Competição Jacob Palis Júnior recebe inscrições

Prêmio é porta de entrada para a 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática

A Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) realizará, pela primeira vez, a Competição Jacob Palis Júnior de Matemática. Voltada tanto para alunos de escolas públicas quanto de escolas privadas de todo Brasil, a prova, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), será realizada no próximo dia 3 de outubro, às 14h, em fase única.

O exame será aplicado em formato remoto e é constituído por 10 questões de múltipla escolha e cinco questões de resposta numérica, com tempo total de duas horas para a conclusão da prova. Podem participar estudantes que estejam cursando desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas.

Segundo o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro da Comissão Nacional de Olimpíadas, Samuel Feitosa, a realização do evento em configuração on-line se deu a partir de algumas experiências bem sucedidas de competições virtuais durante a pandemia. 

“Através de relatos de professores e alunos sobre dificuldades burocráticas para a participação de competições de matemática, principalmente longe de grandes centros, a Comissão de Olimpíadas da SBM percebeu que poderia contribuir positivamente com a educação de mais jovens oferecendo a oportunidade de uma prova de aplicação virtual, gratuita e de fácil acesso para qualquer estudante regularmente matriculado em escolas brasileiras”, explicou. 

Ele ainda completou que em muitas competições matemáticas é exigido que as escolas ou professores façam algum tipo de inscrição e isso dificulta a participação de alguns alunos que estudam em locais que não apoiam competições matemáticas.

“No modelo proposto neste ano, o aluno pode garantir sua participação independente de intermediários e até mesmo sem precisar de deslocamentos. Bastará ter uma conexão com a internet por um curto período e algum aparelho como um smartphone ou computador para acessar a prova. Esperamos que o fácil acesso possa dar mais oportunidades para jovens conhecerem e desfrutarem dos benefícios das olimpíadas científicas”, completou.

Serão três níveis de participação. No Nível 1, os alunos que estão no 6º ou 7º ano do Fundamental; no Nível 2, os alunos matriculados no 8º ou 9º ano do Fundamental; por fim, no Nível 3, são os alunos que estão em qualquer ano do Ensino Médio e não possuam matrícula no Ensino Superior até 31 de dezembro deste ano.

Cada aluno fará sua prova em casa, utilizando computador pessoal ou smartphone. O participante deverá acessar o Google Classroom da AOBM para baixar a prova e deverá enviar suas respostas através do formulário, dentro do período disponibilizado para realização do teste. 

Samuel também afirma que muitas vezes o contato com um bom professor de matemática ou uma premiação em uma competição matemática ou gincana cultural é um pontapé inicial para que um jovem desperte o seu interesse pela matemática e busque uma boa formação desde cedo. 

“A competição Jacob Palis Júnior espera servir como um dos primeiros contatos dos jovens brasileiros com problemas criativos e divertidos de matemática e assim ajudar a descobrir talentos. Vale mencionar que, além de um grande pesquisador para a matemática brasileira, o professor Jacob Palis Júnior contribuiu decisivamente para o fortalecimento de diversas redes nacionais de pesquisa e a descoberta e estímulo de jovens cientistas. Com essa singela homenagem, esperamos que a prova carregue o mesmo espírito do trabalho do seu patrono”, finalizou.

Apesar de não haver entrega de prêmios ou troféus físicos, os participantes receberão condecorações denominadas de medalha de ouro, prata, bronze e diplomas de menção honrosa. Os premiados estarão automaticamente aprovados para a fase única da 44ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

As inscrições estarão abertas até às 12h do dia 3 de outubro, data de realização da prova. Todos os detalhes sobre a competição estão disponíveis no Regulamento oficial. Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da prova.

Professor Jacob Palis Júnior

Jacob Palis Júnior é um dos cientistas brasileiros mais importantes da atualidade e um dos responsáveis pela implantação do Programa Nacional de Olimpíadas de Matemática como um instrumento para detectar jovens talentos no país. A série de vídeos “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer”, disponível no YouTube, mostra pesquisadores que promoveram impactos revolucionários na ciência brasileira. Entre eles, o professor Jacob. Assista ao vídeo.