Workshop para vencedoras do TM2 é marcado por trocas de experiências

Evento englobou uma série de atividades para meninas na Matemática

No último final de semana, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou um Workshop para as vencedoras da 2ª edição do Torneio Meninas na Matemática (TM2). Além da presença de medalhistas da competição, o evento, realizado entre sábado (21) e domingo (22), também contou com a participação de meninas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de alunas do Ensino Médio.

A programação contou com palestras, mesas-redondas, projetos de extensão e uma roda de conversa com ex-olímpicas de diversos tipos de Olimpíadas da Matemática.

Segundo a vice-presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, o workshop não só atendeu as expectativas, como as superou.

“O engajamento e a participação das meninas foram impressionantes, além de contar com palestras de renomadas pesquisadoras da nossa comunidade científica que tornaram o evento muito enriquecedor, permitindo uma troca de experiências muito importante”, celebra.

Jaqueline também afirma que, apesar de contar com uma presença maior das meninas, a inserção delas foi muito boa.

“Todas que participaram estiveram bastante engajadas, fazendo perguntas, dividindo experiências. Foi muito importante poder mostrar a essas meninas as diversas possibilidades de carreira que elas têm pela frente e enfatizar a importância da formação de redes entre as mulheres”, completa.

Estudante do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), Beatriz Pazó conta que o evento foi bastante proveitoso. Segundo ela, foi muito positivo ter contato com pessoas que possuem experiência com o momento que ela vive atualmente.

“Eu adorei. Foi muito legal ver que existem meninas que já passaram pela mesma experiência que eu estou passando agora. Cada vez que eu vejo pessoas mais experientes que eu, sinto que a minha resiliência aumenta”, comemora a estudante.

Beatriz, que foi convidada ao Workshop por ter sido medalhista de prata no TM2, afirmou que o torneio foi essencial para que ela entrasse de vez na área.

“Foi por causa do TM2 que eu comecei a estudar Matemática Olímpica, então foi um marco bem importante. Foi também por causa dele que eu fui para o treinamento da Olimpíada Europeia de Matemática Feminina e também por causa dele que eu vou para a Semana Olímpica”, enaltece.

Torneio Meninas na Matemática

O Torneio Meninas na Matemática (TM2) é uma competição dirigida às alunas do Ensino Fundamental (a partir do 8º ano) até o último ano do Ensino Médio das escolas públicas ou privadas de todo o Brasil.

O TM2 é uma realização conjunta da Comissão Gestora do Torneio Meninas na Matemática e da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Para a coordenadora do TM2, Ana Karoline Borges Carneiro, o Torneio é como uma “escada” para as meninas: é uma competição que as permite evoluir para as próximas oportunidades.

“O TM2 nunca foi um fim, mas sim um meio. Ele é uma abertura de oportunidades para que as meninas conheçam o mundo das Olimpíadas e possam aproveitar todas as oportunidades que ele oferece. É a partir do Torneio que as meninas têm acesso à Semana Olímpica, à Olimpíada Brasileira de Matemática e a uma outra série de competições”, afirma.

A organizadora do Torneio também salienta o poder do networking que o TM2 oferece. Segundo ela, para além dos workshops e da troca de conhecimento entre as garotas, o evento também proporciona que elas conheçam mulheres influentes não apenas na Matemática, mas também em Medicina, Química, Engenharia e ciências em geral.

Por fim, Karoline conta os planos para o futuro do TM2. Ela afirma que, a longo prazo, o objetivo é de que o Torneio deixe de existir.

“Esse é o meu sonho: que daqui alguns anos, a gente diga que não faz mais sentido ter o TM2 porque o número de meninas participando de Olimpíadas de Matemática se tornou igual ou maior que 50%. Ser normal meninas fazerem Matemática e se inscreverem e ganharem olimpíadas da matéria”, finaliza.

3ª edição do TM2

Para seguir incentivando as meninas, o torneio agora parte para a sua terceira edição. Realizado em duas fases, atendendo aos níveis A e B da comeptição, o TM2 terá a primeira fase em formato online e a segunda será realizada presencialmente.

Na edição passada, 4 mil alunas participaram do evento. Desta vez, a expectativa é de que o Torneio alcance o número de 10 mil meninas inscritas.

As inscrições se iniciaram no último domingo, 22, e vão até o dia 7 de agosto. Mais detalhes da terceira edição do TM2 estão disponíveis no edital completo do torneio.