Presidente da SBM é reeleito membro do Comitê Executivo da IMU

Mandato de Paolo Piccione foi renovado até 2026

Nesta semana, foi realizada em Helsinque, na Finlândia, a 19ª Assembleia Geral da União Matemática Internacional (IMU). Dentre as decisões tomadas no encontro, a IMU elegeu os membros de seu Comitê Executivo para o mandato de 2023 a 2026 – e o resultado foi muito positivo para a Matemática brasileira.

Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, o professor Paolo Piccione, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, foi indicado novamente para compor o Comitê. Paolo já ocupa o cargo no quadriênio 2019-2022 e seguirá representando o Brasil na maior instituição de Matemática do mundo após uma eleição expressiva, que o colocou como o segundo candidato mais votado para o cargo.

“A minha reeleição para o Comitê Executivo da IMU é mais um reconhecimento da força do Brasil na Matemática e da pesquisa que é desenvolvida em nosso país. Outro indicativo é que a delegação brasileira que veio a Helsinque foi a que mais participou das comissões que trabalharam na Assembleia Geral”, comemorou.

Por estar no grupo 5 da IMU, o Brasil havia recebido 100 das 1000 bolsas disponíveis para o ICM, que seria realizado presencialmente – ou seja, 10% do total. Com a alteração para o formato online, a IMU disponibilizou 7 mil vagas, e o Brasil foi o quarto país com mais participantes inscritos no evento, atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia. “Isso mostra que existe um interesse muito forte da comunidade matemática brasileira nas ações da IMU. No próximo evento mundial, que será nos Estados Unidos, certamente teremos bastante auxílio financeiro para a participação de matemáticos brasileiros”, projetou Paolo.

O Brasil segue no grupo 5 da IMU, composto pelos países cujos votos têm mais peso nas decisões da entidade e que enviam mais representantes à Assembleia em suas delegações.

Atividades da IMU seguem até a próxima semana

Seguindo a Assembleia Geral da IMU, serão realizadas outras atividades importantes para a área da Matemática. Ontem (5) foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Fields. Hoje, os medalhistas oferecem palestras, que estão sendo acompanhadas pelos membros da delegação brasileira em Helsinque. Já a partir de amanhã, estendendo-se até o dia 14 de julho, ocorrerá o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), maior evento da área no mundo.