Sociedades científicas marcam presença em evento internacional de matemática em Miami

“Mathematical Waves Miami” é organizado pelo Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA) e vai até a próxima quinta-feira

Até a próxima quinta-feira (25), Miami é a capital da comunidade matemática das Américas em um dos principais eventos científicos de 2024. O Instituto de Ciências Matemáticas das Américas (IMSA) realiza o Mathematical Waves Miami (MWM), na Universidade de Miami, no estado norte-americano da Flórida, com a presença de pesquisadores célebres da área. A Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, foi um dos destaques do primeiro dia de palestras.

Evento na Universidade de Miami é um dos mais importantes de Matemática nas Américas – Foto: Divulgação/SBM

Ao longo dos quatro dias de evento, uma aliança das principais sociedades matemáticas da América Latina realizará conferências em Miami com o objetivo de unir forças em prol do avanço da ciência no continente e a promoção “da integração da comunidade hispânica no discurso matemático global”.

Na próxima quarta-feira (24), o IMSA também reservará um tempo para a entrega de duas honrarias: o Prêmio Latino-Americano de Pesquisa em Matemática e também o Prêmio IMSA Jovem Matemático, de maneira a reconhecer jovens pesquisadores da região cujas contribuições recentes tiveram um impacto notável na comunidade.

DIA 1

No primeiro dia, a Universidade de Miami foi palco de cinco conferências iniciais de maneira a revelar os avanços da Matemática nas Américas. Coube a Jaqueline encerrar os trabalhos com uma palestra em que apresentou resultados relativos à existência e unicidade de soluções para Equações Diferenciais Funcionais com atrasos dependentes de estado.

Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, fez uma apresentação no 1º dia de evento em Miami – Foto: Divulgação/SBM

Antes da apresentação da Presidente da SBM, quatro referências na área se apresentaram. Para abrir os trabalhos do Mathematical Waves Miami 2024, o inglês Sir Simon Donaldson, medalhista Fields em 1986, apresentou o tema ‘Complexo Calabi-Yau Triplo com Limite’ em uma conferência on-line.

Logo em seguida, o Professor Oscar Garcia-Prada, membro do Conselho de Pesquisa Nacional Espanhol (CSIC) do Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT), em Madri, foi destaque na conferência sobre Fibrado de Higgs e Topologia dos Espaços de Teichmüller superiores.

Espanhol Oscar Garcia-Prada, membro do Conselho de Pesquisa Nacional Espanhol (CSIC) do Instituto de Ciências Matemáticas (ICMAT) – Foto: Divulgação/SBM

Após o almoço, foi a vez do matemático marroquino Mohammed Abouzaid entrar em cena com uma palestra envolvendo um novo modelo para Homotopia Estável. Apesar de ter nascido na África, o pesquisador de 43 anos tem cidadania norte-americana e hoje é uma das maiores referências no Departamento de Matemática da Universidade de Stanford.

Matemático marroquino Mohammed Abouzaid, da Universidade de Stanford – Foto: Divulgação/SBM

Sua linha de pesquisa envolve Topologia Simplética e correlações sobre Geometria Algébrica e Topologia Diferencial, temas ligeiramente explorados para o público que compareceu em bom número no auditório da Universidade de Miami. Para completar o grupo de pesquisadores da América Latina, posteriormente se apresentou o mexicano Ernesto Lupercio.

O matemático de 53 anos é titular do Centro de Investigação e de Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional (CINVESTAV) e trouxe ao público uma de suas especialidades atuais: Estruturas de Hodge e Geometria Teórica Quântica.

Mexicano Ernesto Lupercio foi um dos destaques do 1º dia do MWM – Foto: Divulgação/SBM

“Esse evento é importantíssimo para a comunidade matemática nas Américas, especialmente na América Latina e Região do Caribe. A qualidade das apresentações e o intercâmbio de conhecimentos promovidos aqui enriquecem nossa comunidade matemática e trazem contribuições excepcionais. Estamos ansiosos para os próximos dias de aprendizado e colaboração”, opinou Jaqueline após o primeiro dia de evento em Miami.

O QUE ESPERAR DO DIA 2

Você pode acompanhar no site oficial do IMSA a programação de todos os dias do evento na Universidade de Miami. Nesta terça (23), são esperadas mais cinco conferências no auditório.

Entre elas, a da brasileira Carolina Araújo, cientista do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que vai destacar um dos temas principais de sua linha de pesquisa: Variedades de Fano.