SBM realiza Encontro Nacional do PROFMAT no Rio e lota salas do IMPA em evento inédito de Matemática

Evento foi realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada, na capital fluminense, e reuniu alunos, egressos e professores

Foto: Divulgação/SBM

Nos dias 10 e 11 de novembro, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, foi palco do 1º Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT, programa coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O auditório principal da instituição esteve completamente lotado por docentes, alunos egressos e membros da comunidade matemática no evento.

Os principais objetivos da SBM e do IMPA foram a valorização da produção acadêmica e tecnológica dos participantes do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), a integração entre profissionais da área e o intercâmbio de conteúdo matemático ligado à Educação Básica no Brasil.

A programação no IMPA reuniu oficinas, 34 apresentações de pôsteres sobre diferentes temas da área de Matemática Pura e Aplicada e palestras de divulgação de referências da área de Matemática do Brasil.

Destaque para as apresentações de Ana Paula Chaves, docente na Universidade Federal de Goiás (UFG), da pesquisadora Luize D’Urso, do IMPA, e de Paulo Pereira, que completou seu mestrado no IMPA e hoje é produtor de conteúdo no canal ‘Equaciona com Paulo Pereira’, no YouTube, com mais de 1,6 milhão de inscritos. A presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, compôs o Comitê Organizador do evento ao lado de Roberto Imbuzeiro, Diretor da SBM e pesquisador do IMPA, e da professora Walcy Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-Diretora da Sociedade.

Foto: Divulgação/SBM
Foto: Divulgação/SBM

Prêmio PROFMAT

O Encontro contou com a cerimônia de entrega do Prêmio Regional de Dissertações do PROFMAT, além de palestras sobre os trabalhos desenvolvidos. A Comissão Julgadora contou com sete especialistas da área de instituições de todo o país. O Prêmio Regional de Dissertações visa proporcionar visibilidade e reconhecer o mérito dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos na conclusão do PROFMAT em cada uma das cinco regiões do Brasil.

Foto: Divulgação/SBM

Compuseram a comissão julgadora: Roberto Imbuzeiro, do IMPA; Gregório Pacelli, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Valéria Cavalcanti, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Renata Magarinus, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Igor Lima, da Universidade de Brasília (UnB); Rosane Rossato Binotto, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Vinícius Nascimento, da Coordenação Acadêmica Nacional (CAN).

A seguir, veja a lista dos vencedores:

CENTRO-OESTE

1º LUGAR: Andrei Braga da Silva
MENÇÃO HONROSA: André Angelo Ferrato Thomaz

NORTE

1º LUGAR: Samy de Sousa Lourenço
MENÇÃO HONROSA: José Valério Moreira Cândido

SUL

1º LUGAR: Ana Lúcia Vaghetti Pinheiro

MENÇÃO HONROSA: Mariana Candéa Chihaya

SUDESTE

1º LUGAR: Henderson Pires Victor

MENÇÃO HONROSA: Laís Macedo de Almeida Nunes

NORDESTE

1º LUGAR: Francisca Tainan Pereira Jesuita

MENÇÃO HONROSA: Joilson de Lima Silva

Vencedor do prêmio pela região Centro-Oeste com o trabalho “Modelagem Matemática e Interdisciplinaridade: possibilidades e desafios na construção de um projeto de hortas em escolas rurais do Distrito Federal-Brasil”, o professor Andrei Braga da Silva se disse honrado pela honraria e orgulhoso pela proposta de seu trabalho ter ajudado tantos alunos no Distrito Federal. No fim, veio um cumprimento à SBM e ao IMPA pela iniciativa de homenagear as melhores dissertações em todo o Brasil.

“Eu estava muito contente por ter aplicado esse projeto maravilhoso com conclusão do meu curso de Mestrado. Como pude transformar muitos alunos no DF, já era algo grandioso para mim. Agora, receber a notícia desse prêmio do PROFMAT pelo Centro-Oeste foi de uma alegria imensurável. É a certeza de que fiz a coisa certa quando me propus a fazer um trabalho voltado aos alunos visando a qualidade no aprendizado de uma maneira prática. Ter ido ao RJ, no IMPA, apresentar meu trabalho e receber o carinho de todos os presentes realmente me deixou muito feliz. A ficha ainda não caiu”, comemorou Silva.

Ao término do evento, Roberto Imbuzeiro aprovou a iniciativa de promover a integração de participantes de todas as regiões do Brasil em um só evento. O objetivo da SBM foi trazer o reconhecimento necessário para cada um dos melhores trabalhos das regiões do país através do Prêmio de Dissertações do PROFMAT.

“O Encontro tinha o objetivo de chegar aos professores da Educação Básica, especialmente de Ensino Médio, assim como é o propósito do PROFMAT, que é um programa de impacto muito grande na educação e já formou dezenas de milhares de alunos. A SBM criou prêmios regionais para as melhores dissertações do PROFMAT dos últimos dois anos e foi muito legal ter um contato maior com a produção acadêmica de qualidade de todo território nacional”, destacou Imbuzeiro, que também ministrou uma oficina sobre Resolução de Problemas durante o Encontro.

Quem corrobora com o ponto de vista é Gustavo Araújo, Coordenador Nacional do PROFMAT. Para ele, o 1º Encontro Nacional do PROFMAT ajudou a mostrar a qualidade do ensino e da pesquisa promovidos pelo programa em todo o Brasil.

“O evento destacou a excelência acadêmica dos estudantes do nosso programa, celebrando suas realizações, tanto nas exposições dos pôsteres como na entrega das premiações do Prêmio PROFMAT. Ficou muito evidente a importância de um encontro nacional para um programa em rede, como é o caso do PROFMAT, pois vi a importância de promover a troca de experiências entre os participantes e pude perceber os esforços das Instituições Associadas espalhadas pelo país, cada uma contribuindo de maneira única para o desenvolvimento da Matemática. Estou ansioso para a próxima edição”, declarou Araújo.

O PROFMAT

Há 12 anos, o PROFMAT busca impactar na formação matemática de professores em todo o Brasil. Até hoje, mais de 7.000 alunos e alunas se tornaram mestres pelo Programa de Mestrado, coordenado pela SBM com apoio do IMPA.