Carta da SBM, SBMAC e ABE à Comunidade sobre a CAPES

A SBM, SBMAC e ABE vêm por meio desta carta informar a comunidade sobre a atual situação quanto à indicação de novos assessores da área de Matemática, Probabilidade e Estatística. Primeiramente, lamentamos profundamente a postura da CAPES frente às manifestações dos seus ex-coordenadores, não se mostrando aberta ao diálogo, e não resolvendo nenhum dos pontos apontados por esses. Na direção contrária, o que vemos na CAPES, neste momento, é
um cenário ainda mais desafiador e enrijecido.

No final de dezembro de 2021, a CAPES enviou à todo(a)s o(a)s coordenadore(a)s dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da área de Matemática, Probabilidade e Estatística do país e às Sociedades Científicas (SBM, SBMAC e ABE) um e-mail pedindo indicações para a nova composição da coordenação da área de Matemática, Probabilidade e Estatística da CAPES, dando um prazo até o dia 14 de janeiro de 2022.

Tal solicitação foi recebida com muita preocupação pelas Sociedades Científicas, que desde então se mobilizaram para discutir as ações apropriadas. Foram realizadas extensas reuniões com os ex-coordenadores da CAPES da área da Matemática, Probabilidade e Estatística, como também com os ex-coordenadores e representantes das Sociedades Científicas das outras áreas que pediram renúncia. O objetivo dessas reuniões foi o de planejar de forma conjunta a melhor
forma de responder a este pedido, com as decisões mais adequadas para nortear a comunidade acadêmica e o(a)s coordenadore(a)s dos PPGs em Matemática neste momento tão desafiador e difícil.

Após extensas conversas, as três Sociedades concordaram que não indicar novo(a)s coordenadore(a)s para assumirem a CAPES neste momento, poderia transformar o cenário em algo ainda mais preocupante, com danos irreversíveis à toda comunidade acadêmica. Nossa conclusão foi que, fazendo as indicações, as Sociedades podem sugerir nomes de pessoas com respaldo científico, vasta experiência e comprometimento para enfrentar todos os desafios durante este período na CAPES.

Dito isso, as três Sociedades permanecem comprometidas a acompanhar de perto toda a situação da CAPES, fazendo as manifestações necessárias para tentar garantir que a Avaliação Quadrienal seja finalizada ainda neste ano. Também, por meio desta carta, as três Sociedades conclamam para que a comunidade acadêmica se mantenha unida neste momento difícil, de modo a conseguir enfrentar da melhor forma possível este período turbulento que a ciência brasileira está vivenciando.

Marcos Oliveira Prates
Presidente da Associação Brasileira de Estatística

Paolo Piccione
Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática

Pablo Martin Rodriguez
Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Acesse o documento assinado clicando aqui.