar o ensino e a aprendizagem matemática na sala de aula. Nesse contexto, a presente oficina busca oferecer aos participantes vivências em tarefas de matemática que possibilitem o contato com os princípios da referida abordagem. Esperamos que, ao final, os participantes sintam-se encorajados em mudar a sua prática docente na aula de matemática, bem como instigados em aprofundar os estudos na área. |
Horário/Local | Ministrante: Karla Vanessa Gomes dos Santos Autores: Karla Vanessa Gomes dos Santos, Ellen Michelle Barbosa de Moura, Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal, Geraldo Eustáquio Moreira e Lygianne Batista Vieira Instituição: Universidade de Brasília |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 165 | Título: Educação matemática inclusiva. O caderno quadriculado como dispositivo de inclusão nas aulas de matemática Resumo: A oficina proposta tem como temática “O uso do caderno quadriculado como dispositivo de inclusão nas aulas de Matemática” e objetiva estabelecer relação entre as atividades matemáticas realizadas na escola e o registro delas no caderno quadriculado, visando aumentar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes em relação à Matemática, nesse caso a multiplicação. Para isso, discute-se, por meio de atividades práticas, como introduzir, aprofundar e consolidar a multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Imbricado a essas ações sugere o registro no caderno quadriculado como mais um meio intencional de diversificar materiais e incluir os estudantes de modos diversificados. Assim, argumentamos que o caderno quadriculado, torna-se um dispositivo de inclusão nas aulas de Matemática, pois sua abordagem visual estimula a criatividade e a resolução de problemas por meio da compreensão do sistema decimal e sua característica posicional, visto que seu layout favorece a construção de conceitos matemáticos e amplia as formas de registros. Como resultados espera-se que os docentes, participantes da oficina, dialoguem e sintam-se instigados a aprofundar os conhecimentos sobre o uso do caderno quadriculado e incluam ou ampliem sua utilização de modo intencional nas aulas de Matemática. |
Horário/Local | Ministrante: José Antonio Salvador Autores: Bianca Alves Fonseca e José Antonio Salvador Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 16h00 AT 7 – 166 | Título: Explorando as potencialidades da Torre de Hanói Resumo: O objetivo da oficina é desafiar os participantes a explorar a lenda histórica e as regras dos movimentos possíveis dos anéis (discos) nas três torres do jogo Torre de Hanoi, a construção geométrica e as relações matemáticas envolvidas. Eles serão incentivados a testar diferentes movimentos com um número específico de anéis para determinar o número mínimo necessário para resolver o desafio. O trabalho em equipe será promovido, permitindo que os participantes compreendam as regras, discutam estratégias e compartilhem ideias para resolver os problemas de forma eficiente. Para auxiliá-los, uma Torre de Hanói física e/ou virtual, juntamente com uma ficha de atividades orientadora serão fornecidas contendo perguntas que os levarão a refletir sobre os possíveis movimentos dos anéis nas torres, as estratégias empregadas e a fórmula de recorrência que determina o número mínimo de movimentos, sempre respeitando as regras do desafio. Além disso, serão exploradas as conexões da Torre de Hanoi com a Teoria dos Grafos e o Triângulo de Sierpinski, ampliando o contexto e enriquecendo a compreensão dos participantes sobre o tema. |
Horário/Local | Ministrante: Aniura Milanés Barrientos Autora: Aniura Milanés Barrientos Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 167 | Título: Matemática em Python. uma introdução ao ecosistema científico de Python Resumo: O ecosistema científico de Python é cada vez mais utilizado como apoio a atividade matemática e também ao seu ensino e aprendizagem. Esta oficina traz uma pequena mostra das possibilidades desses recursos através de notebooks Jupyter estruturadas na forma de tutoriais. Com isto, visamos estimular os participantes a continuar aprofundando no tema de acordo com seus interesses e particularmente a considerar o uso de Python nas aulas de matemática no Ensino Médio. |
Horário/Local | Ministrante: Diego Lieban Autor: Diego Lieban Instituição: Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Bento Gonçalves |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 168 | Título: Matemática maker com Genius Square – do jogar ao fazer: uma prática para fomentar o desenvolvimento do pensamento combinatório e geométrico-espacial Resumo: Nesta oficina, apresentaremos e jogaremos o jogo GENIUS SQUARE e discutiremos algumas possibilidades didáticas para seu uso, sob os vieses da Análise Combinatória e Geometria Espacial. Após o momento da apresentação e aplicação do jogo, seguido por discussões específicas iniciais a partir de seu uso, mostraremos como os materiais podem ser modelados a partir de recursos digitais (Tinkercad, GeoGebra e outros) a fim de obter o modelo do jogo no formato para ser impresso em 3D, cortado na cortadora laser ou mesmo produzido com material de baixo-custo. |
Terça-feira – 30/07/2024
Horário/Local | Ministrante: Tulio Koneçny Autores: Tulio Koneçny, Wagner Eduardo e Guilherme Goedert Instituição: Fundação Getúlio Vargas |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 160 | Título: Jogos educacionais de matemática: uma proposta para os ensinos fundamental e médio Resumo: Esta oficina tem como objetivo a divulgação de conjunto materiais de ensino de matemática autoral criado por Tulio Koneçny durante seu TCC e a desenvolvimento metodológico (em andamento em seu mestrado) para avaliação da efetividade destes materiais, com foco em escolas públicas brasileiras. Este conjunto é composto por jogos de cartas e de tabuleiro que estimulam a descoberta e exercício de conceitos matemáticos, auxiliando assim tanto no ensino de matemática quanto na fixação do conteúdo. Para o desenvolvimento foram considerados como fatores essenciais: jogabilidade, estética, replicabilidade e baixo custo de produção. |
Horário/Local | Ministrante: Brenda Reche Graff Autores: Brenda Reche Graff, Caroline Silva e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 161 | Título: Desenvolvendo o conhecimento especializado no âmbito da representação de quantidades e escrevendo textos instrucionais Resumo: O MTSK foca-se no conhecimento especializado do professor de matemática para que os seus alunos entendam. Já o discurso matemático compreende a aprendizagem matemática como a aquisição de uma forma específica de discurso. Nesta comunicação, realiza-se uma discussão que aponta correspondências entre alguns dos subdomínios do MTSK com as categorias do discurso matemático, utilizando exemplos acerca do tópico decomposição dos números naturais. Espera-se que a partir dessas semelhanças e da conceitualização de Tarefas para a Formação, possamos alavancar o conteúdo do conhecimento matemático dos participantes da pesquisa para que estes possam promover o discurso matemático escolar. Devido as similaridades encontradas, outras pesquisas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de validar o que já foi discutido, além de buscar outras possíveis aproximações. |
Horário/Local | Ministrante: Caroline Almeida Souza Silva Autores: Caroline Almeida Souza Silva, Brenda Reche e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 164 | Título: Rotacionando cartas: uma tarefa interpretativa especializante Resumo: O Conhecimento Interpretativo fundamenta a prática profissional do professor de matemática relacionada a interpretar, atribuir significado e propor feedback às produções dos alunos, mesmo aquelas que são incorretas ou não usuais, mas para isso é requerido do professor um conhecimento matemático especializado. Esse conhecimento não se desenvolve na prática de sala de aula, pelo que se torna necessário um contexto formativo com esse fito, sendo que se considera que a formação tem de oportunizar aos (futuros) professores vivenciarem situações baseadas na prática, por meio da implementação e discussão de tarefas. Denominamos essas tarefas para a formação de Tarefas Interpretativas, pois possibilitam o desenvolvimento do Conhecimento Interpretativo. Nesta oficina, a partir de uma tarefa para os alunos no âmbito da transformação geométrica isométrica rotação, iremos desenvolver o conhecimento interpretativo dos participantes e discutir as formas de implementação da tarefa que potenciam a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos. |
Horário/Local | Ministrante: Marcio Antonio Souza Paim Autores: Marcio Antonio Souza Paim, Maria Raidalva Nery Barreto e Marcelo Pereira Instituição: Instituto Federal da Bahia |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 165 | Título: A lógica de Hitchcock: investigando a validade de argumentos por meio de sequências do filme Vertigo Resumo: Essa oficina pretende investigar validade de argumentos lógicos mediante três sequências de cenas do filme Vertigo, de Alfred Hitchcock. Diante dessa sequência de cenas específicas do suspense cinematográfico, busca-se determinar a validade de um argumento lógico pela tabela verdade. Ao assisti-las, cada participante deverá completar uma tabela para cada cena, atribuindo um valor lógico V(Verdadeiro) ou F(Falso) para uma proposição simples que representa o que ele observa no filme. Espera-se que essa atividade auxilie no desenvolvimento do raciocínio lógico, compreendendo o significado de um argumento e do pensamento lógico matemático, criando condições para a aprendizagem matemática. |
Horário/Local | Ministrante: Márcia Rodrigues Leal Autores: Márcia Rodrigues Leal, Mayra Camelo Madeira de Moura, Raimunda de Oliveira e Cleyton Hércules Gontijo Instituição: Instituto Federal de Goiás |
14h00 – 16h00 AT 7 – 166 | Título: Oficina para o estímulo de criatividade em geometria: explorando os poliedros de Platão com o cubo Sonobe Resumo: A oficina tem como objetivo desenvolver o pensamento geométrico a partir da construção de figuras por meio de origami, bem como instigar a imaginação, a criatividade, a concentração e a paciência. O foco é a manipulação e a análise dos Poliedros de Platão, construindo o Cubo Sonobe. Este cubo é um origami modular, contendo peças iguais que se encaixam. Esta atividade será conduzida em 2 horas dentro do modelo proposto por Gontijo (2023) de Oficinas de Pensamento Crítico e Criativo em Matemática. Espera-se com a realização da oficina provocar nos participantes o envolvimento com a construção de formas geométricas tridimensionais, incentivando-os na exploração, na curiosidade, na formulação de hipóteses, na variedade de soluções, na originalidade, na flexibilidade, na investigação matemática e no desenvolvimento da Criatividade em Geometria segundo Leal (2023). |
Horário/Local | Ministrante: Carmen Vieira Mathias Autores: Carmen Vieira Mathias, Andressa Paula Wrzesinski, Quendra Silva Cartier Laranjeira e João Ygor Dias Cardoso Instituição: Universidade Federal de Santa Maria |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 168 | Título: Modelagem matemática 3D com Tinkercad Resumo: A matemática, em geral, é reconhecida por sua natureza teórica e abstrata. No entanto, ao lidar com conceitos de Cálculo de várias variáveis ou de Geometria Espacial, é comum que tanto alunos quanto professores representem as superfícies e as formas geométricas espaciais no plano, seguindo a abordagem tradicional. Alguns docentes, no entanto, optam por auxiliar na visualização de alguns conceitos, utilizando materiais manipulativos ou modelos matemáticos disponíveis em softwares de matemática dinâmica. Considerando o avanço das tecnologias, a impressão 3D tem ganhado destaque na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a proposta desta oficina orientar o processo de construção de modelos a serem impressos em 3D utilizando o aplicativo Tinkercad. Durante a oficina, pretende-se discutir a matemática envolvida na impressão 3D, construir modelos e imprimi-los. |
Quinta-feira – 01/08/2024
Horário/Local | Ministrante: Yuriko Yamamoto Baldin Autores: Yuriko Yamamoto Baldin e Guillermo Antonio Lobos Villagra Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 16h00 AT 7 – 160 | Título: Atividades com números binários e pensamento computacional em nível de ensino fundamental Resumo: Este texto apoia uma oficina desenvolvida por meio de um roteiro sequenciado de atividades práticas que desenvolvem o pensamento computacional para estudantes do Ensino Fundamental II, a partir do 7o. ano. A oficina exige um mínimo de pré-requisitos e trabalha de forma lúdica e manipulativa o conceito de Números Binários. A oficina foi testada num projeto de Iniciação Científica Junior em Matemática do Ensino Fundamental (Processo No.23112.045111/2023-88, DM-UFSCar), e constitui uma sugestão de atividades para os cursos de formação inicial e continuada de professores de Matemática, dentro da orientação curricular atualizada com tendências metodológicas alinhadas a BNCC. |
Horário/Local | Ministrante: Luccas Vinicius da Silva Araújo Autores: Luccas Vinicius da Silva Araújo, Lucas Caceres Rojas, Kevelyn Desiree Ortega de Arruda, Lucas de Melo Santos, Pettrick Monteiro Santos, Brunna Maria Barôa de Oliveira e Adriana Aparecida Molina Gomes Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 161 | Título: Jogos de tabuleiro Resumo: Este projeto visa utilizar jogos de tabuleiro como ferramentas pedagógicas para ensinar matemática, reco-nhecendo seu potencial no desenvolvimento de habilidades como autonomia, criatividade, colaboração e resolução de problemas. Dividido em duas etapas – conhecimento dos jogos e elaboração de atividades – o trabalho envolveu a seleção e o estudo de diversos jogos, como Contig 60, Halma, Reverse… O objetivo de compreender suas regras, identificar elementos matemáticos e explorar maneiras de produzi-los com materi-ais recicláveis para uso em sala de aula. Na fase de aplicação, os jogos Contig 60 e Halma foram introduzi-dos em turmas do ensino fundamental, desde a apresentação até a resolução de situações-problemas. Os resultados mostraram um impacto positivo significativo, com melhorias notáveis nas notas dos alunos e au-mento da motivação, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. A introdução dos jogos trouxe um novo entusiasmo para o processo de aprendizagem, destacando o sucesso das aplicações e ressaltando a eficácia da inclusão de jogos de tabuleiro como estratégia educacional. Essa abordagem não apenas aprimorou o domínio dos acadêmicos, mas também enriqueceu as habilidades sociais e cognitivas dos alunos, demonstrando a importância da aprendizagem contextualizada e dinâmica. |
Horário/Local | Ministrante: Anna Lethycia de Almeida Lira Autores: Anna Lethycia de Almeida Lira, Carolini Carvalho Nascimento, Débora de Brito Mateus, Flávia de Melo Leite, Jeniffer Francisca dos Santos, Lucas Barreto Gomes, Mônica Oliveira da Silva, Anne Ellen Fernandes Rocha, Gilberto Rodrigues dos Santos e Carlos Antonio Tomarozzi Instituição: Instituição: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 164 | Título: Matemágica: na matemática tem mágica? Resumo: A utilização de materiais lúdicos para o ensino da Matemática tem uma boa aceitação por parte dos estudantes e professores como complemento às aulas, em particular as atividades conhecidas como “matemágicas”. Baseados em truques, macetes e desafios com cálculos atraentes ou rápidos, podem se tornar um veículo motivador para o processo de ensino-aprendizagem. Por outro lado, na maioria dos casos, o raciocínio lógico envolvido não é completamente explorado, deixando um potencial importante de relevância matemática escondida. O grupo PET Matemática (PETMAT), vinculado ao curso de Matemática do Campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL), têm explorado estas ideias aplicando-as em atividades de ensino, apresentadas nesta oficina. |
Horário/Local | Ministrante: Roberto Ribeiro Paterlini Autor: Roberto Ribeiro Paterlini Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 165 | Título: Enumeração de moléculas pelo método de Pólya-Redfield Resumo: Uma das aplicações mais simples do método de enumeração de Pólya-Redfield é a classificação de isômeros de moléculas que têm como modelo uma figura geométrica com simetrias. Nesta oficina explicaremos como o método funciona atuando diretamente em moléculas que têm como base a geometria do eteno. Outros exemplos serão encaminhados. |
Horário/Local | Ministrante: Cydara Cavedon Ripoll Autoras: Cydara Cavedon Ripoll, Franciele Marciane Meinerz Wermann, Vanessa Pacheco Blumberg e Luisa Rodriguez Doering Instituição: |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 166 | Título: Interlocução da construção formal dos inteiros com o Ábaco dos Inteiros, concreto e virtual, e com os Tijolos Táteis Resumo: Nesta oficina serão apresentadas as ferramentas Ábaco (físico) dos Números Inteiros, Ábaco Virtual dos Números Inteiros, que servem de recurso para convidar estudantes a refletir sobre números inteiros e a criar conjecturas sobre suas operações, por exemplo descobrindo e deduzindo as regras de sinais. A seguir, com o mesmo potencial, será apresentada a ferramenta Tijolos Táteis, material tátil que se revela acessível também a estudantes com deficiência visual em uma sala de aula comum, possibilitando, assim, uma efetiva inclusão. Pretende-se discutir com os participantes propostas que oportunizem desafios com esses materiais. Além disso, será apresentada e discutida a estreita relação entre a construção formal do conjunto dos números inteiros e cada uma dessas ferramentas, enaltecendo-as como ferramentas com a potencialidade de ressaltar aspectos elementares dessa construção, bem como as propriedades das operações com números inteiros. Essa estreita relação evidencia um elo entre a matemática abordada na formação inicial do professor e a matemática ensinada na escola. Este minicurso é apoiado no ebook [7] e na dissertação de Mestrado [1]. |
Horário/Local | Ministrante: Luiz Claudio Pereira Autor: Luiz Claudio Pereira Instituição: Universidade de Brasília |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT10 230 | Título: Integrais triplas: uma abordagem computacional com o Maple Resumo: A presente oficina, com duração de $4$ horas, pretende, a partir de problemas propostos, desenvolver, de forma interativa, com o uso do Maple, a resolução de integrais triplas por meio do Teorema de Fubini. Primeiro, com o Maple, construir-se-á o sólido $\Omega \subset \mathbb{R}^{3}$ referido no problema proposto. Após, examinar-se-á a situação, decidindo que projeção é mais conveniente. Por fim, instruir-se-á o programa a efetuar ordenadamente as integrais repetidas pertinentes. Espera-se que a presente oficina, embora de caráter elementar, estimule e incentive os participantes a usar o Maple como ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem; particularmente, no estudo de integrais triplas. |
Horário/Local | Ministrante: Leandro Charava Autor: Leandro Charava Instituição: Universidade Tecnologica Federal do Paraná |
14h00 – 16h00 e 16h30 – 18h00 AT 7 – 168 | Título: Funções básicas do Geogebra para análise de funções trigonométricas simples Resumo: A trigonometria é uma área da matemática muito presente no currículo do ensino médio que muitas vezes a apresentação de seu conteúdo nessas turmas apresenta desafios de compreensão para os estudantes, desde a exploração do triângulo retângulo até suas relações com as funções trigonométricas, especialmente devido à sua natureza abstrata e à falta de aplicação prática, estando normalmente ligada a memorização de fórmulas, e com um ensino mecanizado e sem contextualização. Em paralelo compreender e abordar as dificuldades no ensino atual requer uma reflexão profunda sobre a atualização das práticas pedagógicas, e em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia, o uso das tecnologias torna-se uma grande aliada em cativar o interesse dos estudantes e dinamizar os momentos em sala de aula. Nessa perspectiva, a utilização de ferramentas tecnológicas pode ser uma estratégia para tornar o ensino mais significativo, com isso a oficina “Funções básicas do Geogebra para análise de funções trigonométricas simples” propõe uma abordagem utilizando-se do software Geogebra como uma ferramenta pedagógica, e suas funções básicas para compreensão mais intuitiva dos conceitos básicos da trigonometria, promovendo uma visualização dinâmica, interativa e sequencial do conteúdo. |
Sexta-feira – 02/08/2024
Horário/Local | Ministrantes: Fabiana Santos Cotrim e Júlia Silva Silveira Borges Autoras: Fabiana Santos Cotrim e Júlia Silva Silveira Borges Instituição: Universidade Federal de São Carlos |
14h00 – 16h00 AT 7 – 160 | Título: Vetores na formação matemática de estudantes da educação básica: possibilidades nas temáticas de localização e movimentação no espaço Resumo: Esta oficina tem como objetivo ampliar e ressignificar a compreensão de como os conceitos de direção, sentido e intensidade estão presentes no trabalho que o professor desenvolve em diferentes etapas da Educação Básica, especificamente nas temáticas de localização e movimentação, por meio da exploração e discussão de atividades usando modelos concretos, que podem ser trabalhadas com estudantes. |
Horário/Local | Ministrante: Janaina Aparecida Cazita Autores: Janaina Aparecida Cazita, Helena Iwamoto, Sandra Menezes e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 16h00 AT 7 – 161 | Título: Atribuindo sentido à medida de uma distância como um fenômeno Resumo: A qualidade das aprendizagens matemáticas dos alunos é uma discussão antiga, que usualmente, está associ-ada aos resultados obtidos nos testes nacionais e internacionais. No entanto, várias pesquisas têm mostrado que, para melhorar a qualidade dessas aprendizagens e, consequentemente, os resultados dos alunos, o pro-fessor e o seu conhecimento assumem um papel central, uma vez que, além de ensinar a fazer, é urgente que se discuta o como e o porquê de se fazer de determinada forma. |
Horário/Local | Ministrante: Renata Tarossi Borin Recchia Autores: Renata Tarossi Borin Recchia, Ligia Espitti, Mariana Correa, Sandra Menezes, Alessandra Almeida e Miguel Ribeiro Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 16h00 AT 7 – 164 | Título: Regularidades de repetição: entendendo a estrutura matemática das regularidades de repetição como elemento central de atribuição de significado aos padrões Resumo: Os alunos apresentam dificuldades no entendimento da matemática e isso é um reflexo das práticas e exercícios mecanizados e sem sentido para os alunos. Para a melhoria da qualidade das aprendizagens matemáticas é fundamental desenvolver o conhecimento especializado do professor, possibilitando que os alunos entendam matemática e os permitam desenvolver formas de Pensar Matematicamente. Esta oficina tem como objetivo ampliar o conhecimento especializado do professor, na perspectiva do Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge, no âmbito das regularidades de repetição. Discutiremos uma Tarefa para a Formação que tem como gênese uma proposta para a sala de aula que potencializa a generalização matemática. |
Horário/Local | Ministrante: Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque Lima Autora: Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque Lima Instituição: Universidade de Pernambuco – Mata Norte |
14h00 – 16h00 AT 7 – 165 | Título: Explorando as construções geométricas através da história da razão áurea Resumo: Este estudo surge a partir de um olhar histórico para as construções geométricas relacionadas a razão áurea, assim podemos refletir como as construções do triângulo áureo utilizando régua e compasso podem proporcionar um novo caminho para o ensino de geometria, que aliada à história da matemática irá auxiliar na compreensão de conteúdos matemáticos. Desse modo, iremos mostrar como sucedeu o surgimento da razão áurea, apresentamos a definição de um segmento áureo, além de exibir como as construções geométricas estão associadas a razão áurea. Trazemos como resultado uma alternativa para o desenvolvimento das construções geométricas a partir de aspectos da história da matemática que estão associados ao triângulo áureo utilizando régua e compasso. Tal iniciativa poderá permitir que professores e estudantes de licenciaturas em matemática ampliem suas expectativas em realizar trabalhos extras em sala de aula. |
Horário/Local | Ministrante: Bella Rocxane Martins Figliaggi e Lucas Hideo Maekawa Autores: Bella Rocxane Martins Figliaggi e Bian Zheng Instituição: |
14h00 – 16h00 AT 7 – 167 | Título: Fractais, desenhe seus próprios! Um convite para experimentar e criar complexidade do nosso mundo através das lentes dos fractais Resumo: Fractais, caracterizados por sua geometria complexa e apelo artístico, serão apresentados de forma acessível, via Sistema de Funções Iteradas de contrações lineares e translações na reta e no plano. Com softwares os estudantes poderão desenhar e gerar suas próprias imagens fractais. |
Horário/Local | Ministrante: Cristina Ferreira de Sá Tavares Autora: Cristina Ferreira de Sá Tavares Instituição: Colégio Santo Agostinho |
14h00 – 16h00 AT 7 – 166 | Título: Gamificação e cálculo algébrico. Jogos para o ensino fundamental Resumo: O objetivo da oficina é apresentar duas atividades gamificadas para o ensino de cálculo algébrico no ensino fundamental utilizando técnicas de jogos populares, sendo uma delas a formação de quartetos de cartas e a outra, uma disputa similar a um par ou ímpar. Em ambas as propostas, associa-se o cálculo mental e o cálculo algébrico para desenvolver a habilidade de manipulação algébrica, além de possibilitar um ambiente cooperativo de aprendizagem. |
Horário/Local | Ministrante: Éricles Antônio Aquiles Barbosa Lima Autor: Éricles Antônio Aquiles Barbosa Lima Instituição: Universidade Estadual de Campinas |
14h00 – 16h00 AT 7 – 168 | Título: Prova interativa de teoremas em Lean 4: aspectos teóricos e práticos Resumo: Este minicurso é voltado à introdução do Lean 4 como uma ferramenta para uso no dia-a-dia do matemático. São apresentadas as bases e uma fundamentação teórica e histórica do campo de prova automática de teoremas, seguidamente das bases para a programação em Lean em particular. Por fim são mostrados projetos matemáticos de sucesso que usam Lean, e seram passadas ideias de como utilizar o Lean 4 para provas automáticas de teoremas no seu dia-a-dia e como isso pode auxiliar o matemático (puro ou aplicado) praticante. |