Chamada para orientador(a)s interessado(a)s

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de alocação de bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), vinculadas ao projeto Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), cujo término será às 23:59 horas do dia 21/01/2022.

Das vinte (20) bolsas disponíveis pelo edital, dez (10) serão destinadas às estudantes do sexo feminino, como forma de incentivar a participação de mulheres na área da Matemática. Para concorrer ao processo seletivo, acesse o Edital pelo link: https://www.obm.org.br/content/uploads/2021/12/Edital_01_2022.pdf
A(o) aluna(o) interessada(o) deverá buscar um(a) orientador(a) que seja professor(a) graduada(o) em Matemática com vínculo empregatício em alguma Instituição de Ensino Básico ou Superior, e que se responsabilize por enviar a documentação da proposta para o e-mail contato@associacaodaobm.org.

Com o objetivo de facilitar a vinculação entre possíveis orientador(a)s e alunas interessadas, a SBM está lançando esta chamada solicitando que o(a)s professor(a)s que desejam concorrer ao edital, mas não possuem contato com alunas olímpicas para desenvolver o projeto, entrem em contato até 15/01/22, através do e-mail secretaria@sbm.org.br, com o assunto “IC-Jr AOBM”, informando nome completo e instituição de ensino. Destacamos que as submissões por parte de professoras mulheres são fortemente encorajadas e incentivadas.

O projeto de pesquisa da proposta deve envolver o planejamento das atividades de desenvolvimento da pesquisa e ter como um dos objetivos a elaboração de um artigo, cujo co-autor(a) seja a(o) orientador(a), e que seja submetido à revista Eureka! ou a outras revistas de mesmo escopo com diagramação necessariamente em LaTeX.