Evento internacional de Matemática em Miami chega ao fim e Brasil consolida posição de líder no bloco da América Latina

Nos quatro dias nos Estados Unidos, matemáticos brasileiros concederam palestras dos temas mais conceituados da área acadêmica na atualidade

Encerrou-se, na última quinta-feira (25), a primeira edição do Mathematical Waves Miami, evento que congregou cientistas de todo o planeta para palestras de ponta e premiações na área da Matemática. A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) esteve presente nos quatro dias de solenidades com a Presidente Jaqueline Mesquita. A celebração foi organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), com apoio da Fundação Simons e da Universidade de Miami. 

Alberto Verjovsky, pesquisador da UNAM, no México – Foto: Divulgação/SBM

O último dia de palestras em Miami reuniu o melhor da Matemática Moderna de cinco instituições conceituadas da América Latina. Quem começou os trabalhos foi Alberto Verjovsky, Ph.D. da Brown University e especialista internacional nas áreas de Geometria, Topologia e Dinâmica.

Hoje, Verjovsky é pesquisador e docente no Instituto de Matemática da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e trouxe à tona o tema “Coletores Solenoidais de Baixa Dimensão”. Ele foi um dos homenageados pelo IMSA com o Prêmio de Matemático Estabelecido em cerimônia realizada na última quarta-feira (24).

Raquel Perales, Pesquisadora do Centro de Investigação em Matemática (CIMAT), no México – Foto: Divulgação/SBM

Em seguida, foi a vez Raquel Perales se apresentar. Pesquisadora do Centro de Investigação em Matemática (CIMAT), no México, ela é referência em assuntos como Análise Geométrica e Geometria Riemanniana, abordando temas como espaços RCD (K,N), curvatura de Ricci e problemas do tipo Yamabe, bem como aplicações em relatividade geral.

Na última quarta, Raquel recebeu o Prêmio IMSA de Jovem Matemático por suas contribuições na América Latina e apresentou uma conferência em Miami sobre Convergência de Variedades e Espaços Métricos.

Miguel Walsh, professor da Universidade de Buenos Aires, na Argentina – Foto: Divulgação/SBM

Após o almoço, foi a vez de Miguel Walsh, que também ganhou o Prêmio IMSA de Jovem Matemático. Professor da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, o cientista apresentou a conferência abordando a Uniformidade de Fourier de Funções Multiplicativas. Sua atual linha de pesquisa baseia-se na Teoria dos Números e Teoria Ergódica.

Daniel Barrera Salazar veio na sequência com o tema Autovariedades e Aritmética. Professor da Universidade de Santiago do Chile, especializado em Teoria dos Números e Geometria Algébrica, ele recebeu uma homenagem do IMSA por suas contribuições na área matemática em todo o continente americano.

Daniel Barrera Salazar, Professor da Universidade de Santiago do Chile – Foto: Divulgação/SBM

Finalmente, o Brasil teve a pesquisadora Márcia Cristina Anderson Braz finalizando os trabalhos em Miami com mais uma palestra imperdível. A matemática da USP, em São Carlos, apresentou o tema “Integração Não Absoluta: suas conexões com a Física e as histórias”.

Na última quarta, a pesquisadora brasileira do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), também recebeu o reconhecimento de Fellowship do IMSA por promover a excelência na pesquisa e na educação matemática na América Latina.

Márcia Cristina Anderson Braz, pesquisadora e docente do ICMC, em São Carlos – Foto: Divulgação/SBM

Ao longo da semana, o IMSA recebeu dezenas de matemáticos de célebre importância no mundo e que servem, certamente, de inspiração para alunos e alunas da América Latina. Ludmil Katzarkov, Diretor Executivo do IMSA, considerou o evento mais uma vez como satisfatório e que excedeu às expectativas da direção.

“Este evento trouxe muitas conferências de elevada excelência em Matemática, uma marca registrada dos eventos do IMSA. Temos feito isso nos últimos 20 anos, é um dos maiores eventos do calendário internacional, com palestras que mostram os temas mais modernos da Matemática para as comunidades científicas de toda a América Latina e as tendências para os próximos anos. Mais uma vez recebemos pesquisadores das melhores universidades e centros de pesquisa do mundo e com palestras que servem de guia para as mais jovens gerações de matemáticos”, analisou o matemático.

Por sua vez, Alexia Núñez, Cônsul de Assuntos Gerais da Embaixada do México em Miami, se emocionou com vários de seus compatriotas em destaque no MWM 2024. Para ela, o evento só ajudará a pavimentar o caminho de outros estudantes de Matemática que sonham com o sucesso na área acadêmica.

Diretor Executivo do IMSA, Ludmil Katzarkov aprovou o MWM 2024 – Foto: Divulgação/SBM

“É um prazer fazer parte deste evento tão importante para a comunidade matemática na América Latina. Ver matemáticos brilhantes e que contribuem com o avanço da pesquisa no México, como são os casos de Raquel Perales e Alberto Verjovsky, certamente vai ajudar milhares de jovens que iniciam na área em nosso país e em todo continente. Certamente todo esse nosso esforço é recompensado e vai abrir portas para nossos conterrâneos latino-americanos”, avaliou Alexia.

Quem também esteve presente na Universidade de Miami foi José Renato Ruy Ferreira, Cônsul Adjunto do Brasil, que reforçou a importância do país no ramo científico e tecnológico dentro do bloco da América Latina.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar junto de brilhantes mentes e talentos de todo o mundo, especialmente da América Latina. Como vocês podem saber, nós, diplomatas, sabemos que eventos como o MWM são ricas experiências para interagir, conhecer e comprovar o quanto a ciência é uma importante ferramenta no mundo moderno e tecnológico de hoje. Gostaria de parabenizar, em especial, os professores brasileiros que foram homenageados no evento e garantir nossa presença nas próximas edições”, concluiu.

O Mathematical Waves Miami terá sua segunda edição em janeiro de 2025, também na Universidade de Miami.

VEJA TAMBÉM:

Terceiro em dia em Miami mantém nível de excelência e Brasil recebe homenagem do IMSA

Brasil é destaque no 2º dia de evento internacional de matemática em Miami