19ª edição da Assembleia Geral da IMU será realizada na próxima semana

Evento ocorrerá na Finlândia e contará com delegação brasileira

Nos próximos dias 3 e 4 de julho, será realizada a 19ª Assembleia Geral da União Matemática Internacional (IMU). O evento será sediado na cidade de Helsinque, na Finlândia, e irá reunir matemáticos de todo o mundo para tomar decisões cruciais para a área, como o local de realização do próximo Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) e da próxima Assembleia Geral e a formação dos membros do Comitê Executivo da entidade.

A delegação brasileira será chefiada pela Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita (UnB). Junto a ela, estarão presentes Maria José Pacífico (UFRJ), Miriam da Silva Pereira (UFPB), Yoshiharu Kohayakawa (USP) e Yuri Lima (UFC).

Segundo Jaqueline, a representatividade brasileira no evento é crucial. “O Brasil tem direito a cinco membros na Assembleia, que é o maior número possível, e é um dos únicos países em desenvolvimento que está no grupo 5. É muito importante essa representação, porque são várias tomadas de decisão na Assembleia. Como essa potência em Matemática, inclusive com medalhista Fields e pesquisas de ponta na área, é muito importante que a presença brasileira seja refletida nesse momento, na Assembleia, que é um momento de grande importância para a área. Além disso, estamos muito felizes por levar membros de grupos diversos para representar o Brasil. Assim como na Assembleia em 2018, seremos três mulheres na delegação”, pontuou.

Desde 2018, o Brasil é Grupo 5 da IMU, considerado o maior nível de qualidade Matemática no mundo. Maria José explicou um pouco sobre a pauta que será seguida no evento. Entre os documentos que serão analisados, constam a prestação de contas deste quadriênio e as propostas para o quadriênio 2022/2026, tanto do ponto de vista das atividades que deverão ser desenvolvidas como a preparação para o próximo Congresso Internacional de Matemáticos (ICM).

Também serão votados o Presidente e a composição dos comitês envolvidos no ICM para o próximo quadriênio. O colégio eleitoral é constituído pelos delegados, que por sua vez são em número correspondente ao grupo do país. O Brasil, pertencendo ao Grupo 5, tem cinco votos em cada categoria. Os países nos Grupos 3, 4 e 5 têm força de mudar alguma direção pré-estabelecida para uma apresentada no momento.

“Meus colegas nessa missão certamente estão se preparando para cumpri-la de modo imparcial e sempre priorizando a meritocracia, que é uma das linhas-mestres seguidas pela academia”, afirmou Maria.

Participando pela primeira vez de um evento desta magnitude, Yuri Lima falou sobre a responsabilidade de representar o Brasil internacionalmente. “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Fazendo parte do Grupo 5 da IMU, isso traz um respaldo maior para nós como país. Me sinto muito honrado e feliz por fazer parte dessa delegação e tentarei representar da melhor e mais coesa maneira junto a meus companheiros”, disse ele.

Já para Miriam, é muito animador fazer parte da Assembleia. “Poder participar de um evento desta natureza traz grandes expectativas, uma vez que reúne representantes da Matemática de diversos países, com diferentes culturas, necessidades e anseios. Acredito que será uma oportunidade ímpar para participar de discussões e decisões sobre questões centrais em Matemática Pura e Aplicada numa das mais importantes reuniões destas áreas de pesquisa”, avaliou.

A pesquisadora ainda comentou sobre como se sentiu ao ser convidada para a Assembleia e explicou sua preparação para o encontro. “Inicialmente, foi uma honra receber o convite para participar deste evento. No momento, as atividades estão principalmente concentradas em resolver as questões práticas e burocráticas para a viagem, além de me atualizar sobre os assuntos que serão abordados nos grupos de trabalhos e atividades previstas”, concluiu.

Os dias seguintes à Assembleia Geral da IMU também reservam atividades importantes para a área da Matemática. No dia 5 de julho, será realizada a cerimônia de entrega da Medalha Fields. Já no dia 6 os medalhistas oferecerão palestras, que serão acompanhadas pelos membros da delegação brasileira em Helsinque. Além deles, estarão presentes para as atividades outros dois representantes da Matemática brasileira: os professores Paolo Piccione (USP), Presidente da SBM e membro do Comitê Executivo da IMU, e Carolina Araujo (IMPA), Vice-Presidente do Comitê para Mulheres na Matemática (CWM) da IMU.

Confira a programação completa da Assembleia Geral da IMU:

Sobre a IMU

A União Matemática Internacional (IMU) foi fundada em 1920 e existe em sua forma atual desde 1951.

É uma organização científica internacional não governamental e sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a cooperação internacional em matemática, apoiando e auxiliando o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM), que é organizado a cada quatro anos, e outras reuniões ou conferências científicas internacionais, e incentivando e apoiando atividades matemáticas internacionais consideradas suscetíveis de contribuir para o desenvolvimento da ciência matemática em qualquer de seus aspectos – puro, aplicado ou educacional.

Legalmente, a IMU é uma associação sem personalidade jurídica, reconhecida como uma organização de caridade na Alemanha. As atividades em curso sobre a IMU são publicadas nos Boletins da IMU e no boletim bimestral IMU-Net, ao qual podem se subscrever.

A IMU tem duas subcomissões: a Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI) e a Comissão para Países em Desenvolvimento (CDC); uma Comissão Internacional de História da Matemática (ICHM, que é uma comissão intersindical que une a IMU e a Divisão de História da Ciência (DHS) da União Internacional para a História e Filosofia da Ciência (IUHPS)); um Comitê de Informação e Comunicação Eletrônica (CEIC); e um Comitê para Mulheres em Matemática (CWM). Atualmente, 79 países são Membros Plenos da IMU.