SBM e Springer lançam livro sobre Análise Funcional 

Publicada originalmente em português, a obra Introduction to Functional Analysis foi traduzida para o inglês e busca ampliar impacto da produção editorial da matemática brasileira 

Lançamento do livro ocorre inicialmente em versão eletrônica, mas exemplares impressos podem ser encomendados com a editora | Imagem: Reprodução Springer

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) acaba de lançar, em parceria com a editora Springer, a versão em inglês do livro Introduction to Functional Analysis. Escrita pelos professores Geraldo Botelho, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Daniel Pellegrino, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e Eduardo Teixeira, da University of Central Florida (UCF), a obra foi originalmente publicada em português em 2012 pela SBM. Agora traduzida, a edição em inglês integra a coleção University Texts, estando disponível para compra na plataforma SpringerLink. A iniciativa busca ampliar o alcance editorial da matemática brasileira.

“Esse livro nasceu a partir de anotações de aula que fui elaborando ao longo do tempo. A inspiração veio de professores que admirava muito, como Jorge Bugica e Mário Matos, que tinham o hábito de digitar as aulas e organizá-las como capítulos de um livro. Aquilo me marcou, e resolvi seguir o mesmo caminho”, conta o professor Daniel Pellegrino. “Com o tempo, o material foi crescendo e chamei o Geraldo, que é mais experiente e participou da minha banca de doutorado, para colaborar. Depois, pensamos em trazer mais uma perspectiva, e convidamos o Eduardo, que tem um viés de pesquisa mais aplicado. Isso deu ao livro um equilíbrio muito interessante”, completa.

Publicado inicialmente em formato digital, com exemplares impressos disponíveis sob demanda, o livro já é amplamente adotado em programas de pós-graduação em matemática no Brasil. Com a nova edição em inglês, a obra amplia seu alcance.

“A decisão de escrever uma versão expandida em inglês surgiu naturalmente como um meio de ampliar o alcance e o impacto do livro”, explica Eduardo Teixeira. “Além disso, havia uma motivação pessoal: o desejo de utilizá-lo nas disciplinas que leciono nos Estados Unidos, o que só seria possível com uma edição em inglês”, adiciona.

Os autores se disseram lisonjeados com o fato de a obra ter se tornado o primeiro livro da SBM a ser traduzido para o inglês | Imagem: Arquivo Pessoal

Voltado a estudantes de mestrado e doutorado, o livro conta com dez capítulos teóricos, que cobrem tanto fundamentos clássicos quanto tópicos mais avançados, como análise não linear e teoria dos espaços de Banach. Há ainda quatro apêndices que fornecem os pré-requisitos necessários para a compreensão do conteúdo principal. Para o professor Geraldo, um dos principais diferenciais do livro é justamente a profundidade e o cuidado com que os temas são abordados: “Não queríamos apenas compilar notas de aula. Nosso objetivo foi oferecer uma formação mais completa ao aluno, com muitos exercícios, comentários e informações adicionais que, por falta de tempo, muitas vezes não conseguimos trabalhar em sala”.

O processo de elaboração da versão em inglês foi realizado integralmente à distância. “Criamos um grupo de WhatsApp, dividimos tarefas de forma estratégica e tivemos um diálogo contínuo e produtivo sobre todos os aspectos didáticos e científicos do texto”, detalha Eduardo.

A obra oferece uma nova abordagem para diversos resultados clássicos e busca conduzir o leitor até a fronteira da pesquisa na área. “Os capítulos sobre análise não linear e espaços de Banach são especialmente relevantes nesse sentido, pois conectam teoria e prática de forma bastante atual”, destaca Eduardo.

A publicação internacional pela Springer é também um marco simbólico para a SBM. “Essa parceria é o começo de um projeto que esperamos estender a outros livros”, afirma Daniel Pellegrino, que também é Vice-Presidente da SBM. “Dá visibilidade à produção matemática brasileira e reforça o papel da Sociedade como promotora da excelência científica no país”.

Eduardo Teixeira complementa: “A parceria com a SBM agrega legitimidade e valor acadêmico à obra, conectando-a à tradição científica nacional. Ao mesmo tempo, a publicação pela Springer demonstra o potencial da matemática produzida no Brasil de ganhar destaque e influência no cenário internacional”.

O livro Introduction to Functional Analysis está disponível no link. A versão em português pode ser adquirida na Loja da SBM