Workshop celebra os 55 anos da SBM e destaca avanços da matemática brasileira

Evento ocorreu entre os dias 2 a 6 de dezembro no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp

O Workshop reuniu participantes brasileiros e estrangeiros | Foto: SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática celebrou seus 55 anos em grande estilo com um Workshop que reuniu matemáticos de diversas partes do Brasil e do exterior. O evento, que ocorreu de 2 a 6 de dezembro no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC – Unicamp), contou com uma programação diversificada, que incluiu temas essenciais como inclusão, gênero e diversidade na matemática, além de apresentações que resgataram a trajetória histórica da SBM, e que contaram com “um trabalho de pesquisa muito cuidadoso e enriquecedor”, segundo destaca o professor Ricardo Miranda Martins, Diretor do IMECC.

Martins disse que o convite para sediar o evento no IMECC trouxe uma oportunidade única para a instituição, que tem um longo relacionamento com a SBM. A parceria, somada à estrutura da instituição e sua localização estratégica foram importantes para que o evento fosse um sucesso.

“Campinas conta com um bom hub logístico, um aeroporto muito acessível tanto para participantes do Brasil quanto do exterior”, destaca. “É um orgulho para nós sediar um evento dessa magnitude e receber esse público especial. Muitos dos participantes se formaram aqui e estão voltando depois de muitos anos, enquanto outros vêm do exterior e, embora conheçam o Instituto academicamente pelos artigos publicados, agora têm a chance de conhecê-lo in loco. Isso é muito gratificante”, acrescenta.

Ricardo é Diretor do Instituto desde 2022 | Foto: SBM

Um dos palestrantes internacionais do evento, José Seade, Presidente da Academia Mexicana de Ciências, elogiou a iniciativa e destacou o aprendizado proporcionado pelo evento.

“Eu já conhecia uma parte dessa história porque minha relação com o Brasil começou em 1972, e desde então tenho acompanhado, com muito orgulho, uma parte desse crescimento. Agora, com este evento, minha compreensão da história da Matemática no Brasil ficou ainda mais completa”, afirmou.

Seade também reforçou a parceria histórica entre SBM e a Academia Mexicana de Ciências: “Temos membros da Academia Mexicana de Ciências que são membros da Sociedade Brasileira de Matemática. É uma relação de amizade e cooperação que dura muitos anos. O trabalho nas áreas de singularidades e sistemas dinâmicos no México contou com um apoio significativo de matemáticos brasileiros”, relatou.

Seade destacou a sua relação com o Brasil | Foto: SBM

O workshop também foi uma oportunidade para destacar o protagonismo do Brasil na matemática latino-americana. Para Ludmil Katzarkov, Diretor Executivo do Instituto de Ciências Matemáticas das Américas, o evento evidenciou o crescimento expressivo da área no país: “A matemática latino-americana claramente tem avançado muito, e o que mais impressiona é o grande número de matemáticos brasileiros. No passado, falava-se apenas em um grande instituto, o IMPA, mas agora várias universidades brasileiras têm programas com um número de participantes tão grande ou até maior que o IMPA oferecia no passado”.

Ludmil também afirmou que a maior parte dos pós-doutorandos do IMSA são da América Latina | Foto: SBM

O Workshop também foi um espaço de conexão entre gerações de matemáticos. Para os estudantes, a presença de pesquisadores renomados serviu como um estímulo adicional à carreira científica. “Estar próximo desses grandes nomes nos mostra que é possível alcançar o nível em que esses renomados pesquisadores estão. Eles nos inspiram ao revelar que, embora a jornada seja desafiadora, o sucesso é alcançável. Estamos trilhando o mesmo caminho que eles já percorreram, e isso nos motiva a seguir em frente”, disse Vitória Aparecida Santos Ferreira, doutoranda no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), graduada e mestre pelo IMECC, e uma das organizadoras do evento.

Jaqueline Mesquita, Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, fez um balanço do evento, ressaltando sua importância. “É muito importante a SBM ter mais contato com a comunidade, mostrando nossas ações, dialogando com a sociedade e também conhecendo tudo que já foi feito no passado. Eu enquanto Presidente fiquei muito feliz de conhecer ainda mais a história da SBM durante essa semana”, finalizou.

As três únicas mulheres a presidirem a SBM: Keti Tenenblat, Jaqueline Mesquita e Suely Druck | Foto: SBM