Paraense de 33 anos foi o grande expoente de sua região após criar um aplicativo que fornece banco de dados com questões da 1ª fase da OBMEP para ajudar alunos do Brasil todo
No fim de 2023, a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) coordenou o 1º Encontro Nacional do Mestrado PROFMAT. Até hoje, mais de 7.000 alunos e alunas se tornaram mestres pelo programa, que tem apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Na cerimônia realizada no Rio de Janeiro, foi entregue o Prêmio PROFMAT, com o objetivo de reconhecer os melhores trabalhos acadêmicos das cinco regiões do país. No Norte, o grande vencedor foi o paraense Samy de Sousa Lourenço.
Natural do município de Mãe do Rio (PA), a cerca de 190km da capital Belém, Samy foi agraciado pela pesquisa “Clube de Matemática: um aplicativo para conectar alunos e professores a um banco de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”.
O projeto desenvolvido pelo professor de 33 anos consistiu na criação do aplicativo “Clube de Matemática” para celulares, que conecta docentes e alunos a um banco de dados com as questões de provas da 1ª fase da OBMEP. O aplicativo possibilita o uso de filtros de pesquisa, de forma a montar turmas para orientação voltada especificamente para a avaliação.
“O prêmio é um reconhecimento do trabalho, mas, além disso, é uma oportunidade de divulgar o aplicativo que foi desenvolvido. O aplicativo surgiu da necessidade de fazer com que estudantes, especialmente os de escolas públicas, tivessem mais contato com o estilo dos problemas adotados nas provas da OBMEP. Ele permite ao professor criar e compartilhar com seus alunos atividades contendo questões das provas de maneira a auxiliá-los”, conta Samy.
Origem
O tema de sua Dissertação foi motivado por uma carência de Samy na infância. Sua trajetória estudantil ocorreu em escolas da Rede Pública de Ensino no interior do Pará. A afeição pela Matemática surgiu exatamente nesta época, justamente por influência da mãe. “Sempre gostei muito de Raciocínio Lógico, de questões que envolvessem uma forma diferente de pensar. Não apenas o conteúdo da sala de aula. Sempre gostei de trabalhar com desafios, questões mais desafiadoras”, explica.
Mesmo sem completar o Ensino Médio, ela foi a grande inspiração de Samy para criar um futuro brilhante nesta área. “Meu gosto pela Matemática vem de influência materna. Apesar de não ter concluído, minha mãe tem um raciocínio lógico muito admirável. Apesar de ela não ter domínio das formalidades matemáticas, o conhecimento que ela tem da vida cotidiana me ajudou muito”, completa ele, que perdeu o pai muito cedo.
Por isso, desde pequeno, o matemático tinha o auxílio da mãe nas tarefas de casa. De certa forma, ela acabou moldando a trajetória do filho no colégio e, posteriormente, na faculdade. “É um pouquinho da forma dela de tratar as abordagens dos problemas. Isso acabava me instigando a buscar sempre um pouco mais”, comenta Samy.
Sua irmã também apresentava facilidade em Matemática durante o Ensino Médio, até que, no 8º Ano do Ensino Fundamental, Samy teve a oportunidade de prestar a prova da OBMEP. Exatamente uma espécie de ‘estudo de caso’ para a dissertação do PROFMAT cerca de duas décadas depois.
“A princípio, nunca tinha visto nada parecido com aquela prova. Não tive nenhuma preparação na escola, mas ainda assim eu fui para a segunda fase da OBMEP. No Ensino Médio, fiz uma outra edição e também fui para a segunda fase. Mas novamente sem quase nenhuma preparação”, recorda.
Na segunda oportunidade em que prestou a prova da OBMEP, todavia, Samy recebeu uma ‘ajudinha’ de um dos seus professores, que o inspirou na criação do aplicativo vencedor do PROFMAT 2023 em sua região.
“Esse professor me entregou um livro daqueles de Bancos de Questões da OBMEP um mês antes da prova, de forma que eu tivesse o mínimo de preparação. Ele sabia que eu estava buscando ajuda além daqueles assuntos que aprendemos em sala de aula, que eu gostava de Matemática. Então, aquele livro foi um desafio e abriu minha mente pelos problemas expostos e a forma como eram resolvidos”, analisa.
Escolha pela Matemática em Ciências
Samy não foi medalhista na OBMEP, mas o ‘intensivo’ o puxou de vez para a carreira em Ciências Exatas. Mas qual curso fazer? Engenharia? Física? Ou Matemática? “Aquele livro foi um estímulo a mais para a Matemática. Eu tinha uma pretensão pela área de Exatas e esse interesse só aumentou a partir do momento que vi a resolução de alguns problemas, os quais não imaginava que poderia ter uma abordagem matemática para resolvê-los. Por isso, acabei optando pela Licenciatura em Matemática”, justifica o paraense.
A proximidade com a mãe e os familiares era um pré-requisito na escolha de Samy para a faculdade a se cursar. Assim, foi aprovado em 2009 no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Pará (UEPA), no campus de São Miguel do Guamá, a 60km de sua cidade natal.
Ao longo da graduação, Samy se identificou com a área de Computação e permitiu aprofundar ainda mais seu conhecimento e a relação com os ramos das Ciências Exatas. “Na graduação, tive uma disciplina que envolvia Computação que tinha a intenção de mostrar como poderíamos construir e relacionar sistemas para os computadores a partir de linguagem de programação. A partir daí, fui pesquisando sobre o tema, tentando me aprofundar e fazendo alguns cursos. No fim, acabei tramitando pela área de desenvolvimento de sistemas e Matemática”, revela.
Ao terminar a graduação, em 2013, ele trabalhou em São Miguel do Guamá por pouco tempo em um colégio da rede particular do município. De 2015 a 2019, deu aulas na escola do Serviço Social da Indústria (SESI), em Castanhal, a 120km de Mãe do Rio. Na sequência, Samy atuou como professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), onde permaneceu até o ano passado.
PROFMAT em sua vida
No ano em que foi agraciado com o Prêmio PROFMAT, o paraense também passou no concurso do Instituto Federal do Pará (IFPA), onde é docente da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no campus de Paragominas, onde reside atualmente com a esposa e seus dois filhos.
Samy atua como docente do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, além de dar aulas de Cálculo e Lógica Matemática no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Geometria e Tecnologias Educacionais em Licenciatura em Matemática, ambos no IFPA. O contato com o PROFMAT veio graças a uma indicação do orientador de sua especialização, que era egresso do programa em Belém.
“O PROFMAT me forneceu um bom aprofundamento teórico, mas, mais que isso, permitiu que ampliasse minha visão da responsabilidade e missão de ser professor da rede pública. Tudo isso graças aos professores do Programa e aos ricos debates que surgiam em sala, considerando que a turma era majoritariamente formada por professores experientes”, reconhece o paraense.
O próximo passo na carreira é claro para Samy: aguardar o Doutorado do PROFMAT, um projeto da nova diretoria da SBM, presidida por Jaqueline Mesquita, curiosamente também conterrânea da Região Norte, mas do estado de Roraima.