UFGD recebe VII Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste e destaca interdisciplinaridade no ensino

Colóquio de Matemática em Dourados deve receber cerca de 300 participantes até sexta-feira – Foto: Divulgação

Durante toda esta semana, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no estado de Mato Grosso do Sul, recebe o VII Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste. O evento é apoiado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com o objetivo disseminar o ramo das Ciências Exatas nas suas respectivas vertentes: pesquisa, ensino, aplicações e divulgação.

Pela primeira vez, a cidade de Dourados, localizada próxima à fronteira com o Paraguai, recebe um dos eventos mais importantes do calendário nacional na área. O município sul-matogrossense é um centro acadêmico em crescimento, com instituições de ensino de qualidade elevada e uma comunidade de pesquisadores ávidos por compartilhar conhecimento científico.

O Departamento de Matemática da UFGD está à frente da organização do Colóquio, que deve reunir aproximadamente 300 participantes, entre estudantes, professores e pesquisadores de Matemática até sexta-feira (12). Ao longo dos cinco dias de evento, a programação é bastante variada, com trabalhos de ponta das diferentes áreas das Ciências Matemáticas para atender a todos os seus públicos. O Comitê Organizador se preocupou com cada detalhe, incluindo hospedagem para estudantes de fora do estado. 

“Nós pensamos em uma programação diversificada para o evento, abrangendo uma ampla gama de participantes. Além disso, propiciamos aos alunos de fora o alojamento gratuito com café da manhã. Sabemos que essas iniciativas são importantes para atrair os estudantes para os eventos acadêmicos e científicos. Assim, nossa expectativa é receber um bom número de participantes e proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos”, reforça Willian Isao Tokura, Coordenador do Comitê Organizador Local. 

O evento contará com 13 plenárias, duas mesas redondas, quatro minicursos, três oficinas, seis sessões temáticas e apresentações de pôsteres diariamente na UFGD. Os cursos e as palestras terão temas em evidência explorados dentro da matemática moderna, como Inteligência Artificial, Geometria Esférica, Álgebra Não Associativa, Sistemas Dinâmicos, Matemática Aplicada e Computacional, entre outros assuntos. 

Além disso, as oficinas promovidas pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FATEC) da UFGD trazem trabalhos interdisciplinares, muitos deles relacionados a particularidades do dia a dia. Por exemplo, o ensino de matemática no contexto do mundo das apostas on-line, nicho que cresce exponencialmente no ramo de marketing esportivo.

Jaqueline Mesquita, Presidente da SBM, está presente em Dourados para VII Colóquio de Matemática do Centro-Oeste – Foto: Divulgação

A Presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, esteve presente na mesa de abertura do evento e participou de uma mesa redonda de discussão a respeito de representações das ações sócio-políticas da Sociedade. 

Além da UFGD, outras instituições importantes do Centro-Oeste estão representadas no Colóquio, como as Universidades Federais de Mato Grosso do Sul (UFMS), Jataí (UFJ) e de Goiás (UFG), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

A ideia do Colóquio da Região Centro-Oeste se dá com o objetivo de aproximar pesquisadores e acadêmicos de Ciências Matemáticas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, com outras regiões do Brasil em um evento tradicional. 

Para o Professor Leandro Bezerra de Lima, da UFMS, a realização de um evento como o Colóquio no estado é importantíssimo para a divulgação e o fomento da pesquisa local em Matemática. 

“Para MT, MS e a região Centro-Oeste como um todo, o Colóquio tem uma importância gigantesca por vários motivos. Nesses dois estados, até 2009, quando a SBM idealizou os Colóquios, não havia programas de Pós-Graduação em Matemática. Os programas existentes hoje são basicamente o do PROFMAT ou programas de Educação Matemática. Então, os pesquisadores aprovados nas universidades de MT e MS daquela época tinham pouca interação com pesquisadores de centros mais avançados em pesquisa. Por isso, a importância de se ter Colóquios na região Centro-Oeste significa ter a oportunidade de se criar parcerias, tanto de pesquisa quanto de extensão e ensino, que é o tripé que rege os docentes na academia”, avalia o 2⁰ Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)

Willian compartilha da visão e se considera muito orgulhoso de a UFGD, onde se formou, receber um evento de tamanha magnitude na área de Matemática. 

“O Colóquio promove a troca de conhecimentos, fortalece a comunidade acadêmica e científica local e estimula a pesquisa e o desenvolvimento da Matemática na nossa região. Além disso, contribui significativamente para a formação e atualização de profissionais e estudantes da área. O retorno do evento a MS representa uma grande alegria para o Comitê Organizador, e para mim em particular, pois sou ex-aluno da UFGD. Essa colaboração e networking podem até mesmo abrir caminho para a criação de um futuro programa de pós-graduação inédito no estado”, projeta ele, que completou o curso de Licenciatura em Matemática na UFGD em 2013. 

Em 2024, UFGD recebeu Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste pela 1ª vez – Foto: Divulgação

Na programação, há palestrantes de instituições de várias partes do Brasil, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em setembro de 2023, o estado de MS já havia indicado que tem se tornado um dos centros emergentes de Matemática no Brasil. A cidade de Bonito recebeu o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC), evento mais importante anual da SBMAC, e foi bastante elogiada pela estrutura e a qualidade dos trabalhos apresentados ao longo daquela semana. 

Para Leandro, a união com a SBM é positiva em diversos sentidos, principalmente na atuação conjunta para fomentar e disseminar a Matemática nos mais diversos locais do país. 

“Enxergo a parceria entre a SBM e a SBMAC como fundamental, pois se tratam de duas Sociedades pujantes, de engajamento no sentido de propor os seus eventos. O CNMAC que realizamos em Bonito, no ano passado, foi um sucesso de público e na qualidade das apresentações. Agora, estamos recebendo o Colóquio Regional do Centro-Oeste novamente com trabalhos de altíssimo nível. Olhando no cenário nacional, as duas Sociedades têm objetivos e ações em comum. Acho que essa parceria dará muitos frutos em prol do desenvolvimento de parcerias para pesquisas nas diferentes regiões e propiciar avanços da matemática brasileira”, completa.

COLÓQUIOS DE MATEMÁTICA DO CENTRO-OESTE

Em 2024, o Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste completará sua sétima edição e a primeira no interior do estado de Mato Grosso do Sul.

Veja a sede das edições anteriores:

2009 – UFMS, em Campo Grande/MS
2011 – UFMT, em Cuiabá/MT
2013 – UFJ, em Jataí/GO
2015 – UFCAT, em Catalão/GO
2018 – Instituto Federal de Goiás, em Goiânia/GO
2021 – UnB, em Brasília/DF