Inscrições para a 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp terminam nesta quinta-feira (6/4)

Em sua 39ª edição, a OMU é voltada para alunos do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Fundamental; participantes medalhistas também terão a chance de ingressar na graduação na Unicamp

As inscrições para 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) terminam na próxima quinta-feira (6/4). Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), a competição é voltada para estudantes do ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas aqui.

A OMU também será incluída no Edital de Vagas Olímpicas, o que possibilitará que participantes medalhistas possam pleitear vagas em cursos de graduação da Unicamp sem fazer o Vestibular.

Com uma proposta original e que se difere de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

A Olimpíada possui três fases. As duas primeiras são realizadas de forma virtual e com duração de uma semana cada. A terceira fase é presencial na Unicamp, em Campinas-SP. No dia seguinte é feita uma emocionante cerimônia de premiação.

As provas são dissertativas e além da correção tradicional, também são avaliadas a qualidade do texto e argumentação, de maneira comparativa.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentação, justifiquem os passos e exponham o raciocínio feito.

“O formato da prova também abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Por isso, cada fase tem uma semana de duração para que os grupos discutam, pesquisem, se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma.

Etapas da OMU

A primeira fase ocorrerá de 18 a 24 de abril e, a segunda, de 23 a 29 de maio. Já a terceira fase, de onde sairão os grupos medalhistas, será realizada presencialmente na Unicamp, no dia 2 de setembro.

No dia seguinte, dia 3 de setembro, será realizada uma emocionante cerimônia de premiação, na própria Universidade, onde serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para ao menos 48 equipes (192 estudantes e professores). Também são premiadas as equipes que se destacarem pela qualidade de redação e argumentação das respostas. 

As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). 

“Nosso interesse não é apenas com o resultado final, mas também com o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes. Enfim, com um percurso multifacetado do fazer matemático”, afirma Firer. 

Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão realizar também uma prova adicional e concorrer a uma medalha individual. Serão distribuídas ao menos 18 medalhas individuais.

Vagas na graduação da Unicamp

Com a inserção da OMU no edital de Vagas Olímpicas, os estudantes que participarem neste ano já poderão ter a chance de ingressar na Unicamp em 2024. Os cursos de graduação contemplados pelo Edital serão divulgados no segundo semestre, mas a expectativa da organização é que sejam diversos na área de exatas. 

Para participar do processo seletivo de Vagas Olímpicas, o estudante deve chegar à terceira etapa, realizar a prova em grupo e uma outra prova adicional individual – ambas presenciais. O estudante poderá concorrer à vaga na graduação desde que seja premiado com alguma medalha (ouro, prata ou bronze) na prova individual.

Em 2022, a OMU teve um alcance nacional com mais de 6 mil estudantes de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal. 

SERVIÇO: Inscrições de 22/2 a 6/4

Equipes de escolas públicas: R$ 50,00 (por equipe)

Equipes de escolas particulares: R$ 150,00 (por equipe)

Inscrições e mais informações no site: www.olimpiada.ime.unicamp.br