Camilo Santana é Senador eleito pelo Ceará e ex-Governador do estado.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Paolo Piccione, esteve presente em Brasília no último domingo, 1º de janeiro, para a posse do novo Ministro da Educação, o Senador e ex-Governador do Ceará Camilo Santana. A cerimônia foi realizada após a oficialização de Luiz Inácio Lula da Silva como novo Presidente do Brasil.
“A SBM está sempre ativa em todas as ações ligadas à ciência e educação, sendo portanto de suma importância ter um relacionamento com os representantes das políticas científicas do país para estar propondo ideias e iniciativas para o desenvolvimento da matemática e da ciência no Brasil”, afirmou Paolo.
Santana terá ao seu lado a também ex-Governadora do Ceará Izolda Cela, que assumirá o posto de Secretária-Executiva do MEC, segundo cargo mais importante da pasta. Entre 2015 e 2022, o novo Ministro teve em seus mandatos a educação como um dos principais focos. Foi neste período, por exemplo, que o estado cearense desenvolveu um modelo de alfabetização que melhorou a aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade social.
“A primeira sugestão que foi dada ao Ministro da Educação durante a sua cerimônia de posse foi o reajuste das bolsas de pós-graduação, que não têm sido reajustadas há muitos anos e isso tem causado grande desestímulo para nossos jovens seguirem carreira acadêmica e continuarem no país, acentuando a fuga de cérebros nos últimos anos”, explicou o Presidente da SBM.
Segundo Piccione, o convite foi recebido pela presidência devido à importância das sociedades científicas na definição de políticas educacionais e científicas no país. Além dele, outros representantes de importantes órgãos foram convidados para a cerimônia e marcaram presença. Paolo relatou que diversos reitores e funcionários de cargos importantes em universidades públicas do Brasil compareceram para a posse, momento considerado histórico e de muita importância para o país.
“Esperamos que, como apontado pelo grupo de transição do novo governo, recursos voltados à educação e à ciência passem a ser vistos como investimento, e não gastos, pela nova administração. Também esperamos que os programas voltados à educação básica recebam recursos para suas ações e para a melhoria do ensino”, pontuou.
A Sociedade Brasileira de Matemática reitera seu constante compromisso com a educação de qualidade, tendo como um de seus princípios a estruturação e aprimoramento do ensino básico. A SBM deseja ao novo ministro sorte durante o mandato e reafirma o comprometimento por uma maior valorização e apoio para com a ciência em nosso país.