Jaqueline Godoy Mesquita foi convidada devido ao seu papel fundamental na promoção da colaboração científica entre os países
A Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Godoy Mesquita, participou nesta segunda-feira (15) de um almoço em homenagem ao Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, no Palácio Itamaraty. O convite para o evento foi feito pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela Primeira-Dama, Janja Lula da Silva, em reconhecimento à destacada atuação de Jaqueline na promoção das relações bilaterais com o país europeu no campo da ciência matemática.
Em 2023, a pesquisadora foi condecorada como Cavaleira da Ordem da Estrela da Itália e recebeu o prêmio “Science, she says”, do Ministério das Relações Exteriores da Itália. A visita de Sergio Mattarella ao Brasil ocorre no contexto das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no país, o que ressalta ainda mais a importância do evento para fortalecer os laços históricos e culturais entre as duas nações.
O almoço foi marcado pela presença de diversas autoridades e personalidades, incluindo o Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, os ministros das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do renomado fotógrafo Sebastião Salgado e da filha do Presidente da Itália, Laura Mattarella.
Jaqueline expressou sua honra em participar da cerimônia, destacando a importância da matemática como um campo fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem ambas as nações.
“Recebi com imensa alegria o convite para homenagear o Presidente italiano, pois este gesto reconhece não apenas minha contribuição na promoção das relações entre Brasil e Itália, mas também destaca a relevância da matemática como um campo crucial para o desenvolvimento econômico e social de ambos os países”, destacou a Presidente da SBM.
Terceira mulher a comandar a SBM na história, Jaqueline é uma das maiores referências no país na área de Análise Matemática, com foco em equações diferenciais com retardamento, nicho que lhe rendeu prêmios nacionais e no exterior. Natural de Roraima (RR), atua como professora na Universidade de Brasília (UnB), foi membra afiliada da Academia Mundial de Ciências (TWAS, sigla em inglês) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de embaixadora do Comitê de Mulheres Matemáticas da União Matemática Internacional (IMU).