Programação desta quarta-feira contou com mesa-redonda em homenagem à publicação.
Em seu terceiro dia de evento, o 6º Workshop Temático TWAS Young Affiliate Network (TYAN) em Matemática e 1ª Escola Avançada em Matemática, que está sendo sediado no campus São Paulo da USP e tem a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) como uma das organizadoras, teve quatro atividades em sua programação. Dentre elas, uma mesa-redonda voltada para a celebração dos 40 anos da Revista do Professor de Matemática.
A RPM é uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. A Revista publica artigos de nível elementar ou avançado que sejam acessíveis ao professor do ensino médio e também para alunos de cursos de Licenciatura em Matemática, como uma experiência interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um assunto conhecido.
Além dos artigos, a Revista tem sessões sobre problemas matemáticos, espaço de perguntas feitas pelos leitores, livros, cartas do leitor, painéis e afins. Estas sessões têm como intuito estabelecer uma conversa com o público, com problemas e/ou soluções propostas por eles, cartas, resenhas de livros, erros encontrados em textos didáticos e muito mais – tudo isso visando o aperfeiçoamento do trabalho do professor em sala de aula.
Na mesa-redonda, estiveram presentes Edmilson Luis Motta, editor-chefe da RPM, Ana Catarina Hellmeister, Pastore de Mello e Maria Elisa E. L. Galvão, membros do conselho editorial da Revista, e Renate Watanabe, membra honorária do conselho.
Segundo Ana Catarina, que foi a editora responsável pela publicação durante quase 20 anos – da edição 30 à 100 – a Revista surgiu num contexto onde os professores precisavam de um veículo de comunicação, uma espécie de rede social onde eles poderiam trazer suas vivências, conhecer outras e ainda tirar suas dúvidas com relação à matemática.
“Nós queríamos que ela fosse um ponto de encontro entre os professores através dos artigos e as sessões, porque naquela época, quando ela foi criada, a gente não tinha internet, sequer tínhamos e-mail. Por isso, os professores precisavam de um veículo de comunicação para ler e contar experiências, resolver problemas e também para ter um espaço onde pudessem perguntar qualquer coisa”, explicou.
Já para o atual editor-chefe, a RPM foi responsável por mostrar para ele que era possível, sendo ou não professor de matemática, trazer colaborações significativas e relevantes ao mundo matemático de uma forma prazerosa. “Na Revista, vimos pessoas que eram engenheiros, economistas, e que, mesmo não sendo matemáticos, conseguiam trazer colaborações relevantes para a Revista, contavam histórias interessantes. Você percebia que aquelas pessoas estudavam matemática por conta própria e tinham ótimas coisas para serem ditas ainda que não fossem necessariamente da área. Isso foi uma inspiração para mim, porque percebi que poderia falar e estudar sobre a matemática como uma forma de lazer e ainda assim colaborar de forma significativa”, destacou.
O dia também foi composto pela terceira parte dos minicursos oferecidos pelo TYAN, ministrados por Mariel Saez (PUC-Chile) e Yoshiharu Kohayakawa (USP). Durante os próximos dias, eles realizarão mais duas sessões de ensino. Além disso, Ederson Moreira (ICMC/USP) e Daniel Pellegrino (UFPB) foram os responsáveis pelas plenárias desta quarta-feira.
Sobre o TYAN
O Workshop está sendo promovido em formato híbrido e é organizado pela SBM em parceria com a Rede de Jovens Afiliados da Academia Mundial de Ciências (TYAN), a Parceira Regional Latino-Americana e Caribenha da Academia Mundial de Ciências (TWAS-LACREP), Academia Jovem da Argentina e Sociedade Mexicana de Matemática, e com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento segue até esta sexta-feira (11).
O objetivo é reunir matemáticos de renome para discutir e promover a matemática de alto nível em diferentes áreas e disciplinas, com diversidade e equilíbrio geográfico. A programação será dividida ao longo dos dias entre manhã, tarde e noite, e contará com plenárias, minicursos, mesas-redondas e painéis de apresentação de pôsteres com trabalhos acadêmicos.