Nota de Pesar – Jorge Manuel Sotomayor Tello (Soto)

Faleceu hoje, 7 de janeiro de 2022, às 3h da manhã no Rio de Janeiro, o matemático Jorge Manuel Sotomayor Tello (Soto).

Sotomayor nasceu no Peru em 25/03/1942, foi casado com Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor.  Pai de Leonardo e Mariana. Foi aluno de Maurício Peixoto (1921-2019) e juntamente com Ivan Kupka foram os dois primeiros doutores pelo IMPA. Sua tese de doutorado ”Estabilidade Estrutural de Primeira Ordem e Variedades de Banach” foi defendida em 1964 aos 22 anos de idade.

Recebeu homenagens da Universidade Nacional de San Marcos, Facultad de Ciencias – Universidad Nacional de Ingenieria – Peru, da Ordem Nacional do Mérito Científico em grau de Grã-Cruz e foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Também foi bolsista da Fundação Guggenheim.

No Brasil, sua atividade profissional foi ligada ao IMPA até 1992   e a USP (1992 até sua aposentadoria) e foi professor visitante na UNIFEI (Itajubá, MG) por dois anos. Era Pesquisador Sênior do CNPq e anteriormente pesquisador 1A. Orientou 12 dissertações de mestrado e 22 teses de doutorado. Publicou mais de cem artigos científicos em várias áreas, escreveu livros, ensaios, contos etc.

Juntamente com Carlos Gutierrez (1944-2008) introduziu o conceito de estabilidade estrutural e inaugurou a teoria qualitativa das equações diferenciais da geometria diferencial, publicando em 1982 dois trabalhos pioneiros sobre o comportamento qualitativo das linhas de curvatura em superfícies imersas no espaço Euclidiano tridimensional.

Uma geração de matemáticos aprendeu EDO’s no seu livro inspirador Lições de Equações Diferenciais Ordinárias
Seu velório será realizado no Memorial do Carmo (Rua Mon Sr. Manuel Gomes, 287, Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro) de 12:30h às 15h, em seguida o sepultamento.