Vice-Presidente da SBM vence prêmio internacional

Honraria é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália

A Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, recebeu nesta segunda-feira (6) o Prêmio “Science, she says”, uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Itália que tem como intuito reconhecer mulheres cientistas internacionais que realizaram projetos de relevância em seus países. A cerimônia foi realizada na Conferência de Funcionários da Ciência e do Espaço 2023, sediada no Palazzo del Bo, sede histórica da Universidade de Pádua, na Itália. 

Na honraria, são considerados todos os campos científicos e de tecnologia e há obrigatoriedade de que a profissional tenha no máximo 40 anos e esteja atuando em seu país há, pelo menos, quatro anos. O “Science, she says” premia apenas cinco ganhadoras ao redor do mundo, uma para cada região –  África e Oriente Médio; Ásia e Pacífico; Europa; América do Norte; e América do Sul, América Central e Caribe -, sendo Jaqueline a grande vencedora desta última. Ela comentou a sensação de vencer o prêmio.

“Fiquei muito feliz com a notícia, pois receber um prêmio internacional e de grande prestígio como este é um imenso reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo na área. Sinto-me extremamente honrada e lisonjeada em receber este prêmio. Representar a América Central e do Sul, e a Região do Caribe nesta premiação vem acompanhado de uma grande responsabilidade e compromisso”, analisou.

A comissão julgadora foi presidida pelo chefe do Gabinete Geral de Promoção e Inovação Cultural e Económica do Ministério, sendo composta pelos presidentes e/ou representantes das principais instituições acadêmicas e de pesquisa italianas. O prêmio consistirá em uma medalha e um diploma para cada uma das vencedoras. 

Jaqueline destacou a importância do prêmio para a SBM e para a ciência brasileira. “Este prêmio é destinado a todas as áreas do conhecimento, e ter uma cientista da matemática pura levando essa premiação mostra a importância da ciência básica para o desenvolvimento da pesquisa científica. Esse prêmio reforça também o protagonismo do Brasil na área da matemática. Isso com certeza será muito importante para aumentar ainda mais a visibilidade da ciência brasileira, que com esta premiação está representando toda a América Central, do Sul e a Região do Caribe”, comemorou.

O evento de premiação foi transmitido pelo YouTube e ficará disponível na plataforma no canal do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália.