Mestrado e Doutorado – ICMC/USP

Inscrições em um dos mais tradicionais programas de pós-graduação em matemática do Brasil estão abertas até 26 de maio

Estão abertas as inscrições para os processos seletivos de ingresso no mestrado e no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Matemática da USP, em São Carlos. Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas de Computação (ICMC), o Programa é um dos mais tradicionais do Brasil e também um dos que mais formam mestres, mestras, doutores e doutoras no país.

São disponibilizadas 20 vagas para mestrado e 20 para doutorado, e as inscrições podem ser realizadas até dia 26 de maio acessando o site do Programa: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgmat/ingresso (clique em “alunos regulares”). No site, é possível acessar os editais dos dois processos seletivos, em que estão detalhados todos os documentos necessários para realizar a inscrição no sistema online, bem como os critérios de avaliação e demais informações.

Excelência e tradição – A excelência do programa foi reconhecida como de nível internacional nas últimas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que lhe atribuiu nota 7, o conceito máximo.

Criado em 1970, o Programa tem como objetivo preparar seus estudantes para as carreiras acadêmicas. A finalidade do curso de mestrado é dar às alunas e alunos condições de desempenhar, com proficiência, funções docentes de graduação, bem como iniciá-los profissionalmente na pesquisa. No curso de doutorado, a finalidade é proporcionar formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo capacidade de pesquisa científica em matemática.

As egressas e egressos do Programa ocupam posições de destaque em universidades e centros de pesquisa nacionais. Esse impacto pode ser regionalmente identificado, já que muitos se tornaram docentes em universidades conceituadas do Brasil e criaram novos núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação, o que gera relevante contribuição para a expansão do ensino e da ciência. 

Mais informações:

Faça o download do edital do mestrado: https://web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/ppgmat/edital_029.2023_mestrado_02_2023.pdf
Faça o download do edital do doutorado: https://web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/ppgmat/edital_030.2023_doutorado_02_2023.pdf
Inscrições: https://www.icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgmat/ingresso (clique em “alunos regulares”)
Conheça o ICMC: https://youtu.be/bwzYzp6RVAk
Dúvidas? Escreva para ppgmat@icmc.usp.br