Brasiliense de 36 anos é apaixonado pela docência em Matemática e nem mesmo a aprovação em concurso da Polícia Militar o tirou de seu destino
Nos últimos 12 anos, o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), já mudou a realidade de mais de 7.000 alunos de norte a sul do país. Estes estudantes se tornaram professores muito mais capacitados para atender escolas, públicas ou privadas, em seus municípios. Realidade do brasiliense Vinicius de Oliveira Rodrigues.
Residente em Águas Claras, Vinicius é casado com a também professora Isabela Gennari, que dá aulas de português. O casal oficializou o relacionamento no fim do ano passado e, agora, aguarda a chegada do primeiro filho, Miguel. O matemático de 36 anos é professor nas três unidades do colégio Leonardo da Vinci, em Taguatinga e nas Asas Sul e Norte, ambas em Brasília.
Paixão pela Matemática
A docência é uma realização profissional que o acompanhava desde a adolescência na cidade natal de Sobradinho, também no Distrito Federal. Vinicius sempre foi um apaixonado pela disciplina, em especial pelos números.
Por isso, no Ensino Médio, garantiu a aprovação em um programa governamental intitulado ‘Projeto’, que o permitiu estudar com mais afinco as Ciências Exatas no contraturno. “Sempre gostei muito de Matemática. A oportunidade de estudar com esses professores no Ensino Fundamental e no Médio foi um fator que me influenciou muito para seguir a docência. Além da minha paixão por Teoria dos Números, tema que seria de minha dissertação no Mestrado”, completa.
Após o Ensino Médio, Vinicius conseguiu passar no vestibular e entrou no curso de Licenciatura em Matemática em 2005 na Universidade de Brasília (UnB), formando-se quatro anos mais tarde. Até hoje, ele é muito grato a todos os professores que o auxiliaram na escolha de sua carreira profissional na Academia.
“Tive excelentes professores que agregam muito a minha visão técnica da Matemática em que passei a ter um olhar ainda mais crítico e rigoroso da parte teórica e estratégias de resolução de exercícios. Pude agregar o conhecimento técnico aperfeiçoado e as metodologias e sugestões de atividades aprendidas com meus professores, o que muito enriqueceu a minha prática docente”, explica.
Hiato para ser também um policial
Após a graduação, Vinicius começou a trabalhar em colégios particulares como docente. A jornada no colégio Leonardo da Vinci se iniciou em 2013. No ano seguinte, todavia, ele seria aprovado em um concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e forçado a dar uma breve pausa nas aulas para a conclusão do curso de formação da corporação.
A aventura de conciliar as carreiras de professor e policial durou até 2019, quando Vinicius, por questões de saúde, decidiu priorizar a docência. E foi neste ínterim que o PROFMAT chegou para impulsionar a sua trajetória profissional. Conheceu o Programa de Mestrado da SBM pelos colegas de profissão e não teve dúvidas em mergulhar nesta nova aventura.
“Estar novamente imerso no ambiente universitário significou uma renovação de ânimos, de perspectiva de horizontes onde recarreguei minhas energias e pude aprender muita coisa boa, que agregou na minha vida como matemático e como professor”, reforça o Coordenador de Matemática no Ensino Médio em seu colégio.
O PROFMAT veio para agregar
A aprovação no PROFMAT fez os planos de Vinicius como professor decolarem e, logo na primeira reunião com seu orientador, seu objetivo era claro. “Eu disse a meu orientador que queria me aperfeiçoar em Matemática. Meu foco no PROFMAT era aprender ao máximo, tanto na perspectiva da educação matemática, quanto pela própria Matemática. Para ser um professor cada vez mais capacitado e oferecer uma aula melhor ao aluno, no conhecimento e na didática”, explana.
Hoje, ele vê sua sala de aula como um ambiente mais acolhedor ao estudante, que recebe todo o suporte e carrega a confiança de Vinicius. Isso sem falar das aulas com um tom mais leve e descontraído, deixando para trás o estilo engessado de outrora. Tudo isso é fruto das experiências no PROFMAT, que pode ser guia para milhares de outros professores Brasil afora.
“Vale a pena cursar o PROFMAT, pois há aulas com um excelente corpo docente que compartilhará uma visão mais rigorosa e crítica da Matemática, técnicas de resolução de exercícios, boas práticas de ensino e metodologias de ensino específicas para professores de Matemática. Tive o prazer de dividir espaço nas aulas com outros professores, com os quais troquei experiências e debati práticas adotadas em sala de aula que foram efetivas e frutíferas”, conclui.
O PROFMAT, é bom reforçar, recebe nota máxima – 5 pontos – de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para programas de Mestrado. A iniciativa conta atualmente com 106 instituições associadas, que organizam as atividades e garantem a abrangência nacional da iniciativa da SBM.