Prêmio Elon Lages Lima: conheça o vencedor da 1ª edição

Jayme Luiz Szwarcfiter conquistou a honraria em 2019

Neste ano, o Prêmio Elon Lages Lima chega à sua terceira edição – a primeira em três anos, por ocorrência da pandemia de Covid-19. A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), organizadoras da premiação, mantêm a expectativa de sucesso do evento como nos primeiros anos – 2019 e 2020 – com a valorização das obras nacionais e a difusão de conhecimentos na área.

O primeiro vencedor da honraria foi o carioca Jayme Luiz Szwarcfiter. Formado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1967, ele entrou no rol de vencedores do Lages Lima com a obra “Teoria Computacional de Grafos: Os algoritmos“. Quatro anos após completar a graduação, iniciou mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela mesma instituição e rumou pelas experiências mundo afora.

Em um espaço de 15 anos, Szwarcfiter foi do mestrado até o pós-doutorado com vivências em três universidades do exterior: Berkeley, nos Estados Unidos; Cambridge, na Inglaterra; e Paris, na França. Após anos de contribuição na área, em que foi eleito membro da Academia Brasileira de Ciências, o carioca hoje é pesquisador do Instituto de Matemática e Estatística da UFRJ e atua nas áreas de Algoritmos, Teoria da Computação e Matemática Discreta.

A primeira versão de sua obra vencedora do Prêmio Elon Lages Lima se baseou em um texto do autor destinado a um curso da Escola de Computação, semelhante ao Colóquio Brasileiro de Matemática dos dias atuais. Como o próprio título introduz, a obra corresponde a um texto de grafos e algoritmos, em que os últimos são desenvolvidos pensando-se em uma implementação para o computador. Em sua visão, Szwarcfiter vê seu projeto de fácil entendimento pelo público em geral, o que o torna acessível para os iniciantes deste estudo, mas, ao mesmo tempo, preserva o rigor matemático em todas as provas.

“O assunto é abordado sob um enfoque computacional e um tratamento matemático. Este tratamento pode ser percebido na verificação de correção de um algoritmo ou na determinação de sua eficiência. Contudo, não se requer do leitor conhecimentos especializados nessa área para acompanhar o texto. A apresentação se desenvolve principalmente em torno da descrição de técnicas gerais, utilizadas na elaboração de algoritmos em grafos. Após a exposição de cada técnica, segue-se uma aplicação correspondente, ou seja, um algoritmo desenvolvido mediante o uso da técnica em questão. Para cada um desses algoritmos, é efetuado um estudo de sua validade e determinada a sua complexidade”, explica o professor titular do Programa de Engenharia de Sistemas da COPPE/UFRJ e pesquisador do Núcleo de Computação Eletrônica.

Ser o primeiro vencedor de um prêmio que homenageia um expoente da Matemática no Brasil emocionou Szwarcfiter. “A importância poderia ser avaliada inicialmente pela contribuição que o trabalho representa para o desenvolvimento da área no Brasil. Depois, para a consolidação de uma literatura científica na língua portuguesa. Ao longo de minha carreira de pesquisador, tive oportunidade de ser agraciado com alguns prêmios, de diferentes naturezas. Devo confessar, contudo, que considero esta premiação como uma das mais importantes que recebi. Dentre os motivos desse sentimento, mencionaria, ainda, o fato de que, na ocasião da premiação, tomei conhecimento que este livro concorreu com textos importantes de colegas de outras instituições”, destacou.

O FUTURO

As inscrições para a terceira edição do Prêmio Elon Lages Lima estão abertas até o próximo dia 15 de abril. Vale reforçar que um pré-requisito obrigatório é que a obra tenha sido publicada há, no máximo, quatro anos anteriores ao ano do evento. Szwarcfiter também fez questão de deixar uma mensagem de incentivo aos futuros participantes, reiterando que é a oportunidade de consolidar a literatura científica do país e de construir um legado para as próximas gerações.

“Aos futuros participantes das próximas edições, eu frisaria a importância de escrever livros textos em língua portuguesa, que teriam a finalidade de consolidar uma literatura científica no país, o que facilita o acesso a esses livros, por parte de uma parcela da população a qual apresenta dificuldades de acessar textos em língua estrangeira. Além disso, esses textos seriam o embrião de uma terminologia de novos termos científicos na língua portuguesa. Trata-se de um objetivo social e científico. No aspecto pessoal, atividades como escrever livros, plantar árvores e outras do gênero são reconhecidas por constituírem um legado importante de quem as executa para gerações futuras”, concluiu o matemático.

Reprodução SBMAC