SBM marca presença no CNMAC 2022
Sociedade foi representada em uma mesa-redonda e um minissimpósio
Na última semana, foi realizado o 41º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC 2022). O evento, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), foi sediado no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e contou com a participação de membros e representantes da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
O CNMAC é um dos maiores eventos da área de Matemática Aplicada e Computacional em toda a América Latina e contou com minicursos, minissimpósios, conferências, sessões técnicas de comunicações orais, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica, além das atividades para o ensino básico e a apresentação de trabalhos.
O Presidente da SBM, Paolo Piccione (IME-USP), foi um dos organizadores do minissimpósio que tratou sobre os diversos tópicos que envolvem a área de dinâmica, controle e estabilidade. Também fizeram parte da organização da atividade Tiago Roux de Oliveira (UFRJ), representante da Sociedade Brasileira de Automática (SBA), e Luís Fernando Costa Alberto (USP), que representou a SBMAC. Os convidados da SBM no missimpósio foram Fágner Araruna (UFPB) e Luz de Teresa (UNAM, México), que participaram remotamente.
Já a diretora da SBM Walcy Santos (UFRJ) foi uma das participantes da mesa-redonda “Avanços Recentes em Dinâmica, Controle e Estabilidade”. Moderada por Geraldo Nunes Silva (UNESP), a atividade promoveu o debate entre diferentes especialistas com o objetivo de posicionar os participantes sobre os avanços recentes da ciência na área de dinâmica e controle e as importantes contribuições de grupos de pesquisa brasileiros nesta temática.
“As três Sociedades contribuem para o crescimento da ciência de uma forma geral. Elas possuem projetos e possibilidades de trabalhar em conjunto, unindo forças para que a produção tenha uma qualidade muito maior. Temos o papel de interligar as pessoas, promover os eventos, e no CNMAC tivemos excelentes ideias de coisas que podemos contribuir dentro da matemática de uma forma ainda mais específica”, avaliou Walcy.
A mesa redonda também contou com a participação de Tiago Pereira da Silva (ICMC/USP), participante convidado da SBM. Estiveram presentes também o presidente da SBMAC, Pablo Martin Rodriguez (UFPE), Luís Fernando Costa Alberto (USP), Coordenador do Comitê de Dinâmica, Controle e suas Aplicações em Ciências e Tecnologias da SBMAC, e o representante da SBA, Amit Bhaya (COPPE/UFRJ).
Amit, inclusive, ressaltou o papel da interdisciplinaridade entre as sociedades. “A interdisciplinaridade é importante porque isso faz com que todas as sociedades possam, simultaneamente, promover um retorno direito para a sociedade como um todo. Talvez, uma única organização não desse conta do recado sozinha, porque não adianta ter um teorema bonito, sem que ele consiga ser colocado na prática. É preciso de uma série de pessoas, que façam parte de diferentes áreas, para que um bom resultado apareça”, disse Bhaya.
Sobre o CNMAC
O CNMAC tem como objetivo congregar docentes, pesquisadores e demais profissionais de universidades, centros de pesquisa e empresas das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional. O evento tem como intuito permitir que estes profissionais possam divulgar e discutir resultados recentes das suas pesquisas e trabalhos em andamento. Desta forma, ele tem se tornado um ponto de encontro para tomar ciência da produção científica sobre a área nas principais instituições nacionais.