Orgulho e representatividade: como a SBM comemora o Dia Internacional da Mulher

Conheça as ações desenvolvidas pela Sociedade em prol da igualdade de gênero

O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta terça-feira, 8 de março. A Sociedade Brasileira de Matemática parabeniza todas as mulheres, especialmente as envolvidas nos desafios da área de matemática

Por aqui, sabemos a importância de relembrar constantemente a luta pelos direitos das mulheres. Porém, mais do que isso, é ainda mais fundamental fomentar e promover ações nessa direção. 

Junto à Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), a SBM criou a Comissão de Gênero e Diversidade, que tem como missão propor e divulgar iniciativas que estimulem a redução da diferença de gênero e que aumentem a diversidade entre as pessoas que atuam na área de matemática no Brasil.

Atualmente, a Comissão conta com pesquisadoras de universidades espalhadas por todo o Brasil. Com o objetivo de propor medidas efetivas para a promoção da diversidade em eventos na área de Matemática, a Comissão elaborou um documento que ajuda na realização e organização de eventos com maior diversidade.

A gestão atual da SBM conta com duas mulheres no quadro dos secretários regionais: Juliana Pimentel (UFRJ) é a responsável pela Região Rio de Janeiro e Espírito Santo e Valéria Cavalcanti (UEM) é a titular da Secretaria da Região Sul. 

O espaço cada vez maior das mulheres na Sociedade Brasileira de Matemática é um ponto de orgulho para a instituição. Nancy Garcia (Unicamp), Renata Magarinus (IFRS), Jaqueline Mesquita (UNB) e Walcy Santos (UFRJ), fazem parte do nosso conselho diretor atualmente. Jaqueline (Vice-Presidente) e Walcy (Diretora) também marcam presença na Diretoria da SBM, e Maria Ruas (USP) é a representante no Conselho Fiscal da entidade.

Jaqueline é a quarta mulher a integrar o cargo de Presidente ou Vice-Presidente da SBM e salienta a importância de lutar pela igualdade de gênero na matemática, área historicamente dominada por homens. “A Sociedade Brasileira de Matemática tem fomentado várias  ações visando o aumento da representatividade e diversidade na área de matemática no país, sendo este um dos principais objetivos da atual gestão. Dentre as várias ações, a SBM tem incentivado que eventos científicos organizados pela sociedade, tenham sempre um balanço de gênero entre seus plenaristas e palestrantes convidad@s. Essa ação tem sido muito importante para criar modelos para as nossas jovens poderem se inspirar e saber que a matemática também é o lugar delas.”, destaca.

O Torneio Meninas da Matemática (TM2) é uma dessas ações que buscam fomentar a diversidade e impulsionar nossas meninas. A competição é uma realização conjunta da Comissão Gestora do Torneio Meninas na Matemática e da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da SBM. O Torneio é voltado às alunas do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

As Comissões Gestora, Acadêmica e de Comunicação do TM2 são todas formadas por mulheres. Ao todo, são 21, que representam nove estados brasileiros.

“Ainda neste sentido, a SBM está organizando um workshop voltado para as laureadas deste torneio, para que elas conheçam muitos dos caminhos e possibilidades que as olimpíadas em matemática podem trazer para sua vida profissional”, completa Jaqueline.

A SBM acredita que a busca pela igualdade de gênero é o caminho mais saudável para o desenvolvimento acadêmico, científico e social em todos os âmbitos. A instituição se solidariza e apoia as causas igualitárias e, mais uma vez, parabeniza as mulheres pela coragem e disposição em mudar o mundo.

Conheça e acompanhe as ações da SBM através do portal: https://sbm.org.br e do Instagram: @sbmatematica.