O cearense Yuri Gomes Lima foi nomeado integrante afiliado da TWAS até 2029 comprovando o potencial da nova geração de cientistas brasileiros na área internacional
O Brasil ganhou um novo membro afiliado da Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês) para o avanço da ciência nos países em desenvolvimento. O cearense Yuri Gomes Lima, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito para mandato válido até 2029, fato que reconhece o pesquisador de 39 anos como um dos cinco jovens cientistas mais talentosos de regiões em desenvolvimento, refletindo seu notável impacto na pesquisa científica brasileira e internacional.
Yuri Lima é coordenador acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC, no qual fundou o grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica em 2017. No fim do ano passado, o cientista já havia sido nomeado integrante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), onde cumpre seu mandato que expira em 2028.
Desde 2007, a TWAS criou a posição de afiliados para reconhecer jovens pesquisadores que, em momento decisivo de suas carreiras, podem oferecer energia e novas perspectivas à academia. A organização tem membros de mais de 100 países, sendo a grande maioria provenientes de nações em desenvolvimento.
A pesquisa ‘Jangada Dinâmica’, financiada pelo Instituto Serrapilheira desde 2018 e gerenciado pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), visa impulsionar as áreas de Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica no Nordeste do Brasil.
O projeto de pesquisa se apoia em três grandes pilares: a contratação de mão de obra qualificada via pós-doutorandos para a UFC, onde desenvolvem suas pesquisas; organização de eventos; e pesquisa. O ‘Jangada Dinâmica’ tem se destacado como um hub para a pesquisa, promovendo a colaboração nacional e internacional através de atividades como a realização de escolas de verão, workshops e a contratação de bolsistas de pós-doutorado. A iniciativa também incluiu a realização das VI e VII Escolas Brasileiras de Sistemas Dinâmicos.
A eleição de Yuri como membro afiliado da TWAS teve como base sua influência na coordenação de tal projeto e na pesquisa de ponta do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC, que hoje conta com 28 pesquisadores. Os membros titulares da TWAS avaliam as produções científicas dos candidatos e o impacto de suas pesquisas na comunidade científica para nomear os afiliados que vão ocupar o cargo pelos próximos seis anos.
“Para mim, tal distinção é um divisor de águas, porque representa uma envergadura a nível internacional de reconhecimento. No ano passado, me tornei membro da Academia Brasileira de Ciências, que já representa um feito a nível nacional. Agora com a TWAS, poderei participar mais ativamente de decisões científicas a nível internacional. É muito importante para minha carreira, não apenas pelo aprendizado, mas para tentar direcionar as decisões científicas no que eu acredito serem as melhores práticas atuais”, avalia Yuri, que faz questão de exaltar também a influência da UFC no avanço da matemática brasileira.
“Hoje, a UFC tem o único programa de Pós-Graduação em Matemática de nível 7 da CAPES no Nordeste. Acredito que essa representatividade dentro da TWAS já deveria ter acontecido, por isso fico feliz em contribuir nessa direção. Hoje, temos cinco áreas de pesquisa: Análise e EDP, Geometria, Combinatória, Sistemas Dinâmicos e Teoria Ergódica, e Topologia e Singularidades. Temos 28 pesquisadores fazendo parte do corpo docente, então considero um esforço conjunto desse grupo de pessoas que trabalham incessantemente para o desenvolvimento da pesquisa para Fortaleza, o estado do Ceará, o Brasil e o mundo”, agradece o cearense.
Em 2021, o Professor recebeu menção honrosa em prêmio organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em razão de artigo publicado no Journal of the European Mathematical Society. A cada dois anos, o Prêmio SBM reconhece os melhores trabalhos de pesquisa de jovens pesquisadores no campo da Matemática residentes no Brasil.
A partir de janeiro, Yuri será Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP), em São Paulo. Entretanto, as conquistas e o fomento por meio das atividades do ‘Jangada Dinâmica’ continuarão sob sua tutela e do corpo docente da UFC. “A Jangada saiu para o mar e agora vai desbravar o asfalto”, finaliza, de bom humor, o novo brasileiro na TWAS.