Reinaldo Resende de Oliveira conquistou a honraria com trabalho sobre Teoria Geométrica de Medida desenvolvido no ICMC; cerimônia de premiação contou com presença da presidente Jaqueline Mesquita
Dono do melhor trabalho de Doutorado em Matemática no Brasil em 2024, Reinaldo Resende de Oliveira recebeu o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2024, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (23) na USP São Carlos e contou com a presença da presidente Jaqueline Mesquita.
Desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, a tese de Reinaldo foi orientada por Stefano Nardulli, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), e coorientado pelo docente Camillo De Lellis, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.
O trabalho é intitulado “Alguns resultados de Regularidade em Teoria Geométrica de Medida”, no qual Reinaldo teve por objetivo provar resultados de regularidade para objetos de médicas teóricas que solucionam problemas variacionais geométricos. O pesquisador recebeu um prêmio de R$ 3.000,00 e a SBM e o ICMC lhe concederam um certificado, assim como para seu orientador e coorientador.
Feliz pela conquista, Reinaldo contou todo o alvoroço vivido ao saber que sua tese foi eleita a melhor do país na área de Ciências Matemáticas.
“Eu estava no escritório na universidade em que trabalho. Foi uma coisa muito louca, porque eu vi o e-mail dez minutos antes de entrar para dar aula. Não estava acreditando. Não tinha caído a ficha, mas tive que sair correndo para dar aula. Segurei um pouco a tensão, deu vontade de chorar. Mas depois que acabou a aula, liguei para minha esposa, para meus pais, liguei para todo mundo e contei a notícia”, contou Reinaldo.
Para o matemático, o principal motivo para ganhar o Prêmio Gutierrez 2024 foi explorar um tema raro na pesquisa científica do Brasil. “A minha área GMT (Teoria Geométrica de Medida) não é muito conhecida no Brasil, não há muitos pesquisadores nessa área. O Stefano e eu conseguimos desenvolver um trabalho com cinco artigos e, basicamente, trabalhamos sozinhos nessa área. No mundo da Ciência, o trabalho colaborativo é muito importante, então acho que isso foi um fator chave”, analisou.
O impacto de sua conquista foi notável no ambiente de trabalho, e Reinaldo destaca que se sente honrado por ver sua pesquisa ganhar visibilidade tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.
“É um prêmio reconhecido no Brasil e o pessoal do exterior também reconhece. A minha universidade divulgou para todo mundo nos Estados Unidos. É um feito importante para a minha carreira. O Brasil é um país super forte na Matemática, há pesquisadores brilhantes, estudantes inteligentíssimos. E você receber um prêmio dentro de um país com tantas pessoas conceituadas é muito gratificante”, encerrou o pesquisador.
Sobre o Prêmio Gutierrez – Organizado pela SBM e pelo ICMC, o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é atribuído anualmente à melhor tese de Doutorado em Matemática defendida em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade. Os trabalhos participantes devem ter sido defendidos no Brasil no ano letivo anterior ao ano da premiação.
O reconhecimento consiste em certificado e prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 para o autor do trabalho premiado, além de certificados para o orientador e o coorientador. A seleção é feita por uma banca de especialistas, indicada pela Comissão Coordenadora do Prêmio, formada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, um orientador do programa e um membro indicado pela SBM.