Prêmio Elon Lages Lima chega a sua terceira edição

Conheça os detalhes e a história por trás da premiação

Em 2019, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) criaram o Prêmio Elon Lages Lima. Instituído com o intuito de promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área, o prêmio chega agora à sua terceira edição.

Na premiação, podem ser inscritas obras elaboradas por autores brasileiros ou que atuem profissionalmente no Brasil, dedicadas a temas nas diversas áreas da Matemática e Aplicações, na forma de monografias, textos introdutórios e, preferencialmente, livros-texto, publicadas no intervalo de quatro anos anteriores ao ano da premiação que atendam às condições definidas no regulamento do Prêmio.

A honraria surgiu durante a gestão de Carlile Lavor (IMECC-Unicamp) como Presidente da SBMAC no biênio 2018/2019. “A ideia foi recebida com grande entusiasmo pela SBM. Eu diria que o fato de não haver uma premiação desse tipo no Brasil foi a principal inspiração para a criação do Prêmio, que tem por objetivo promover e estimular a produção bibliográfica nacional em Matemática e Aplicações, em português, devotada à formação e à difusão de conhecimentos na área”, conta ele.

A premiação homenageia o matemático, pesquisador e professor Elon Lages Lima, que foi um comendador e grande oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), além de professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Para Lavor, o prêmio está servindo para fortalecer ainda mais a relação entre as Sociedades que o organizam. “A SBM é a ‘irmã mais velha’ da SBMAC e o Prêmio está servindo para fortalecer ainda mais essa relação. Juntas, estão atuando na promoção da capacidade da matemática em resolver problemas complexos de nossa sociedade”, destaca.

Os vencedores das duas primeiras edições foram “Teoria Computacional de Grafos: Os algoritmos”, de Jayme Luiz Szwarcfiter, em 2019, e “Álgebra Geométrica e Aplicações”, de Leandro Augusto Frata Fernandes, Carlile Lavor e Manuel Menezes de Oliveira Neto, em 2020. Neste ano, a coroação será realizada durante o Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira.

Segundo o Presidente da SBM, Paolo Piccione, o Prêmio é crucial para reconhecer esforços que muitas vezes não são tão valorizados. “Os autores dos livros de Matemática têm um trabalho que é muito grande e pouco reconhecido pela comunidade. Escrever um livro é uma tarefa extremamente difícil e quase nunca é reconhecida com o valor que merece. Dentro do próprio currículo, não é tão importante para um autor escrever um livro como, por exemplo, seria ter um artigo publicado por uma revista – e às vezes o trabalho é muito maior. Nossa ideia é tentar prestigiar pessoas que se coloquem à disposição da comunidade e dos alunos para fazer um trabalho que não oferece muito para eles”, explica.

Para Piccione, é de grande importância que a premiação seja concedida pelas duas sociedades, uma vez que o real esforço coletivo da comunidade para reconhecer os autores de livros. Paolo também completa detalhando a parceria com a SBMAC. “As iniciativas junto à SBMAC estão cada vez mais importantes, as sociedades têm os mesmos objetivos e mesmas ideias de como se fazem políticas científicas, por isso é importante que mantenhamos objetivos e atividades em comum”, conclui.

Edição de 2023

Neste ano, as inscrições estarão abertas até o próximo dia 15 de abril, e a Comissão Julgadora será presidida por Carlile e composta também pelas professoras Elizabeth Wegner Karas (UFPR) e Liliane Maia (UnB), além dos professores João Frederico da Costa Azevedo Meyer (Unicamp) e Ronaldo Garcia (UFG). 
Para participar, os interessados devem realizar as submissões através do sistema oficial. A comissão julgadora realizará a análise entre 16 de abril e o dia 1º de junho, data da divulgação do resultado. O Prêmio Elon Lages Lima, que volta a ser distribuído após três anos de hiato, será entregue na 34ª edição do CBM, evento que será realizado entre os dias 24 e 28 de julho deste ano.

Reprodução SBMAC