X Bienal de Matemática tem início em Belém

Evento realizado pela SBM vai até a próxima sexta-feira (24)

Apostar no formato remoto em 2021 ou num encontro presencial em 2022? O adiamento da X Bienal de Matemática por conta da Covid-19 em 2020 obrigou o Comitê Organizador do evento a tomar uma decisão. Mas o professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) João Rodrigues dos Santos Júnior, Coordenador do Comitê, não teve dúvidas.

Nesta segunda-feira (20), o Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA, câmpus de Belém, foi o palco da abertura do evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 2002. O professor João foi o primeiro membro da mesa de abertura da Bienal a agradecer a presença do público, das pessoas e das instituições envolvidas na organização do encontro e aproveitou para salientar a decisão certeira de esperar mais um ano para realizá-lo presencialmente. “A Bienal não começou hoje, mas sim em 2019, quando a SBM aceitou a nossa proposta de realização do evento”, completou.

A Bienal reúne diversos expoentes da matemática brasileira e é um dos eventos mais importantes de divulgação e disseminação do conhecimento matemático no Brasil. Porém, essa é a primeira vez que o encontro é realizado na região norte do país – o que foi destacado por vários dos outros membros da mesa de abertura do evento. Presidente do Centro Acadêmico de Matemática (CAMAT) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA, Jonata Neves comemorou as possibilidades de expansão de horizontes para os participantes, membros da área da matemática – ciência que serve de suporte a outras áreas.

Jonata passou a palavra à professora Tania Valdivia, Diretora da Faculdade de Matemática do ICEN, que também agradeceu a presença dos participantes e organizadores do evento e deu ênfase à possibilidade de realizar o sonho de promover o a Bienal no norte do Brasil e trazer para a região o que há de melhor na ciência brasileira.

Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), Rubia Nascimento salientou a importância de reunir pesquisadores, professores e alunos evento. “Sem alunos e professores, nada valeria a pena. É aqui que se dissemina o conhecimento matemático entre nós, o que fortalece a graduação e a pós-graduação”, resumiu.

Quem também realçou o significado de realizar a Bienal na região norte foi Adam Oliveira da Silva, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática e Estatística (PPGME) da UFPA. Segundo ele, a dificuldade geográfica já é um problema para que pessoas do interior do Pará cheguem à capital para eventos de divulgação científica, e participar de encontros em outras regiões do Brasil é ainda mais difícil.

Gelson dos Santos, Coordenador do Programa de Doutorado em Matemática da UFPA e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), ressaltou o caráter de divulgação científica da Bienal. “A programação e o evento são fundamentais para a formação acadêmica e para fortalecer parcerias e amizades”, afirmou.

Mais de 1200 pessoas se inscreveram para a Bienal – o que impressionou o professor Paolo Piccione, presidente da SBM. “Me deu uma emoção muito forte ver essa fila enorme para participar do evento. A Bienal é o maior evento de Matemática do Brasil e também o mais difícil. A SBM é extremamente exigente e a proposta da UFPA deixou claro que a insituição tinha as condições de fazer uma Bienal muito bem-sucedida”, comemorou.

A cerimônia de abertura também contou com explanações importantes a respeito dos desafios atuais da ciência brasileira. Diretor do ICEN, Marcos Monteiro Diniz valorizou o momento de resistência vivido pelo mundo acadêmico. “Estamos em um período duro, com ataques à ciência e à matemática, ao trabalho de cientistas e professores, ataques a valores civilizatórios, ataques aos povos originários da Amazônia. Precisamos combater o discurso de ódio que se instala. Uma das melhores formas é trabalhando, amando e sonhando. A Bienal é um sonho que se realiza e uma prova de amor”, refletiu.

Encerrando a cerimônia de abertura da X Bienal da SBM, o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou a combatividade e o histórico de luta dos membros da área de matemática e a importância da UFPA no cenário acadêmico no Brasil. Porém, salientou um ponto controverso: apesar de ser uma das maiores universidades do país, a UFPA não recebe um investimento compatível. “Trabalhamos pra vencer assimetrias na distribuição de recursos pra educação e pesquisa. A UFPA é a sexta instituição com mais programas de pós no Brasil. É um carro-chefe da ciência e da pós-graduação brasileiras, mas não tem recursos e apoio correspondentes. A invisibilidade da academia na Amazônia precisa ser vencida. Estamos aqui pela Amazônia, mas estamos aqui pelo Brasil também”, declarou.

Ações da SBM são destaque na Bienal

A Bienal de Matemática apresentará mesas redondas em todos os dias do encontro. A primeira delas, realizada na manhã desta segunda, evidenciou as atividades desenvolvidas pela SBM.

Além do Presidente Paolo Piccione, a Sociedade foi representada pela Vice-Presidente Jaqueline Mesquita e pela Diretora Walcy Santos.

A equipe apresentou diversas ações da SBM na direção de congregar os matemáticos e professores de Matemática do Brasil e estimular a disseminação de conhecimentos de Matemática na sociedade. Entre elas, a organização de eventos remotos e presenciais, lives, parcerias e ações conjuntas com outras sociedades, a participação do Presidente Paolo Piccione no Ato Virtual “Quanto Vale a Ciência“, a criação da Comissão de Gênero e Diversidade em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a formação da Comissão de Divulgação da SBM, o Profmat, a publicação de livros, revistas e e-books, a organização do Workshop do Torneio Meninas na Matemática (TM2), a promoção de prêmios para trabahos na área de matemática e outras realizações que lutam pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos e professores de Matemática no país.

Os representantes da SBM apresentaram também as vantagens de se tornar sócio ou sócio institucional da entidade, assim como a importância das doações para que a Sociedade consiga continuar batalhando pelo desenvolvimento nacional em todos os âmbitos na área da matemática.

Por fim, foi apresentada a proposta de criação do Doutorado Profmat, que vem sendo discutida em reuniões internas e com a CAPES e deve ser submetida em agosto deste ano.

Bienal continua até sexta

As atividades da X Bienal de Matemática vão até a próxima sexta-feira (24), com outras mesas redondas, minicursos, oficinas, atividades de comunicação oral, apresentações de pôsteres, exposições e apresentações culturais. Além disso, o evento conta com oito palestras plenárias com matemáticos de destaque no cenário brasileiro e internacional. A primeira delas foi oferecida nesta manhã pelo professor Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA reconhecido mundialmente. “Poincaré, Mittag-Leffler e o rei Oscar II: Na origem dos Métodos Novos da Mecânica Celestes” abordou a gestação dos trabalhos de Henri Poincaré, que esteve cheia de peripécias emocionantes, que deixaram marcas na matemática do século 20 e ainda influenciam a pesquisa de vanguarda na área.

A X Bienal de Matemática está sendo transmitida ao vivo no canal da SBM no YouTube e a programação completa está disponível no site oficial do evento.