Mágica, jogos e exposições divertidas integram programação da XI Bienal de Matemática em São Carlos

Evento da SBM ocorre de 29 e julho a 2 de agosto e conta com atividades amplas e diversificadas para todos os públicos 

A Bienal volta ao estado de São Paulo após mais de dez anos | Foto: Reprodução

Complicada, desafiadora e até odiada por muitos, a Matemática vai ter sua percepção transformada pela XI Bienal, que apresentará a disciplina de maneira criativa e envolvente. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ocorre de 29 de julho a 2 de agosto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A programação diversa inclui mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, palestras e minicursos, projetados para agradar a todos os públicos, desde crianças até pesquisadores.

Além de debater os sete “Problemas do Milênio” do Instituto Clay, que são questões matemáticas extremamente complexas e ainda não resolvidas, a Bienal deste ano abordará temas atuais como a Matemática como ferramenta de inclusão, a convivência nas escolas, a formação de professores, entre outros. A relevância destes temas é particularmente alta se considerarmos que o Brasil figura nas últimas posições do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA). 

Esse cenário, segundo Jaqueline Godoy Mesquita, Presidente da  SBM, destaca a importância do evento cuja missão é melhorar o ensino de Matemática em todos os níveis.

A 11ª Bienal de Matemática é uma oportunidade única para explorar e celebrar a matemática de uma maneira que vai além das fórmulas e teorias. Nosso objetivo é mostrar a beleza e a aplicabilidade da matemática de forma criativa e acessível, inspirando todos a descobrir o quanto essa disciplina pode ser fascinante e relevante em nossas vidas”, afirma a Presidente.

A Presidente da SBM estará presente na XI Bienal | Foto: SBM

Entre as atividades que exploraram abordagens inovadoras, e que devem atrair especial atenção, estão: oficinas de Jogos Educacionais de Matemática, Gamificação, Observando o Céu e Matematicando, Matemateca, entre outros. Esta última é uma exposição do acervo de “objetos matemáticos” do Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) que poderão ser exploradas, incentivando uma aprendizagem experimental e interativa.

Outro destaque é a oferta de atividades especialmente voltadas para alunos do Ensino Médio, incluindo a exposição “Mágicas com Fundamentação Matemática”. Nela, os professores João Carlos Vieira Sampaio e Pedro Luiz Aparecido Malagutti, da UFSCar, irão explorar como a matemática se entrelaça com a arte da mágica, revelando que, no cerne de cada truque, reside um princípio matemático esperando para ser descoberto. 

A programação da 11ª Bienal de Matemática foi cuidadosamente elaborada para atender a todos os públicos, oferecendo atividades que vão desde oficinas interativas até palestras inspiradoras. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência rica e diversificada, onde cada participante possa descobrir e se apaixonar pela matemática de formas inovadoras e envolventes“, afirma César Rogério de Oliveira, coordenador da XI Bienal de Matemática.

Qualquer pessoa pode participar do evento, bastando se inscrever no local. Os valores variam de acordo com a categoria do inscrito (aluno de educação básica, aluno de graduação, aluno de pós-graduação, professores da educação básica e professores da educação superior) e associados da SBM têm desconto na inscrição. O público interessado que não se enquadra nas categorias anteriores pode acompanhar as atividades gratuitamente. A programação completa está disponível no site da XI Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática.

Destaques do Evento:

Mágicas interativas com fundamentação matemática: descubra os segredos por trás dos truques de mágica e veja como a matemática pode tornar o impossível possível. Todos os dias, das 8h30 às 12h e  das 14h às 18h30, na Biblioteca Comunitária.

Matemática marker com Genius Square : mergulhe em um universo de jogos, quebra-cabeças e materiais pedagógicos que mostram como a matemática pode ser divertida e envolvente. Dia 29/07 das 14h às 16h e das 16h30 às 18h, no prédio AT 7, sala 168.

Observando o céu e matematicando: olhe para o céu de uma nova maneira e veja como a matemática está presente nas estrelas, planetas e além. Dia 01/08 das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30, no Observatório.

Explorando a matemática de forma lúdica para crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma oficina especial que utilizará métodos lúdicos para tornar a matemática acessível e divertida para todos. Dia 29/07 das 14h às 16h e das 16h30 às 18h, no prédio AT 7, sala 160.

Jogos educacionais de matemática: descubra como os jogos podem transformar o aprendizado da matemática em uma aventura emocionante. Dia 30/07 das 14h às 16h e das 16h30 às 18h, no prédio AT 7, sala 160.

Jogos de tabuleiro: venha jogar e aprender com clássicos e novos jogos de tabuleiro que desafiam o raciocínio lógico e estratégico. Dia 01/08 das 14h às 16h e das 16h30 às 18h, no prédio AT 7, sala 161.

Gamificação e cálculo algébrico: explore como a gamificação pode tornar o cálculo algébrico mais atraente e compreensível para os estudantes do ensino fundamental. Dia 02/08 das 14h às 16h no prédio AT 7, sala 166.

XI Bienal de Matemática da SBM

Data: 29 de julho a 2 de agosto

Local: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Endereço: Rodovia Washington Luís, km 235 – São Carlos/SP 

Credenciamento para imprensa: com Leonardo Zacarin, Assessor de Comunicação: (16) 99151-5648 (telefone ou WhatsApp).