Workshop TYAN encerra edição de 2023 com chave de ouro e aprovação de participantes

Evento sediado na UnB da última semana reuniu cerca de 80 pesquisadores de ponta das Américas e da Europa

Brasília (Brasil), 9 de outubro de 2023 – A sexta-feira e último dia do 9º Workshop Temático Internacional de Matemática da Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TWAS-TYAN) e 1º Workshop TYAN-Humboldt em Matemática encerrou um dos eventos mais célebres e importantes da área no calendário anual. Sediada na Universidade de Brasília (UnB), a atração foi organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a TYAN, a UnB, a Academia Jovem da Argentina e a Sociedade Mexicana de Matemática.

Foto: Divulgação/SBM – Mina Teicher, cientista pela Universidade de Miami

No último dia, o auditório da UnB recebeu dois pesquisadores estrangeiros de ponta radicados em Brasília, uma palestrante de referência do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e a matemática israelense Mina Teicher, cientista pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Quem os recepcionou na função de Chair foi Celina Figueiredo, um dos destaques de quinta do Workshop TYAN.

Mina Teicher iniciou os trabalhos com uma sessão plenária voltada para o empoderamento feminino na área da matemática mundial. A WIMSA (Avanço Feminino da Matemática pelas Américas, na tradução) é uma iniciativa do Departamento de Matemática da Universidade de Miami e do Instituto de Ciências Matemáticas das América (IMSA) para estimular ainda mais a influência das mulheres dentro do planejamento futuro no setor.

Foto: Divulgação/SBM – Pavel Zalesski, pesquisador da UnB

Em seguida, foi a vez de Pavel Zalesski, pesquisador da UnB, explanar o tema: “Gênero Infinito de Produtos Gratuitos a partir de Fusão e Grupos Acessíveis”. A ideia foi discutir o gênero profinito de grupos acessíveis residualmente finitos gerados por uma certa restrição natural em grupos de vértices de uma extremidade em suas decomposições JSJ.

Foto: Divulgação/SBM – Pavel Shumyatsky, pesquisador da UnB

Na sequência, outro cientista de referência da UnB: Pavel Shumyatsky, que entrou em cena com a sessão voltada para Aplicações Recentes de Métodos de Lie para Teoria dos Grupos. Na palestra, o pesquisador descreveu novos resultados do tema cujas provas são baseadas em um teorema teórico de Lie de Efim Zelmanov, medalhista Fields em 1994.

Por fim, foi a vez de Carolina Araújo, que representou o IMPA, finalizar os trabalhos do Workshop TYAN na sessão vespertina. O evento foi aproveitado ao máximo por estudantes de mestrado e doutorado do Brasil inteiro, que compareceram desde a última segunda (1) às dependências da UnB.

Foto: Divulgação/SBM – Carolina Araújo, pesquisadora do IMPA

Igor Chagas Santos, aluno de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), aprovou a iniciativa principalmente por receber feedback de pesquisadores de todo o Brasil sobre sua linha de pesquisa.

“Gostei muito do evento, pois é uma oportunidade de expor meu trabalho, falar sobre meu trabalho, ver o trabalho dos outros, fazer contato com outras pessoas e ouvir a opinião de quem trabalha na mesma linha de pesquisa. Isso sem falar que abre a possibilidade também de trabalhos no exterior, pois há pesquisadores de ponta de todo o mundo neste evento”, destaca Santos.

Foto: Divulgação/SBM – Igor Chagas Santos, aluno de Pós-Doutorado da UFSE

Para Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, a iniciativa foi um sucesso desde sua proposta até a concretização de uma semana riquíssima em conhecimento e network entre brasileiros e cientistas célebres das Américas e da Europa.

“O evento foi um grande sucesso. Tivemos a participação de grandes nomes da Matemática mundial no evento, tais como Enrique Zuazua, Helge Holden, Martin Bohner, Alícia Dickenstein, Liliana Forzani, entre outros. A TYAN tem apoiado bastante a área de matemática, estamos organizando eventos periódicos, os TITOs, em colaboração com a TYAN e outras Academias de Ciência e Sociedades científicas. Isso tem sido muito importante, pois traz mais visibilidade à Matemática desenvolvida na América Latina e Caribe. Além disso, permite que pesquisadores de diferentes países possam estabelecer colaborações e conexões que são importantes e de alta qualidade científica”, analisa Jaqueline.

Foto: Divulgação/SBM – Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM no Workshop TYAN 

A organização estima que cerca de 80 cientistas estiveram presentes nos auditórios da UnB. A SBM tem o objetivo de organizar em 2024 um evento satélite do Congresso Latinoamericano de Matemática com o apoio da TYAN em João Pessoa.