Brasil é destaque no 2º dia de evento internacional de matemática em Miami

Pesquisadora Carolina Araújo, do IMPA, foi uma das palestrantes no Mathematical Waves Miami, que vai até a próxima quinta-feira (25)

O segundo dia do Mathematical Waves Miami (MWM), na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, manteve a excelência nos temas explorados por pesquisadores célebres da Matemática internacional. O evento, coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA), é um dos principais do ramo científico no calendário de 2024 e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) está presente.

Matemático russo Dmitry Kaledin foi um dos destaques do segundo dia na Universidade de Miami – Foto: Divulgação/SBM 

Nas conferências do segundo dia do MWM, o Brasil deixou sua marca registrada no palco com a carioca Carolina Araújo, pesquisadora do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Para começar a terça-feira (23), o cientista Anton Mellit, da Universidade de Viena, na Áustria, fez uma introdução sobre Anéis de Cohomologia de diversas variedades de Superfícies de Riemann.

Em seguida, na segunda apresentação da manhã, o pesquisador Dennis Gaitsgory, do Instituto Max Planck de Matemática, na Alemanha, ministrou sua palestra de forma on-line a respeito da Prova da Conjectura Geométrica de Langlands. Novamente, o auditório recebeu ótimo público de interessados por linhas de pesquisas das mais conceituadas da comunidade científica mundial.

Anton Mellit, da Universidade de Viena, se apresentou no segundo dia do MWM – Foto: Divulgação/SBM

Após o almoço, o matemático russo Dmitry Kaledin, da Escola Superior de Economia da Universidade Nacional de Pesquisa (HSE University), apresentou o tema “Como aprimorar categorias e por quê”, baseando-se em uma técnica alternativa no derivado de Grothendieck.

A quarta a se apresentar na Universidade de Miami foi Carolina Araújo. Em pauta, uma de suas especialidades na carreira como pesquisadora: as Variedades de Fano dentro do ramo de Geometria Algébrica. Em sua conferência, a matemática carioca examinou a teoria definida em termos de Positividade dos Caracteres Superiores de Chern.

Carioca Carolina Araújo, do IMPA, apresentou as Variedades de Fano dentro do ramo de Geometria Algébrica – Foto: Divulgação/SBM

A última apresentação do dia foi do japonês Kenji Fukaya, da Universidade Stony Brook, focada na Construção funcional da teoria Lagrangiana de Floer e suas aplicações. O cientista de 64 anos é uma das maiores referências internacionais em Geometria Simplética e Geometria de Riemann e faz parte do grupo permanente do Centro Simons de Geometria e Física, em Nova York.

Japonês Kenji Fukaya, da Universidade Stony Brook, também se apresentou em Miami – Foto: Divulgação/SBM

O atual Presidente da Academia Mexicana de Ciências, José Antonio Seade, será um dos conferencistas ao longo do MWM e crê que o nível apresentado nas palestras será de importância única para a carreira dos profissionais latino-americanos no evento.

José Antonio Seade, Presidente da Academia Mexicana de Ciências, em Miami – Foto: Divulgação/SBM

“O evento está sendo muito interessante, a programação está variada e o nível das conferências está excelente. Me parece muito importante o trabalho do IMSA em reunir matemáticos de ponta dos países da América Latina. Não é fácil para pesquisadores latino-americanos ter contato, escutar e aprender com muitos matemáticos que estão se apresentando aqui em Miami. Então, é fantástico poder trocar experiências com nomes de nível mundial da Matemática”, avalia Seade.

DIA 3 EM MIAMI

O terceiro dia de evento reúne mais cinco conferências na Universidade de Miami e o IMSA fará a entrega de premiações ao término da programação.

Serão concedidos os seguintes prêmios pela entidade: um de Matemático Estabelecido, dois de Jovens Matemáticos, três de Reconhecimento de Lideranças e três ‘Fellowships’.

Você pode acompanhar no site oficial do IMSA a programação de todos os dias do evento na Universidade de Miami.