A Presidente Jaqueline Mesquita firmou convênios de colaboração científica com universidades da capital argentina e Programa de Mestrado da Sociedade se torna referência para iniciativas do país vizinho na capacitação de docentes

De 9 a 11 de abril, a Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Jaqueline Mesquita, esteve em Buenos Aires para uma série de reuniões com representantes da União Matemática da Argentina (UMA) que objetivaram o fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito científico. Além disso, a mandatária aproveitou a ocasião para encaminhar acordos e convênios com universidades e a entidade argentina que visam beneficiar nossos alunos e associados da SBM em um futuro próximo.
Um dos grandes atrativos do encontro da SBM e a UMA foi a divulgação do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), que já atuou na capacitação de mais de 7.800 professores de Matemática no Brasil com apoio da CAPES, representada na visita técnica por Marcos Trajano.
A fama do projeto, que completou 15 anos recentemente, atraiu a atenção da Comissão de Ensino da União Matemática da Argentina, que se mostrou interessada em criar uma iniciativa parecida para evoluir o processo de formação de professores da disciplina.
“Nós discutimos sobre vários assuntos importantes, ideias sobre como poderíamos ter colaborações conjuntas entre as duas comissões, porque na SBM temos uma Comissão de Ensino. Eles ficaram muito interessados no PROFMAT, em ter algum tipo de iniciativa assim na Argentina. Eles consideram que um programa como este ajudaria a melhorar a educação básica em Matemática. Por isso, eles pensam em marcar uma reunião entre a Capes e a Coneau (Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária, similar à Capes) para levar essa ideia adiante”, detalhou Jaqueline sobre o primeiro dia de atividades na Argentina.
Dia 1 da visita técnica
Ainda no último dia 9, a mandatária da SBM compareceu à Universidade de Buenos Aires (UBA), onde ministrou uma palestra sobre sua atual linha de pesquisa: Equações Diferenciais com Retardamento. A exposição foi acompanhada de Ursula Molter, presidente da UMA, e de representantes da União Matemática da América Latina e Caribe (UMALCA), a qual Jaqueline é também a atual Presidente.
Decano da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires (FCEyN), Guillermo Duran recepcionou Jaqueline em um encontro muito produtivo, o qual possibilitou a criação de um convênio entre a SBM, a Capes e a FCEyN. A meta é estimular a cooperação e o intercâmbio de conhecimento entre as nações para que brasileiros e argentinos evoluam na estrutura e na formação básica de profissionais para a rede pública de ensino.

“A reunião foi muito boa, inclusive já estamos lapidando uma primeira versão de um acordo de cooperação entre as partes. A ideia é que comecemos com esse acordo e depois expandirmos especificamente para cada aluno. Esse foi um dos grandes objetivos, de internacionalizar a proposta do PROFMAT, da importância de colaborar, contribuir e ouvir realidades da educação básica em Matemática na Argentina para levarmos ao Brasil no sentido de comparar e entender quais os próximos passos do processo”, contou.
Dia 2 da programação em Buenos Aires
No segundo dia de atividades, a professora da Universidade de Brasília (UnB) se reuniu com membros do Conselho Diretor da UMA para determinar eventos de cooperação a médio e longo prazo. Uma das propostas aprovadas por ambas as Sociedades foi a criação do I Encontro Brasil-Argentina, que deve ser realizado em setembro de 2026 na cidade de Mar del Plata.

A ideia é que o evento ocorra de três em três anos e a segunda edição tem a prioridade de ser em solo brasileiro, em 2029. Além disso, foi firmado mais um acordo de cooperação entre os associados da SBM e da UMA. “Se o sócio da SBM quiser ser associado à UMA, ele ganhará 50% de desconto na taxa. E vice-versa. É uma excelente iniciativa que estimula ainda mais o intercâmbio e fortalece a relação entre Brasil e Argentina”, explica Jaqueline.
Jaqueline também se programou para um encontro com integrantes da Comissão de Divulgação da UMA. O intuito foi debater ideias de cooperação entre os países para aumentar as ações de difusão da disciplina em eventos e, especialmente, em produtos oferecidos por ambas as Sociedades à comunidade em geral.
“Trocamos figurinhas sobre várias possibilidades de cooperação. Pensamos em construir uma revista de divulgação da Matemática, pois hoje o que temos é uma publicação voltada ao professor da educação básica. Ainda não temos uma revista voltada ao público em geral, público mais leigo, de forma a trazer a Matemática mais divertida e linkada com o dia a dia. Então, pensamos que poderia, de repente, ser uma iniciativa entre as duas Sociedades”, projeta a Presidente da SBM.
Dia 3 na Argentina
No último dia de atividades técnicas, Jaqueline fez uma visita à Universidade Nacional de San Martín (UNSAM). Ela se reuniu com a Vice-Reitora Ana María Llois com quem a SBM planeja firmar também um convênio para aumentar o movimento de entrada de alunos brasileiros na instituição em Buenos Aires.
“O objetivo é que os nossos estudantes venham para a Argentina fazer estágios nas escolas, trabalhar com os professores e vice-versa. Estamos esperando a minuta, que deve chegar após a Semana Santa, para discutir os detalhes do convênio. Essa parceria será muito boa, porque vai agregar para ambos os lados”, encerra a matemática.

Todas as atividades da comitiva brasileira em Buenos Aires tiveram por objetivo divulgar ações da SBM e do PROFMAT na formação continuada de professores de Matemática, bem como prospectar possibilidades de cooperação técnica internacional com vistas à melhoria dos indicadores acadêmicos do programa.
O Brasil tem total consciência do seu papel de liderança na produção científica em quantidade e qualidade e busca disseminar o conhecimento da disciplina para além de suas fronteiras, assim como na Argentina.
Desde 2018, o grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU), que reúne os países mais desenvolvidos em pesquisa matemática, tem o Brasil como integrante. A nação é a única representante da América Latina e Caribe.