A SBM lamenta o sequestro de Elizabeth Tsurkov, filha do pesquisador Arkady Tsurkov, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele é professor do Departamento de Matemática, na área de Álgebra Não-Comutativa, e está radicado na instituição desde 2014.
Uma milícia do Iraque ligada ao grupo libanês Hezbollah sequestrou Elizabeth, que possui cidadania israelense, em um café em Bagdá, em março. O caso, todavia, veio à tona somente na última quarta-feira (5) após o governo de Israel se manifestar publicamente.
Nascida na Rússia, Elizabeth cresceu em Israel, onde serviu as Forças Armadas, e trabalhou em um grupo humanitário na Faixa de Gaza. Mudou-se para os Estados Unidos posteriormente, onde cursa a Universidade de Princeton.
Elizabeth viajou ao Iraque para desenvolver uma tese em sua linha de pesquisa acadêmica, já que é PhD em Cultura Árabe.
Em comunicado à imprensa, o Primeiro-Ministro de Israel confirmou que a filha do Professor Tsurkov está viva.
A última conversa de Elizabeth com o pai data de meados de março. Arkady tentou entrar em contato com a filha por várias vezes sem sucesso ao longo do período e só se deu conta de toda a situação pela imprensa russa.
A SBM se solidariza com os apelos do colega matemático Professor Arkady Tsurkov, da UFRN. Esperamos que uma solução seja encontrada o mais breve possível, e que Elizabeth possa ser resgatada com segurança.