Nota de Pesar

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), diante das informações divulgadas pelas autoridades competentes, vem a público manifestar seu pesar e repúdio ao feminicídio da aluna Janaína da Silva Bezerra, ocorrido no dia 28/01/2023. A SBM e a SBMAC repudiam todo e qualquer tipo de agressão, discriminação, assédio e violência dentro da nossa comunidade acadêmica. 

Destacamos que a SBM e a SBMAC têm promovido ao longo dos últimos anos diversas iniciativas para aumentar a diversidade dentro da comunidade acadêmica, especialmente na área da matemática, por meio de discussões, workshops, eventos e ações conjuntas com vários setores da nossa sociedade. A SBM e a SBMAC consideram dentro de suas respectivas gestões a pauta sobre equidade de gênero prioritária e têm trabalhado de forma bastante intensiva para aumentar a representatividade na área da matemática. A construção de uma sociedade igualitária, livre de qualquer forma de discriminação e violência, é dever de todos e sempre será objetivo das nossas sociedades.

Nos solidarizamos com a família da jovem e com toda a comunidade acadêmica da UFPI neste momento tão difícil e nos colocamos à disposição para ajudar no que for preciso. 

Paolo Piccione
Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática

Pablo Martin Rodriguez
Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Acesse o documento assinado clicando aqui.