Romildo da Silva Pina: nota de pesar da Sociedade Brasileira de Matemática

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) lamenta o falecimento do matemático, pesquisador e professor universitário brasileiro, Romildo da Silva Pina. Romildo Pina graduou-se em matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1989, doutorou-se em matemática pela Universidade de Brasília (UnB) em 1998, onde também completou o mestrado em 1992, foi bolsista de pós-doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desde 1991 era professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG. Era professor Titular do IME-UFG e tinha 56 anos.

Romildo Pina era um acadêmico devoto e uma inspiração para seus alunos e colegas. Professor dedicado e responsável que atuou na Graduação e Pós-Graduação. Orientou 17 projetos de iniciação científica, 4 monografias de especialização, 21 dissertações de mestrado e 7 teses de Doutorado. Cultivou muita admiração e muitos amigos, por onde passou.

A matemática brasileira despede-se de um pesquisador dedicado à ciência que publicou mais de 30 artigos científicos em revistas especializadas, com alcance em nível internacional. Seus estudos englobaram as áreas de geometria diferencial e equações diferenciais. Inovador em seu campo de pesquisa, trabalhou com teoria de grupos de Lie para reduzir sistemas de equações diferenciais parciais de alta complexidade em equações ordinárias (ansatz), afim de determinar novas soluções explícitas para a equação de Ricci, equação de campo de Einstein e solitons de Ricci. Além disso, dedicou-se a teoria dos tensores prescritos para obter novas soluções exatas para equações tensoriais como, por exemplo, a equação de campo de Einstein.