Prêmio PROFMAT 2023: conheça Henderson Pires Victor, o vencedor do Sudeste

Com 41 anos, mineiro foi vencedor com o trabalho focado em três problemas clássicos da geometria grega

No fim de 2023, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) coordenou o 1º Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT. Até hoje, mais de 7.300 estudantes se tornaram mestres pelo programa, que tem apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A honraria teve como objetivo reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos das cinco regiões do país. No Sudeste, o vencedor foi Henderson Pires Victor, de 41 anos e natural de Uberlândia.

Professor Henderson Pires foi o vencedor da região Sudeste do Prêmio PROFMAT 2023 – Foto: Arquivo pessoal

Ele se formou em Matemática em 2007 pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Após vários anos lecionando em escolas particulares do município do Triângulo Mineiro, Henderson passou em dois concursos e hoje é professor da disciplina de alunos do Ensino Médio na Rede Estadual de Minas Gerais, além de dar aulas na Rede Municipal para o Ensino Fundamental. 

O matemático foi agraciado pela SBM por sua dissertação “Construções geométricas com régua e compasso e os três problemas clássicos da Matemática grega”. O tema abordado por Henderson foi a construção longitudinal com régua e compasso e os três problemas clássicos da Geometria dos antigos pensadores gregos.

Os três problemas clássicos apresentados na pesquisa são a duplicação do cubo, a quadratura do círculo e a trissecção do ângulo de 60º. O projeto chegou a Henderson por meio da professora Marisa de Souza Costa, do PROFMAT, que atraiu os olhares do mineiro por ter sido visto dentro da disciplina de Geometria na graduação. 

“Quando ela apresentou a proposta, não pensei duas vezes. Eu realmente já me interessei naquilo e, durante a execução do trabalho, a Marisa sempre foi muito solícita, também o professor Fábio [José Bertoloto, também da UFU] e o professor Alessandro Santana, que me ensinou tudo, eu não sabia absolutamente nada de LaTeX. As reuniões com eles sempre ocorreram com total disponibilidade de ambos. Depois, na etapa final, a Marisa terminou sua licença-maternidade e foi quando a gente fez a conclusão”, explicou. 

Por isso, o mineiro realizou sua pesquisa, vencedora do Prêmio PROFMAT, procurando ajudar estudantes do Ensinos Fundamental e Médio e também professores que lecionam para tais segmentos, apresentando de forma simples e direta construções importantes para o desenvolvimento do aluno dentro da Geometria. 

Para isso, diversas figuras foram apresentadas trazendo um passo a passo de suas construções, que vão desde conceitos básicos da Geometria até atividades que estimulam a criatividade. “Foi um trabalho que mostra a alunos como a construção geométrica é feita e, ao mesmo tempo, apresenta justificativas para as construções. Para os professores, há um capítulo mais aprofundado, trazendo uma sustentação para a teoria baseada em conceitos algébricos”, complementa Henderson. 

Ligação com a Matemática

A área de Ciências Exatas já era de seu interesse desde a adolescência, mas não especificamente a Matemática. “Meu desempenho escolar não era brilhante. Minhas notas sempre oscilavam em torno de 80%. Matemática não era minha primeira opção, para falar a verdade”, conta o mineiro. 

De fato, Henderson não teve uma trajetória escolar estreita com a disciplina. No Ensino Médio, então, uma professora o desmotivou de vez. Por isso, no vestibular, prestou provas para a carreira de Administração, porém não foi aprovado. 


Henderson conquistou o Prêmio PROFMAT por pesquisa sobre construções da geometria grega – Foto: Arquivo pessoal

Iniciou o ano seguinte no cursinho e foi neste momento que a Matemática surgiu no seu horizonte. “No cursinho preparatório para o vestibular, eu tive dois professores muito bons que me fizeram ver que eu realmente gostava da Matemática. Então, no primeiro vestibular para Matemática, eu passei, em 2001”, completa. 

De 2002 a 2007, Henderson cursou a graduação em Matemática pela UFU. Desde 2008, foram anos de aulas nos colégios particulares até ter contato com o PROFMAT. Foi através de colegas da área que o mineiro conheceu o programa de Mestrado da SBM. Mas se engana quem pensa que ele ficou tão interessado assim na ideia da especialização.

Resistência até a entrada no PROFMAT

Um obstáculo inicial para ingressar no programa era que não havia polo do PROFMAT em Uberlândia. O local mais próximo era Uberaba, cidade a 100km de casa. 

Meu colega chamado Edson fez o PROFMAT e tentou me convencer a fazer, mas eu não quis. Na turma seguinte, a esposa dele fez, tentou me convencer, mas eu também não quis. Depois, na outra turma, uma amiga nossa em comum foi fazer também em Uberaba, tentou me convencer a estudar e eu sempre me julguei incapaz, eu sempre julguei que não tinha perfil para tal”, admite. 

Foi apenas quando conheceu sua esposa, Mariana Gonçalves, que ele decidiu ingressar no PROFMAT. Ela incentivou o amado a investir em sua carreira e a opção se tornou mais viável também pela criação do polo do programa em Uberlândia posteriormente. 

“A minha esposa realmente me convenceu e eu vi que o quanto eu iria estar perdendo, como eu era profissional limitado, se eu não tivesse feito esse mestrado. Hoje, olhando para trás, eu vejo como eu era limitado”, reconhece Henderson. 


Esposa Mariana foi uma das maiores incentivadoras de Henderson para fazer o PROFMAT – Foto: Arquivo pessoal

Hoje, o mineiro reconhece a importância da especialização para a evolução na carreira e se declara realizado por sua pesquisa servir como guia para centenas de interessados no tema. 

“Eu fico muito feliz de saber que foi justamente a partir da minha vontade de fazer algo bem feito e de ter professores dispostos a ensinar a fazer que fomos capazes de colher esse fruto. Então, se tem uma coisa que é marcante para mim é o fato da dissertação ter sido depois utilizada como exemplo para as novas gerações”, conclui Henderson. 

Nos próximos dias, vamos apresentar a gaúcha Ana Lucia Vaghetti Pinheiro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), vencedora do Prêmio PROFMAT pela região Sul do Brasil. 

LEIA TAMBÉM:
Prêmio PROFMAT 2023: conheça Samy de Sousa Lourenço, o vencedor do Norte
Prêmio PROFMAT 2023: conheça Francisca Tainan Pereira Jesuita, a vencedora do Nordeste
Prêmio PROFMAT 2023: conheça Andrei Braga da Silva, o vencedor do Centro-Oeste