Sociedades de Matemática realizam Encontro Conjunto entre Brasil e China

Sediado em Foz do Iguaçu, evento está com chamada aberta para propostas de sessões temáticas

Em 2023, o Brasil mais uma vez será sede de um grande evento matemático internacional. Entre os dias 17 e 21 de julho, em Foz do Iguaçu, no Paraná, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e a Sociedade Chinesa de Matemática (CMS), realizarão o Encontro Conjunto de Matemática entre Brasil e China.

O objetivo do encontro é fortalecer as conexões brasileiras com a comunidade matemática chinesa, considerada uma parceira estratégica para o século XXI. Durante os cinco dias de Encontro, a programação contará com palestras plenárias, sessões de convidados e uma mesa-redonda sobre oportunidades de financiamento. Além das atividades, a iniciativa visa que os participantes realizem discussões informais e também que o ambiente possa fomentar o estímulo de futuros projetos de pesquisa e intercâmbio entre os países.

Já está aberta a chamada para submissão de propostas para as sessões temáticas para o evento. A apresentação antecipada de boas propostas é incentivada, uma vez que estas serão aprovadas regularmente antes do prazo para que os palestrantes da sessão possam ser convidados com tempo suficiente para fazer os arranjos de viagem e financiamento. Os detalhes das submissões podem ser conferidos no site do evento.

A lista de palestrantes deverá incluir matemáticos do Brasil e da China, e cada sessão especial será composta de oito a 12 palestras de 30 minutos, distribuídas em slots de no máximo 4 palestras cada. Será dada preferência para propostas cuja lista de palestrantes sugeridos represente diversidade em todos os aspectos. A chamada, que foi estendida até o dia 15 de fevereiro, terá o aviso de aceitação com prazo entre os dias 30 de janeiro e o dia 28 do próximo mês.

O evento terá como patrocinadores o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Fundação Araucária, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Datas importantes:

Submissão de propostas para sessões temáticas: até 15/2/2023
Aceite das submissões: até 25/2/2023
Submissão de resumos/pôsteres: de 1/2/2023 a 1/3/2023
Aceite dos resumos: até 1/4/2023
Inscrições antecipadas: de 1/3/2023 a 1/6/2023
Inscrições: a partir de 1/6/2023
Evento: 17 a 21/7/2023