Carlile Lavor, que integra o órgão deliberativo da SBM desde 2023, foi reconhecido por sua atuação docente na universidade
Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Carlile Lavor foi um dos premiados na edição de 2024 do Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz. A distinção, cujo nome homenageia o fundador e primeiro reitor da Unicamp, busca reconhecer os docentes notabilizados em atividades de ensino, pesquisa e extensão, considerando contribuições à instituição e à sociedade.
No exercício de docente titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) desde 2015, Carlile avalia a premiação como uma das honrarias máximas da Unicamp e expressa sua satisfação pelo prêmio: “Não é boa ideia esperar reconhecimento, mas quando vem ficamos felizes”, afirma. A avaliação para o Prêmio Zeferino Vaz examina os relatórios de atividades dos docentes de cada instituto. A análise tem foco principalmente na produção acadêmica, contemplando as frentes de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos indicadores de progresso ao longo do tempo.
Carlile compõe o Conselho Diretor da SBM desde 2023, junto de mais 13 conselheiros. A composição do órgão é dividida entre integrantes da Diretoria e mais oito membros eleitos pela Assembleia Geral, além de ser presidido por Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM. Como parte da espinha dorsal dos órgãos deliberativos, o Conselho Diretor desempenha funções essenciais para o funcionamento da entidade, incluindo a regulamentação das deliberações da Assembleia Geral, a revisão e aprovação do Regimento Interno, e a homologação de candidaturas aos Órgãos Deliberativos e Secretarias Regionais.
Um dos destaques recentes na carreira de Carlile foi sua passagem pela presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), no biênio 2018-2019. O pesquisador ressalta que a experiência no ramo de gestão acadêmica possibilitou a aproximação com outras sociedades científicas, abrindo os horizontes da Matemática Aplicada no país: “A gente conhece outras pessoas, de outras áreas, o que aumenta a nossa visão acadêmica”, avalia.
Entre as áreas de interesse em pesquisa do docente estão: Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com ênfase em Geometria de Distâncias, Álgebra Geométrica e Computação Quântica.
Um dos destaques em produção científica presentes no currículo de Carlile nos últimos anos foi o trabalho denominado “Álgebra Geométrica e Aplicações”, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O estudo, publicado em 2017, foi a obra vencedora da segunda edição do Prêmio Elon Lages Lima, realizado em 2021. A premiação é uma iniciativa da SBMAC em parceria com a SBM.