Cearense de 27 anos, que precisava viajar de um estado para outro para assistir às aulas, foi vencedora com o trabalho focado em melhorar o ensino da probabilidade
A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) coordenou o 1º Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT no fim de 2023. Até hoje, mais de 7.300 alunos e alunas se tornaram mestres pelo programa, que tem apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na cerimônia, foi entregue o Prêmio PROFMAT com o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos das cinco regiões do país. A vencedora do Nordeste foi a cearense Francisca Tainan Pereira Jesuita.
A professora se formou na Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2017 e atualmente faz parte do quadro de servidores efetivos do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do campus de Acopiara. Tainan ficou sabendo do PROFMAT durante o período que cursava a licenciatura na UFC, pois se encontrava com alunos da turma do mestrado.
Além disso, o marido, Adriano Silva, também concluiu o programa de mestrado, mas em 2017. Tainan concluiu o PROFMAT em 2022 com o projeto vencedor “Can’t Stop: uma proposta de sequência didática para o ensino de probabilidade”.
Explicando o trabalho vencedor
O trabalho traz um jogo de tabuleiro moderno como ferramenta pedagógica para o ensino de Probabilidade, o ‘Can’t Stop’. Em sua dissertação, ela apresentou um compilado de tais resultados para facilitar a implementação por professores. Também foi incluída uma adaptação da sequência para aplicação on-line, visando atender às necessidades do ensino à distância.
O Can’t Stop é um jogo rápido, em que as partidas duram, em média, 30 minutos. No site BoardGameGeek, o passatempo está avaliado pela comunidade de jogadores de tabuleiro com a nota de 6,9, com base em mais de 12 mil avaliações.
“O Can’t Stop é um jogo com poucos componentes, o que torna fácil a sua reprodução para fins educacionais. Sua baixa complexidade favorece a utilização em sala de aula, pois suas regras podem ser rapidamente explicadas”, avalia Tainan.
O jogo é constituído por um tabuleiro com 11 colunas enumeradas de 2 a 12, um conjunto de quatro dados de seis faces, quatro kits de cores distintas com 11 marcadores cada e três marcadores neutros. Para iniciar, cada jogador escolhe um kit de marcadores coloridos para lhe representar.
O jogo acontece por turnos. Em cada um, o(a) jogador(a) lança os quatro dados, organiza-os em pares e realiza a soma deles. São três possíveis organizações com até dois números distintos para pôr os marcadores neutros. O jogo acaba quando o primeiro jogador conseguir chegar ao topo de 3 colunas diferentes. Sempre que um jogador chega ao topo de uma coluna, ela é “fechada”.
Apesar de ser um jogo de lançamento de dados e, portanto, um jogo em que a sorte é fundamental, ‘Can’t Stop’ também exige pensamento estratégico, pois a cada turno de um jogador, ele precisa escolher, dentre as possibilidades possíveis, uma trinca de colunas para progredir. O jogador precisa ter uma visão abrangente do jogo para decidir se é uma boa ideia continuar arriscando ou se a melhor escolha, em um preciso momento, é parar
Tainan afirma que trabalhar com jogos não é tão fácil quanto parece, pois o jogo em si não é um instrumento educativo. Então, cabe ao professor planejar a atividade e estudar a fundo o jogo que irá trabalhar para entender todas as regras. Pode ser fora da zona de conforto do educador, mas o entusiasmo e o engajamento dos alunos com essa atividade mais lúdica é recompensador.
Apego por matemática
Tainan sempre teve muita afinidade com matemática, mas foi no Ensino Médio que descobriu sua vocação. Estudou no IFCE e, enquanto estava na instituição, trabalhou como monitora de matemática, o que despertou mais o interesse sobre o assunto.
Quando chegou o momento de escolher sua graduação, considerou outras opções de cursos que usassem a matemática como base, como Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Porém, após analisar as outras possibilidades, escolheu seguir o de Licenciatura em Matemática. Naquele momento, ela não entendia muito bem a diferença entre Licenciatura e Bacharelado, mas, por conta de questões familiares e do horário das aulas, optou pela primeira opção.
Importância do PROFMAT em sua carreira
Graças ao programa da SBM, Tainan aprimorou as suas habilidades profissionais para estar mais bem preparada para o concurso que a levou ao cargo de servidora pública do IFCE. Ela leciona em diversos cursos, incluindo o Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, o Técnico Integrado em Informática, o curso subsequente em Informática e Licenciatura em Ciências Biológicas.
“O PROFMAT foi, sem dúvida, essencial em minha jornada profissional. Embora não tenha sido um período fácil, pois eu precisava viajar para outro estado uma vez por semana para assistir às aulas, especialmente no início, quando passava por uma gravidez de risco, não foi fácil. No entanto, sempre mantive em mente que todo aquele esforço valeria a pena, e realmente valeu”, opina.
Além disso, neste semestre, Tainan está responsável pela disciplina de Tópicos Avançados em Matemática, com o objetivo de preparar os alunos para competições de Olimpíadas. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da SBM.