SBM recebe propostas para a realização da Bienal 2024

Instituições interessadas em sediar a 11ª edição do evento já podem se candidatar

A Bienal de Matemática, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) desde 2002 em cada ano par, está com o prazo de submissão de propostas aberto para as instituições de ensino que desejarem sediar a edição de 2024. Neste ano, o evento chegou a sua 10ª edição e foi realizado em Belém, no Pará.

A iniciativa tem como objetivos despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática, disseminar o conhecimento matemático em todo o país, propiciando a estudantes e professores uma visão ampla da Matemática e suas aplicações, gerar textos de qualidade, que estimulem a leitura e o estudo da Matemática, promover a interação da Matemática com outras áreas do conhecimento, abordando aplicações e questões interdisciplinares, estimular a formação de recursos humanos em Matemática, incluindo professores do ensino médio e superior,  divulgar laboratórios de ensino e de novas tecnologias no Ensino da Matemática, fomentar a interação entre as diversas componentes da comunidade matemática brasileira e firmar o papel da SBM como referência junto a estudantes, professores e coordenadores de cursos de Matemática, bem como profissionais de áreas afins.

O público-alvo é bastante amplo, incluindo estudantes – em todos os níveis -, professores e pesquisadores de Matemática e de áreas afins em todo o território nacional.

As instituições que desejem sediar a Bienal devem encaminhar suas propostas à Diretoria da SBM para a realização do evento. É necessário que a proposta contemple detalhes sobre a infraestrutura física, alojamento e acesso e também sobre apoio institucional. A organização do evento estará a cargo da Comissão Científica e da Comissão Organizadora Local, com a decisão sobre as candidaturas ficando a cargo do Conselho Diretor da SBM.

O prazo final para submissão de propostas é o dia 13 de dezembro deste ano. As instituições interessadas devem fazer o envio para o e-mail diretoria@sbm.org.br. Todos os detalhes sobre os critérios para a candidatura estão disponíveis no Regimento da Bienal.