SBM organiza proposta para criação de doutorado profissional em Matemática

Entidade já coordena mestrado profissional na área

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu chamada para submissão e análise de propostas de cursos novos (APCN). Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) manifestou a intenção de submeter uma proposta para submissão de um Doutorado Profissional em Matemática em rede nacional.

A SBM, que já coordena o ProfMat na modalidade de mestrado, com 6300 titulados espalhados em diversos campi, agora busca ofertar mais uma opção aos que desejam se especializar. Assim como o mestrado ProfMat, o doutorado será disponibilizado de modo a contemplar as cinco regiões do Brasil através de Instituições de Ensino Superior (IES) colaboradoras.

Neste mês de maio, houve duas reuniões importantes para definir a proposta do doutorado profissional. A primeira, realizada na CAPES no dia 5, contou com a presença do presidente da SBM, Paolo Piccione, da vice, Jaqueline Mesquita, e também do ex-presidente da Sociedade, Hilário Alencar, que foi o idealizador e implementador do mestrado ProfMat ao lado do matemático e diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana. A SBM dirimiu junto à CAPES algumas dúvidas sobre o edital da APCN para propor o novo curso.

“Apresentamos a proposta, e ficamos muito satisfeitos por como foi recebida. Foi a primeira apresentação formal do material que estamos preparando, e receber elogios nos motivou bastante a seguir nessa direção. Tivemos a confirmação de que a proposta tem elementos fortemente inovadores, o que é nosso objetivo. Recebemos também bastante sugestões importantes pelo pessoal técnico da Capes, que deverão ajudar bastante durante a fase de análise da proposta”, comemora o presidente Piccione.

Já nos dias 11 e 12, representantes da SBM se reuniram com diversos especialistas no IMPA para discutir vários pontos de melhoria da proposta, como regulamento, metodologia, disciplinas, matriz curricular, comitês, entre outros.

A SBM começou a cogitar a proposta de um Doutorado Professional em Matemática desde a aprovação do programa de Doutorado Profissional pela Capes em 2017. O projeto se tornou prioridade no programa da atual Diretoria, apresentado em 2021 e aprovado pelos sócios da SBM.

O doutorado profissional da SBM terá em sua proposta quatro tipos diferentes de linhas de pesquisa: uma voltada para pesquisa e inovação em educação básica na Matemática, outra voltada para questões de base de dados estatísticos no setor de educação, a terceira com enfoque na área de divulgação e popularização da Matemática e também uma linha de pesquisa voltada para a área de desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para a Educação Básica de Matemática, tais como aplicativos, softwares, entre outros.

Assim, o Doutorado contemplará profissionais não apenas da Matemática, mas também da comunicação, computação, estatística e educação. A lista com as IES selecionadas para fazer parte do programa deve ser publicada até o próximo dia 25 de maio. A proposta deverá ser colocada na plataforma Sucupira e submetida à Capes até o começo de agosto deste ano.