Conheça os vencedores da Medalha Fields em 2022

Prêmio é conhecido como o “Nobel da Matemática”

A cada quatro anos, a União Matemática Internacional (IMU) realiza a cerimônia de premiação da Medalha Fields, que homenageia conquistas matemáticas de destaque em trabalhos já existentes e também o potencial de futuras realizações.

A cerimônia de entrega do “Nobel da Matemática”, como a Fields é conhecida, foi realizada nesta semana e, pela segunda vez na história, contou com uma mulher entre os vencedores: a matemática ucraniana Maryna Viazovska. Professora da Escola Politécnica Federal de Lousanne (EPFL), na Suíça, Maryna foi premiada por provar que a rede E8 fornece o empacotamento mais denso de esferas idênticas em 8 dimensões e outras contribuições para problemas extremos relacionados e problemas de interpolação na análise de Fourier.

Vencedora da Medalha Fields, Maryna Viazovska (à esquerda) posou com a Vice-Presidente da SBM, Jaqueline Mesquita

Além de Maryna, foram premiados os pesquisadores Hugo Duminil-Copin (Universidade de Genebra), June Huh (Princeton) e James Maynard (Oxford). Os detalhes dos trabalhos condecorados estão disponíveis no site da IMU.

Créditos: Heidelberg Laureate Forum

Nesta quarta-feira (6), os laureados ofereceram palestras a matemáticos membros das delegações dos países representados nas atividades da IMU. A delegação brasileira é comandada pela Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita.

Confira os trabalhos dos vencedores:

Maryna Viazovska
James Maynard
June Huh
Hugo Duminil-Copin