Palestras de cientistas renomados marcam 4º dia de Workshop de Matemática em Brasília

Workshop TYAN recebe evento internacional até esta sexta-feira com apoio da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da SBM

Brasília (Brasil), 6 de outubro de 2023 – O quarto dia do 9º Workshop Temático Internacional de Matemática da Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TWAS-TYAN) e 1º Workshop TYAN-Humboldt em Matemática seguiu a missão de reunir pesquisadores de ponta do mundo inteiro no palco da Universidade de Brasília (UnB). Cientistas da Espanha e da Argentina foram destaques do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em parceria com a TYAN, a UnB, a Academia Jovem da Argentina e a Sociedade Mexicana de Matemática.

Foto: Divulgação/SBM

Como Chair das duas primeiras sessões plenárias do dia, o matemático norueguês Helge Holden, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, deu as boas-vindas aos palestrantes. O espanhol Enrique Zuazua, da Universidade de Erlangen, da Alemanha, iniciou os trabalhos focando em resultados recentes sobre a interação entre Controle e Aprendizado de Máquina. O pesquisador é referência mundial em Equações Derivadas Parciais e pôde passar um pouco de seu conhecimento também sobre Normalização de Fluxos à plateia na UnB.

Foto: Divulgação/SBM – Enrique Zuazua, da Universidade de Erlangen, da Alemanha

Na sequência, foi a vez de Celina Figueiredo, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entrar em cena para apresentar o tema “Problema do Milênio da Intratabilidade Computacional”. Na atualidade, a pesquisadora é modelo nos estudos de Teoria dos Grafos, Complexidade Computacional e Análise de Algoritmos, minúcias que atraíram a atenção dos palestrantes.

Foto: Divulgação/SBM – Celina Figueiredo, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Na sessão vespertina, o matemático italiano Pierluigi Benevieri foi o anfitrião de mais duas sessões plenárias. A primeira foi de Liliane de Almeida Maia, professora doutora na UnB, que é um ícone nacional na área de Análise, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais. No seu tempo, a pesquisadora focou especialmente em falar sobre Classificação de Soluções Radiais para Equações Não Lineares.

Foto: Divulgação/SBM – Liliane de Almeida Maia, professora doutora na UnB

Finalmente, a pesquisadora Liliana Forzani, da Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina, fechou o dia com ênfase no paradoxo Abundância x Escassez, onde se aprofundou na exploração de metodologias de regressão, focando particularmente no paradigma das abundantes.

Na abertura do Workshop TYAN, na última segunda, ela esteve na mesa de discussão junto de Márcia Barbosa, Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para debater o assédio moral em ambientes acadêmicos, uma das principais sessões do evento até aqui.

Foto: Divulgação/SBM – Pesquisadora Liliana Forzani, da Universidad Nacional del Litoral (UNL)

O intercâmbio de conhecimento de várias escolas da Matemática Internacional foi aprovado por Fábio Tal, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi um entre dezenas de profissionais que exibiram amostras de seu trabalho em Brasília e está impressionado com a gama de referências em várias áreas especializadas.

“O Workshop TYAN teve apresentações de excelentes contribuições científicas, de uma gama impressionante de áreas da matemática. Desde álgebra à matemática mais diretamente ligada às aplicações. E a integração mundial é sempre muito relevante. A matemática brasileira só se tornou uma das melhores do mundo por ter todas estas conexões internacionais, por estar exposta às novas ideias e técnicas assim que são desenvolvidas. Isso nos permite absorvê-las bem cedo e também permite maior exposição dos nossos trabalhos”, avalia Tal.

Foto: Divulgação/SBM – Fábio Tal é professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP

O estudante de mestrado Maxmilian Siqueira, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vai totalmente nessa linha. Os quatro dias de Workshop TYAN já lhe deram diretrizes diferentes de como seguir sua linha de pesquisa acadêmica.

“Ter a oportunidade de ter vindo para um evento como esse é muito gratificante, porque posso expor meu trabalho a outras pessoas, muitas vezes, referências de outros países da América Latina, até de outros continentes. E obviamente me faz enxergar formas diferentes de fazer matemática da que estou acostumado em Alagoas”, destaca.

Foto: Divulgação/SBM – Maxmilian Siqueira, aluno da UFAL

A programação na UnB vai até esta sexta-feira e contará com mais palestras plenárias oferecidas por grandes nomes da matemática mundial, painéis e a continuação das sessões especiais.